x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 3.629

Empresa Individual de Contabilidade

CARLOS COBRATERRA

Carlos Cobraterra

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 26 março 2013 | 12:02

Caros colegas,

Estou pretendendo abrir uma empresa individual ou uma EIRELI para prestação de serviços de contabilidade, mais especificamente para a empresa em que trabalho registrado, sendo que neste caso deixaria de ser funcionário registrado, e também para outras empresas do grupo; porém tenho o "temor" do artigo 150 do RIR/99. Vi a explanação do colega Wilson Fortunato sobre a definição de contador como empresário individual nesse tópico e achei bastante encorajadora. Confesso que ainda tenho alguns receios, mas o desejo de atuar no ramo como empresário é mais forte, em face da possibilidade de ser tributado no Simples ou no Lucro Presumido; tabela progressiva, nem em sonho!

Gostaria de saber se já existem colegas atuando como empresário individual no ramo de contabilidade tendo sua tributação na sistemática do Simples ou Lucro Presumido e, em caso positivo, se já houve alguma verificação por parte da RFB constatando, ou não, alguma restrição. Agradeço a atenção de todos.

CARLOS COBRATERRA

Carlos Cobraterra

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 27 março 2013 | 11:18

Para aqueles que também se interessarem pela informação, já encontrei respostas para minha pergunta.
Em pesquisa no site da JUCESP, encontrei diversas empresas individuais de contabilidade (Empresário-ME) optantes pelo SIMPLES, isso já há alguns anos, o que me faz concluir que o assunto é mais comum do que eu pensava.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.