x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 8

acessos 916

Abertura de MEI

Maria patricia de araujo

Maria Patricia de Araujo

Iniciante DIVISÃO 3, Vendedor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 7 março 2013 | 18:32

Boa tarde, estou com uma duvida.
Abri uma MEI como me foi orientado pelo sebrae, pois desejo vender produtos de informatica. Ate ai otimo, Abri a MEI sem problemas, ja consegui o CNPJ e ja esta ativo. Porém, e agora? Quais são os passos que preciso tomar para ter nota fiscal por exemplo? Devo ir a algum lugar do governo e providenciar alvara (mesmo tendo o mesmo end comercial e res)? Quais sao os passos que devo executar para começar a comprar estoque e revender mercadorias? A moça do sebrae só me disse q devo procura-los 24h apos a abertura da MEI (no caso seria amanha ou segunda) para uma especie de consultoria q deve ser paga rs. devo abrir conta corrente p empresa?

Nesse momento estou perdida, abri uma empresa e nao sei o q falta para começar a trabalhar?

Agradeço quem possa me ajudar.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 7 março 2013 | 21:39

Maria Patricia de Araujo

Sugiro que procure um contador enquadrado no simples, para lhe dar uma consultoria presencial adequada ou até mesmo voltar ao Sebrae.

Aqui http://www.portaldoempreendedor.gov.br/ você conta com materiais de auxilio e demais informações para o MEI.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Maria patricia de araujo

Maria Patricia de Araujo

Iniciante DIVISÃO 3, Vendedor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 8 março 2013 | 19:28

Sim, andei lendo algumas coisas, sei q preciso ir na secretaria de fazenda conseguir autorização para o talão e alvará de funcionamento.
Queria apenas saber exatamente q documentos preciso ter e levar, apenas para não ser enrolada e entrar no vicio repetitivo de "esta faltando tal documento". Aqui td é mt enrolado, levei quase 2 anos p conseguir autorização p corte de arvores, imagina p isso? rs
Phillipe Gamboa vc sabe me dizer q documentos preciso ter/levar?

Obrigada pela sua resposta, procurarei um contador.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Sábado | 9 março 2013 | 09:00

Maria Patricia de Araujo

Como a parte estadual e municipal é muito variante pelo Brasil na questão de documentos, é interessante que aguarde alguém do RJ lhe responder sobre isto.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Maria patricia de araujo

Maria Patricia de Araujo

Iniciante DIVISÃO 3, Vendedor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 14 maio 2013 | 17:49

Atualizando: Já consegui o alvara de funcionamento e estou finalizando a parte de nota fiscal junto ao AIDF. Porém surgiu uma duvida quanto a parte de documentação junto ao cartório, fui ate eles pois gostaria de registrar a minha empresa e logomarca e fui informada que todo esse processo tem um custo de quase 2 mil reais. O registro da logomarca deve ser feito no INPI e preciso de um advogado para preparar o contrato social da empresa para reconhecimento de firma no cartorio.
Gostaria de saber se fui orientada corretamente? Devo mesmo pagar esse valor absurdo? Tem algum outro metodo p registro da logomarca? Em relaçao ao contrato social? A informação esta correta?

Acho um grande absurdo para uma empresa que ainda nem começou ter que pagar quase 2 mil reais para registro de logomarca e firma.

Ariadner Barreto

Ariadner Barreto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 17:32

A legislação até onde eu sei não veda quem trabalha com carteira assinada de ser MEI. Ele apenas terá que contribuir com o INSS nas duas condições. E recolher a diferença de 15% sobre o salário mínimo na GPS com o código 1910, caso queira que a contribuição de MEI faça parte das médias junto às sua contribuições.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 17:39

Sidnei Shiroma
Boa tarde!

Não poderá optar pela sistemática de recolhimento por valor fixo o MEI:

a) cuja atividade seja tributada pelos Anexos IV ou V da Lei Complementar nº 123 de 2006, salvo autorização relativa a exercício de atividade isolada na forma regulamentada pelo Comitê Gestor;

b) que possua mais de um estabelecimento;

c) que participe de outra empresa como titular, sócio ou administrador; ou

d) que contrate mais de um empregado.

Assim, a pessoa que possui registro com vinculo empregatício não é critério de vedação para registrar-se como MEI.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.