x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 3.043

Anne

Anne

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 11:06

Estou com uma dúvida em relação ao CEI - Cadastro Específico do INSS. Em que circunstâncias a matrícula CEI é obtida? Um protético com apenas um funcionário (contribuinte individual) que possui inscrição no CEI é considerado equiparado à empresa isenta de CNPJ, conforme informado no site da RFB?

Quais são os equiparados à empresa desobrigada de CNPJ? Estou mto confusa em relação ao CEI e aos equiparados... não há esclarecimento na internet (site da receita, dataprev) acerca do tema.

DAIANE DE MELLO COSER

Daiane de Mello Coser

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Contabilidde
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 11:24

A matrícula CEI pelo que eu sei, é obtida sempre a empresa iniciar uma obra predial equiparada a empresa. Para o CEI ser concedido será necessário fazer o cadastro pelo site da RFB e acredito que as vezes poderá ser solicitado documentos para verificação junto a RBF.
Meu conselho seria agendar pelo site da RBF atendimento junto a fiscalização e tira as dúvidas pessoalmente, por telefone e site nunca fica esclarecido tudo. Espero ter ajudado um pouquinho.

CARLOS M N MARQUES

Carlos M N Marques

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 14 março 2013 | 21:01

Anne, infelizmente a resposta da Daiane nao esta exatamente correta.
as pessoas fisicas que prestam serviço, sem ser obras, tambem necessitam do CEI;
nao tem relacao com o CNPJ, e sim um cadastro para recolhimento previdenciario; utilizado para preenchimento da SEFIP/GFIP e comunicação atraves da mesma dos funcionarios.
o detendor da CEI opera como se fosse, e de fato o é, um contribuinte individual, e sobre sua prestacao de serviços que pode ser emitida atraves RPA - recibo de pagamento a autonomo, tambem incide o INSS.
as regras quanto ao imposto de renda deve ser a mesma da tabela progressiva da pessoa fisica.

espero ter ajudado

Marcio
@Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.