x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 11

acessos 4.603

cobrabca honorarios por boletos bancarios

bruna piazza

Bruna Piazza

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 14 maio 2013 | 18:43

ola, gostaria de comecar a fazer a cobranca de honorarios atraves de boletos bancarios, so que nao sei como fazer esta comunicacao aos clientes, tenho medo de resistencia, alguem tem alguma dica de como posso estar fazendo esta comunicacao de mudanca da cobranca.obrigada

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 09:47

Olá Bruna Piazza!

Esta é uma mudança que você precisa estar fazendo em acordo com seus clientes, não há outra forma senão conversar e fazer um acordo com eles.

Tem escritórios que funciona esta forma de cobrança e outros não, mas é uma questão muito particular de cada um.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Tais Carvalho

Tais Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 18:42

Bruna,

Quando aderimos a cobrança através de boleto, enviamos um comunicado por escrito, onde descrevi que a partir de tal(data (1 mês apos enviar o comunicado), passaremos a enviar as cobranças por boleto bancário.
Explicar que te facilita para o cliente, é mais seguro.etc.
Alguns reclamaram mas aceitação foi bem vinda....

Silvio Sousa

Silvio Sousa

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 15 maio 2013 | 18:58

Um dos pontos em questao que pus em meu comunicado, foi a falta de segurança em nossa cidade, ja houve caso de assalto por pessoas que sabem que somos contadores, e vamos buscar o honorario no final ou começo de mes, e ja houve caso de ofice boy escritorio serem assaltados.

Distak Contabilidade Ltda
Silvio Sousa
Cabo Frio e Rio das Ostras -RJ.
Tel:(22)9252-8080 *(22)3721-0359
https://www.distakcontabilidade.com.br
Email: [email protected]
Não existe um caminho para a felicidade, a " felicidade é o caminho".
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 16 maio 2013 | 08:30

Bom dia a todos!

Eu creio que é uma ótima forma de cobrança, o importante é comunicar os clientes, como disse a Tais e o Silvio, dizendo da praticidade e vantagens para ambos.

O que acontece muitas vezes, é que os clientes mais tradicionais talvez possam vir à achar estranho e que possa ser uma desconfiança do escritório, mas aí entra o bom senso e uma boa conversa para explicar os motivos e a praticidade desta forma de cobrança.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 21 maio 2013 | 08:45

Aqui houve pouca resistência, inclusive alguns ainda pagam pelo método normal.

O restante foi de boa, mais deve ser comunicado a mudança bem antes para evitar aborrecimentos por parte do cliente em ser pego de surpresa.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 18:02

Há ainda um outro ponto a ser analisado, talvez os colegas acima não imaginaram e não se atentaram, isso já aconteceu comigo e foi bem chato, criou uma situação muito constrangedora, um de meus melhores clientes, esqueceu de pagar o boleto e eu não me atentei para o caso, aí o banco enviou ao cartório de protesto. Deve haver uma administração rigorosa, pra não chegar a esse ponto de um título ser protestado, pois o dissabor será grande.

Skype termy.ferreira
Silvio Sousa

Silvio Sousa

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 18:17

Para evitar o acontecido, que o amigo Termy Ferreira comentou acima, eu prefiro o Boleto sem registro, pois não é passível de protesto. A aceitação desse tipo de boleto é bem melhor do que o Boleto com registro, pois vários clientes ficam com um pé atras. Agora falando a verdade, é muito chato termos que ir cobrar o cliente, principalmente aqueles que falam: volto depois, volta amanha, semana que vem, o fulano não esta é só com ele, i rapaz acacei de ir ao banco.... e as vezes temos que voltar duas ou três vezes.

Distak Contabilidade Ltda
Silvio Sousa
Cabo Frio e Rio das Ostras -RJ.
Tel:(22)9252-8080 *(22)3721-0359
https://www.distakcontabilidade.com.br
Email: [email protected]
Não existe um caminho para a felicidade, a " felicidade é o caminho".
marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 11 anos Quinta-Feira | 23 maio 2013 | 18:37

Bruna Piazza
Quando implantamos cobrança via boleto bancário, adotamos todos procedimentos de comunicação aos clientes. o ponto chave foi contratar uma pessoa para cuidar exclusivamente destas questões.

Adriano

Adriano

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 15:35

Cobrar é muito chato, pode ser até constrangedor, acho o boleto uma ótima solução, para meus próximos clientes eu vou fazer um carnê com os boletos, os antigos vou deixar como esta.

Mas respondendo sua pergunta Bruna, mostre primeiro que eles serão os maiores beneficiados com isso, pois se eles verem apenas o lado negativo (tudo tem um lado positivo e outro negativo), vão acabar desistindo.

ANDRE CASTRO

Andre Castro

Bronze DIVISÃO 3, Gerente Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 24 maio 2013 | 15:52

Fiz cartas de comunicação aos clientes e minha cobrança é sem registro para não ter problemas de cartório e protesto, quando é um cliente novo coloco em outro banco onde a cobrança é registrada ai se não efetuar o pagamento em dia vai a cartório.
O bom é fazeres tambem um controle de todos os teus titulos em uma planilha no microé o que faço tambem.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.