x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 6

acessos 592

Claúsula de Responsabilidade

SIRLENE GARCIA

Sirlene Garcia

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 11 anos Domingo | 17 março 2013 | 16:20

Boa tarde!
Se alguém puder me ajudar, estou com dificuldade sobre uma cláusula de responsabilidade e permanência na empresa. Ocorre o seguinte: empresa prestadora de serviços de Fisioterapia, sendo 10 profissionais participantes do Contrato Social que prestam serviços em um hospital, a empresa já teve problemas com sócios que não cumpriram seus deveres adequadamente (faltar no plantão ou chegar fora do horário, entre outros problemas), o sócio administrador quer incluir no contrato uma cláusula específica que trate de tal assunto, como uma punição por exemplo ao sócio que não cumprir corretamente seus deveres.
Conto com ajuda de meus colegas.

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 18 março 2013 | 13:43

1. Neste caso é mais fácil reunir todos os sócios e firmar um Estatuto com as cláusulas de responsabilidade e penalidades.
2. Este Estatuto poderá ser registrado em um Cartório de Registros.
3. A penalidade que mais surte efeito é a diminuição dos valores a serem recebidos face as faltas e a possível saída da sociedade depois de um certo número de faltas.
4. Este Estatuto será um documento hábil para a substituição do sócio inadimplente. Boa sorte.

APARECIDA MOTA
APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 12:35

Você pode pegar um modelo de estatuto básico e fazer as alterações que atendam as necessidades do grupo.
O importante que seja bem específico no que será cobrado, no seu caso, a parte dos sócios, direitos e deveres, deverá ser bem elaborada para posterior tomada de decisões.
Deverá ser bem detalhado com os direitos e deveres de cada sócio. É bom reunir os sócios para a elaboração do mesmo.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.