x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 1.103

E-Comerce - Loja online

Elias da Silva Martins

Elias da Silva Martins

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Compras
há 11 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 15:59

Gostaria de tirar as seguintes dúvidas:

Eu trabalho com venda direta de alguns produtos como Forever, UP! Essência, Amway, etc. Neste tipo de venda, atuo como qualquer representante da Avon e Natura (que são mais conhecidas), como exemplo, ou seja, venda direta ao consumidor, e neste tipo de venda não emitimos nota fiscal para o consumidor, até aqui creio não haver nenhum problema pois todos os milhares de representantes no mundo todo fazem desta forma. Porém a minha dúvida é a seguinte: Eu quero trabalhar com a venda destes mesmos produtos também no comércio eletrônico, quero montar uma webloja para vender estes produtos. Neste caso precisarei abrir uma empresa? Terei que gerar nota fiscal a cada venda? Ou poderei vender no comércio eletrônico da mesma formaque vendo no mercado tradicional (como uma vendedora avon, por exemplo, como citei antes)?

Os problemas são os seguintes: As empresas citadas acima (Forever, UP! Essência, Amway...) não faturam para pessoa jurídica, somente para pessoa física (distribuidores independêntes), então mesmo que eu abrisse uma empresa para atender o comércio eletrônico eu não teria como movimentar estes produtos como pessoa jurídica, somente como pessoa física. Como faço para abrir este e-comerce?

Preciso tirar estas dúvidas.

obrigado!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Domingo | 14 abril 2013 | 15:37

Elias da Silva Martins

Você tem que ver se as empresas ao qual vende como representante liberam um registro para franqueado, se eles recusarem franquias você não poderá ter um cnpj e revende-las pois podem entrar com um processo contra o representante.

Consulte-os primeiro, algumas da citada ai por você eu sei que não pode.

Para se ter um e-commerce deverá ter um CNPJ para emissão de NF's, portanto a venda de fisico e juridico juntas na mesma loja não poderá ser feito.

Quando se diz e-commerce ela tem a mesma legislação de uma empresa com ponto fisico, mesmos direitos e deveres.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Elias da Silva Martins

Elias da Silva Martins

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Compras
há 11 anos Segunda-Feira | 15 abril 2013 | 10:42

Phillipe, primeiramente obrigado por responder meu tópico.

Eu já vi algumas weblojas vendendo os produtos de algumas empresas citadas por mim. Tem sites vendendo os produtos da forever, da Herbalife, Avon, Natura, Jequiti, etc. Se estes sites vendem estes produtos creio não ter problemas, inclusive alguns sites que já entrei em contato fornecem NF.

A dúvida que fica é que no comércio de "porta em porta", nós representantes podemos vender os produtos sem fornecer NF, de pessoa física para pessoa física, porque no comércio eletrônico isto não pode acontecer?

Como a maioria das empresas de MMN não vendem para pessoa jurídica e sim para representantes (pessoas físicas), vamos supor que eu tivesse autorização para vender tais produtos na internet, nao haveria um processo que eu pudesse comprar estes produtos das empresas referidas e depois revendê-los na internet como pessoa jurídica para emitir NF?

Eu quero criar um e-comerce com produtos de marcas diversas, como as citadas acima, quero criar uma webloja bem estruturada, com diversos produtos de empresas de venda direta, não só de MMN mas também as mais conhecidas como a Avon, Natura, Jequiti, entre várias outras, claro que irei começar com um negócio pequeno, mas pretendo fazer o negócio crescer e quem sabe no futuro pegar algumas representações. Penso em cosméticos, produtos naturais e quem sabe futuramente alguns suplementos de marcas conhecidas.

Se você puder me ajudar a criar uma solução para estes problemas, eu ficarei muito grato, pois só preciso de algumas definições para iniciar o processo e criar a webloja, só que quero fazer da forma mais correta possível para não ter problemas futuros. Quanto a contactar as empresas eu faço isto para saber se tenho autorização para comercializar tais produtos na webloja, creio que não terei grandes problemas com isto, pois alguns representantes destas empresas já possuem lojas na internet de alguns produtos das marcas citadas.

Não penso em ficar "rico" como os representantes de MMN propagam por aí, quero apenas uma oportunidade de comercializar os produtos no e-comerce, que é uma coisa que gosto de fazer e quem sabe em grande escala num futuro.

Obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.