x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 13

acessos 848

Abertura de Empresa

Eliseu C de Oliveira

Eliseu C de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Informática
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 16:29

Abertura de Empresa

[code]
Boa tarde, preciso de uma ajuda sobre abertura de empresa, segundo algumas informações obtidas, dizem que é possivel criar uma empresa com CNPJ podendo ter apenas 1 funcionário registrado e dependento do redimento anual paga-se apenas 6% de impostos, bom não sei em qual tipo de empresa que se enquadra, ou seja, se a empresa deve ser LTDA, ME ou MEI. Bom eu desenvolvi um sistema para computadores nais quais eu alugo ele para empresas e também presto suporte técnico do mesmo para os meus clientes. Conforme andei olhando o manual sobre o tipo de empresa MEI, daria certo para mim, só que ao começar efetuar o cadastro não encontrei o CNAE que se encaixa com o perfil da empresa que é o 6201500-Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda. Alguém sabe me exclarecer o que devo fazer ?

LUCIANO ALVES TOMAS

Luciano Alves Tomas

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 16:35

Boa tarde Eliseu

Qual é a sua dúvida sobre abertura de empresa e que tipo de empresa, comércio ou prestação de serviços.

Atenciosamente
Luciano Alves Tomas

Atenciosamente
Luciano Alves Tomas

Ditado do dito do não dito : " Não requer prática nem habilidade qualquer criança aprende se diverte" mas quem sabe escreve e comenta

contato: vide profile
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 16:36

Eliseu C de Oliveira
Boa tarde!

Seja primeiramente muito bem vindo ao Forum Contábeis.

Por gentileza, seja mais completo e sugestivo na postagem de sua mensagem, pelas palavras até então descritas, fica impossível identificar a que se refere seu questionamento.

Obrigado.

"100% focado onde houver 1% de chance"
LUCIANO ALVES TOMAS

Luciano Alves Tomas

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 17:17

Boa Tarde Eliseu

Bem Vindo ao Fórum, mas, verifiquei nas atividades que pode ser exercidas pelo MEI, e realmente, nem uma se encaixa no teu caso.
Terá que abrir como Empresário Individual.


Obs.: Há técnico em manutenção de micro no MEI, sei que essa profissão além de mexer com hardware, trabalha com software pois eles vendem também programas de computador.


Atenciosamente
Luciano Alves Tomas

Atenciosamente
Luciano Alves Tomas

Ditado do dito do não dito : " Não requer prática nem habilidade qualquer criança aprende se diverte" mas quem sabe escreve e comenta

contato: vide profile
Eliseu C de Oliveira

Eliseu C de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Informática
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 17:56

Luciano Alves Tomas, Obrigado por ter respondido... Mais você acha que eu posso abrir então como MEI, utilizando o CNAE 95.11-8/00 - Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos, que não daria problema, na realidade também sou técnico e faço serviço de tecnico, mais eu iria criar a empresa com o CNAE 6201500 ja que se trata de desenvolvimento...

Eliseu C de Oliveira

Eliseu C de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Informática
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 18:09

Aproveitando a oportunidade se você achar que sim, surgiu uma outra questão, eu gostaria de saber se você sabe me dizer no caso de eu abrir a empresa como MEI, com os dados da minha esposa, este funcionário que o MEI pode ter, poderia ser eu ? ou seja, minha esposa abre a empresa e eu sou o funcionário. Isso é possivel ? Já que se trata de marido e mulher...?

Eliseu C de Oliveira

Eliseu C de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Informática
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 18:53

Juracy Soares, legal, agora o que você acha sobre eu abrir como MEI, usando o CNAE 95.11-8/00 - Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos, na qual vou fazer parte disto mas vou desenvolver software também, poderia dar algum problema ?

Juracy Soares

Juracy Soares

Bronze DIVISÃO 5, Auditor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 18:58

Não vejo problema algum, mas observe bem os CNAES que você vai configurar, pois a criação de softwares tem algumas peculiaridades que em certos casos é permitida e noutros, proibida para Simples.

Juracy Soares
[email protected]
(85) 9602.5424
Eliseu C de Oliveira

Eliseu C de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Informática
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 19:11

Então, rapaiz comecei a preencher o formulario para a formalização MEI no site: www.portaldoempreendedor.gov.br e lá pede o CNAE Principal onde o mais proximo do que eu vou fazer, é o CNAE 95.11-8/00 - Serviços de reparação e manutenção em computadores e periféricos - Técnico de manutenção de computador, não encontrei na lista de seleção que eles fornecem, nenhum outro CNAE, falando sobre Desenvolvimento de software...

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 19:31

Eliseu C de Oliveira

Não vai ter pois ela não pode ser do MEI.

6201-5/00 - Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda

Lista de Atividades do CNAE
Atividade Ambigua - O CNAE 6201-5/00 está incluso no ANEXO VII - § 2º Art. 8º da Resolução CGSN nº 94 de 2011 - Códigos previstos no CNAE que abrangem concomitantemente atividade impeditiva e permitida ao Simples Nacional.

Nota: A ME ou EPP que exerça atividade econômica cujo código da CNAE seja considerado ambíguo poderá efetuar a opção de acordo com o art. 6º, se:
I - exercer tão-somente as atividades permitidas no Simples Nacional, e;
II - prestar a declaração que ateste o disposto no inciso I.
(§ 3º Art 8º da Resolução CGSN 94/2011)

Caso a empresa exerça tão-somente atividades permitidas, poderá segregar a receita pelo Anexo V

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Eliseu C de Oliveira

Eliseu C de Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Analista Informática
há 11 anos Sexta-Feira | 5 abril 2013 | 21:35

Phillipe Gambôa, o que você sugere, qual se enquadraria, MEI pra mim estava pra lá de bom, é mais ou menos isso que eu precisava, a empresa no nome da minha esposa, eu funcionario e o faturamento pelo menos por enquanto não vai passar de R$ 30.000,00 por ano.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.