x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 14

acessos 23.639

Transformação Ltda em Individual

Agildo Junior

Agildo Junior

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 28 fevereiro 2013 | 10:31

Olá a todos!

Estou necessitando dos códigos DBE para os dois processos referentes à transformação de empresa limitada em individual:

Processo DBE 01:
Transformação da empresa, onde já está como unipessoal, sendo transformada em individual, com alteração de nome.

Processo DBE 02:
Inscrição da empresa individual, tendo como base o requerimento de empresário.

Obrigado!

Agildo Junior

Agildo Junior

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 13 março 2013 | 10:33

Respondendo a minha dúvida, de forma a auxiliar futuras transformações:

Transformação de empresa limitada em Individual, quando esta já estiver na forma unipessoal:

Utilizar os seguintes eventos na DBE (cnpj) :

220 - Alteração de nome empresarial,
222 - Enquadramento / reenquadramento / desenquadramento ME/EPP
225 - Alteração da natureza jurídica (p/empresário individual),
247 - Alteração de Capital Social

Em Quadro de sócios e administradores:
Exclusão de todo o quadro social, inclusive o sócio 100%

Dar entrada simultaneamente nos 02 processos na JUCESC, o de transformação e o requerimento de empresário.

Henrique Nascimento

Henrique Nascimento

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 20 maio 2013 | 13:37

Boa tarde! Alguém poderia me fornecer o modelo de transformação de LTDA em Individual? O modelo que está no tópico é para LTDA sem sócios, no meu caso eu necessito de um modelo para LTDA que possuía 02 sócios e com a saída de 01 dos sócios a empresa deseja se transformar em Empresário Individual. Agradeço antecipadamente a que puder me enviar, pois já procurei diversas vezes na internet e não encontro o modelo. Abç

Agildo Junior

Agildo Junior

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 junho 2013 | 08:35

Naldinho, a resposta está no post, mais acima. Vou colar aqui pra vc.

Utilizar os seguintes eventos na DBE (cnpj) :

220 - Alteração de nome empresarial,
222 - Enquadramento / reenquadramento / desenquadramento ME/EPP
225 - Alteração da natureza jurídica (p/empresário individual),
247 - Alteração de Capital Social

Em Quadro de sócios e administradores:
Exclusão de todo o quadro social, inclusive o sócio 100%


JASSON DE SOUSA SANTOS

Jasson de Sousa Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 junho 2013 | 11:12

JAZZ-Y...
Buenas Ticos...
Estou transformando duas empresas

1 de LTDA para ME; (inclusive alteração de atividade e endereço).
no Cadastro Sincronizado DBE, Devo fazer todas as alterações juntas ou por parte? Se partes devo fazer CL com três novos nomes (pesquisa) da empresa? e depois na MA?

2. de ME para EIRELI: (inclusive o empresário individual sai)
devo fazer CL(pesquisa) com os três nomes da empresa?
e na depois na MA, qual o procedimento?

Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 11 anos Sábado | 29 junho 2013 | 11:02

Jasson, eu não sei o que e CL e nem MA.
Mas para se fazer um transformação de LTDA para ME e preciso fazer dois processos. Uma de alteração, que como vc mencionou ira alterar o endereço e atividade e tbm a retirada de um dos socios, pois não se pode alterar nada no ato da transformação, apenas o capital e nome empresarial. So ai vc faz a transformação e juntamente com a busca do nome!

ANGELA Bassetti

Angela Bassetti

Prata DIVISÃO 1, Agente Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 12 julho 2013 | 17:03

Boa tarde, por favor preciso fazer uma alteração de uma sociedade que tem dois sócios. Sairão os dois sócios para a entrada de um terceiro, este terceiro ficará sozinho. Pelo que entendi terei que transformar primeiro em unipessoal! minha duvida é: consigo fazer isso já, ou tenho que dar saída em um sócio, e depois que o terceiro estiver no quadro societário dou saída no outro?
desde ja agradeço a atenção!

Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 11 anos Sexta-Feira | 12 julho 2013 | 17:20

Não!
Vc primeiro tem que fazer a alteração retirando os sócios e caso tenha outra alteração que seja feita logo, pois não e permitido nem um tipo de alteração durante uma transformação, apenas de capital e de nome empresarial! Vale ressaltar tbm que uma sociedade ltda com apenas um sócio tem prazo de 180 dias para admitir outro sócio ou transformar para individual ou eireli. Ah...boa tarde!

JESUS UGUINEI

Jesus Uguinei

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 08:48

Bom dia.

Alguém teria um modelo de Transformação de Sociedade em Empresário, em que a situação é a seguinte: os 02 sócios retiram-se da sociedade e um terceiro entra na sociedade, este por fim irá se transformar no Empresário Individual.

Grato.

EMERSON MONTEIRO

Emerson Monteiro

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 15:52

Agildo Junior, Estou fazendo essa mesma transformação e enviei a DBE e deu os Seguintes erros:

1. Consta no QSA sócio com participação no capital social igual a 100%, o que não permitido para esta natureza jurídica.

2. Natureza jurídica exige a exclusão de todos os integrantes do QSA constantes na base CNPJ.

Como proceder? como faço para excluir os sócios? Fiz algo errado?

Emerson Monteiro
Auxiliar de Contabilidade
Patrimonial Assessoria Contábil

"Até aqui o Senhor nos ajudou".
Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Pablo Ewerton Carvalho dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Analista
há 10 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 17:48

Hemerson,
e o seguinte, se vc estiver fazendo uma transformação de ltda para uma empresa individual vc tem que preparar dois processos!
Primeiro: a exclusão de dos sócios restando apenas um na ltda, com contrato e DBE como manda o figurino. Vale deixar bem claro que no ato da transformação não e possível fazer nem um tipo de alteração, a não ser de capital social e de nome empresarial e claro da natureza jurídica. Então e bom que se fassa logo tudo que tiver nesse primeiro passo.
Segundo e último: depois que o processo de saída dos sócios, ficando a empresa unipessoal agora sim vc irá preparar o processo de transformação da seguinte forma; Preparar o contrato de transformação de ltda em empresário individual e o requerimento de empresário no ato de inscrição e evento transformação. E o dbe com alteração da natureza jurídica, de nome empresarial, se tiver de capital e reequadramento. E não se usa o QSA, pois vc já esta mencionando que sera uma transformação de uma ltda em individual, então não e preciso.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.