x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 4

acessos 1.877

Inclusão de CNAE adicional

Tatiana Rocha

Tatiana Rocha

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2013 | 19:56

Boa tarde,
No meu contrato social, o objeto da minha empresa está registrado como "confecções e comércio de roupas". Apesar de ter duas atividades, acredito que por um equivoco do contador, minha empresa foi cadastrada apenas no CNAE de confecção.
Acontece que hoje a maior parte da minha venda é referente a compra e venda de mercadoria pronta e não de produtos fabricados por mim. Sendo assim, creio que preciso incluir uma CNAE adicional (de comércio) para minha empresa. Gostaria de saber se minha análise está correta, se sim, é um processo simples? Tem alguma ideia de valores?
Muito obrigada,

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Quinta-Feira | 21 fevereiro 2013 | 22:07

Boa noite Tatiana,


Se sua empresa esta revendendo artigos do vestuário, a CNAE sera a que consta abaixo:

4781-4/00 COMÉRCIO VAREJISTA DE ARTIGOS DO VESTUÁRIO E ACESSÓRIOS
Lista de Atividades...
Notas Explicativas:
Esta subclasse compreende:
- o comércio varejista de artigos do vestuário novos de qualquer material, tais como: vestidos, blusas, calças, roupas íntimas, uniformes escolares e similares
- o comércio varejista de acessórios e complementos do vestuário de qualquer material - gravatas, cintos, lenços, meias, sombrinha e guarda-chuvas, chapéus, luvas e similares

Esta subclasse não compreende:
- o comércio atacadista de roupas para segurança pessoal (4642-7/02)
- o comércio varejista de roupas e artigos do vestuário usados (4785-7/99)
- o comércio varejista de calçados (4782-2/01)
- o comércio varejista de artigos de viagem: malas, bolsas, valises, etc. (4782-2/02)
- o comércio varejista de perucas (4789-0/99)
- o comércio varejista de artigos esportivos (4763-6/02)

Se a CNAE que consta registrada é somente de "Indústria", devera regularizar a situação, promovendo uma alteração contratual, incluindo esta atividade e leve a mesma a registro na Junta Comercial, Receita Federal, SEFAZ-SP e Prefeitura local.


"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Tatiana Rocha

Tatiana Rocha

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 19:09

Mário, Muito obrigada por sua resposta.
No entanto, ainda estou com um problema.
No meu contrato social constam duas atividades: "confecções e comércio de roupas". E realmente eu exerço estas duas atividades.
No entanto, estou registrada apenas no CNAE de confecção.
Pelo que entendi, o que preciso é incluir uma CNAE de comércio.
Considerando que o contrato social está correto, a única coisa que preciso fazer é incluir uma CNAE de comercio. É isso? Meu entendimento está correto?
Se sim, você saberia dizer como faço a inclusão de uma CNAE?

Obrigada mais uma vez!

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Terça-Feira | 26 fevereiro 2013 | 20:00

Boa tarde Tatiana,


Se no contrato social o objeto social esta de acordo com as atividades exercidas por sua empresa, neste caso, seria somente a inclusão da CNAE de revenda de artigos de vestuário, conforme já citado acima.


Assim sendo, por meio do aplicativo Cadastro Sincronizado, da Receita Federal, deve incluir esta atividade secundária.


No Cadastro Sincronizado, devera utilizar o Evento 244 Alteração de Atividades Econômicas (Principal e Secundárias)


Mais informações:

Cadastro Sincronizado

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.