x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.128

Prest. de Serv. Contábeis e TI

Gabriela Santos Duarte

Gabriela Santos Duarte

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 23 abril 2013 | 09:29

Bom dia a todos, estou com uma dúvida e acho que vocês poderão me ajudar. Sou formada técnica em contabilidade com CRC ativo, faço faculdade de Ciências Contábeis e de Análise de Sistemas... Presto serviço a um escritório sem registro, o dono do escritório me sugeriu virar PJ, mas estou com dúvida sobre tributação e etc.. Já pesquisei e vi que a área de TI tem Cnae que se enquadra no simples mas contábil não, o que devo fazer????

Já que pretendo virar PJ irei prestar serviços na área contábil e TI (também por que a maioria só contrata na área de TI PJs até para estágio) espero que alguém possa me ajudar.

Desde já obrigada

Att,

Gabriela Santos
Técnica em Contabilidade
PEDRO SIQUEIRA

Pedro Siqueira

Prata DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 23 abril 2013 | 09:35

Bom dia Gabriela,

Os escritórios contábeis são tributados pelo Simples nacional, no anexo III, como diz o Item XIV, do § 5ºB, Art. 18 da Lei Complementar 123/2006 a tributação do serviço de TI não conheço qual irá se enquadrar, e se haverá o recolhimento do INSS sobre o faturamento, mas minha opinião é que você faça o registro usando a atividade na área contábil, que será sua área, colocando como atividades secundárias TI, entre outras.

Abçs

Aberturas, Alterações e Baixas de Empresas.
Consultoria Fiscal e Contábil em geral.
--------------------------------------------------------------
Skype: pedro.siqueira87
E-mail: [email protected]
LUIZ ANTONIO ORIANI JUNIOR

Luiz Antonio Oriani Junior

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 23 abril 2013 | 09:53

Gabriela,

Dependendo do seu faturamento, se for até R$5000,00 p/ mês
você pode optar pelo MEI, que assim você também acaba sendo optante do SIMPLES, e você pode colocar, como explicado pelo colega Pedro, o CNAE principal de serviços contábeis e como secundário serviços de informática, que podem ser como primário 6920-6/01 e secundário 8219-9/99 , espero ter ajudado.

LUIZ ANTONIO ORIANI JUNIOR

Luiz Antonio Oriani Junior

Bronze DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 24 abril 2013 | 13:15

Gabriela, boa tarde

Para EIRELI é preciso de um capital social mínimo é de 100x o salário mínimo ( hoje é de aproximadamente R$ 68.000,00 )
Para MEI o capital social pode ser de R$ 1,00
Os dois tipos são para empresário individual, mas não podem ser juntos.

Sobre o CNAE: 6920-6/01
Classe: 6920-6 ATIVIDADES DE CONTABILIDADE, CONSULTORIA E AUDITORIA CONTÁBIL E TRIBUTÁRIA
Subclasse 6920-6/01 ATIVIDADES DE CONTABILIDADE

Esta subclasse compreende:

- o registro contábil das transações comerciais de empresas e de outras entidades
- a elaboração do balanço anual de empresas
- a preparação de declarações de imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas
- as atividades de assessoria e representação (não-jurídicas) exercidas ante a administração tributária em nome de seus clientes


Esta subclasse não compreende:

- as atividades de tratamento de dados (6311-9/00)
- as atividades de auditoria e consultoria atuarial (6621-5/02)
- as atividades de consultoria e auditoria contábil e tributária (6920-6/02)
- a definição de métodos e procedimentos de contabilidade (7020-4/00)
- as atividades de cobranças e informações cadastrais (8291-1/00)


Realmente não compreende Auditoria.

Att, Luiz

Gabriela Santos Duarte

Gabriela Santos Duarte

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 24 abril 2013 | 16:40

Muito obrigada pelo esclarecimento Luiz Antonio. Pensarei com carinho estou na duvida ainda se virarei PJ estou com receio ainda, mas muito obrigada a todos pelos esclarecimentos.

:)

Att,

Gabriela Santos
Técnica em Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.