x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 4

acessos 1.123

Como eu começo minha carreira?

GUSTAVO MARCHETTI BATIZOCO

Gustavo Marchetti Batizoco

Bronze DIVISÃO 2, Gerente
há 11 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 12:27

Boa tarde! Preciso da ajuda de profissionais experientes.
É o seguinte: Eu estou prestes a alcançar o meu diploma de Bacharel em Ciências Contábeis e já passei no Exame de Suficiência. Eu trabalho como financeiro da empresa do meu Pai (M.E) e comecei a faculdade com o intuito de fazer eu mesmo a contabilidade desta empresa e continuar sendo o financeiro. A contabilidade que temos hoje cumpre efeitos fiscais, trabalhistas e societários de forma bem arcaica e eu gostaria muito de mudar esta realidade quebrando alguns paradigmas de nossa administração. Gostaria de saber por onde devo começar.
Devo abrir empresa, ser autônomo ou funcionário da empresa que estou? Onde eu consigo respostas gratuitas para todas as dúvidas houverem no decorrer da execução do trabalho? Eu devo pagar uma consultoria para aprender a fazer o trabalho? Aguardo a opinião de vocês. Um abraço

EVANDRO CARLOS ALERICO

Evandro Carlos Alerico

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 13:45

boa tarde,
Bom no CRC SP, existe uma manual de obrigações e bom dar uma lida nele,
Com sabemos nossa atividade existe varias modificações e preciso ter um bom conhecimento no pratico para cuidar de uma contabilidade de uma empresa. Concelho a você a ter uma parceria com alguém com experiencias para ir te passando as informações e pegando a contabilidade da sua empresa para gerir aos poucos. e ter adquirido um sistema contábil para realizar as obrigações e lançamentos.

"Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo." Warren Edward Buffett
João Paulo Delesposte

João Paulo Delesposte

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 13:54

Gustavo, empresas igual a do seu pai ME, são muito simples de contabilizar, mais sem experiencia prática, isso se torna impossivel.
Primeiramente, voce deve obter um programa para que consiga fazer livro caixa (mesmo nao sendo obrigatorio para ME, mais se chegar um fiscal, ele vai cobrar), folha de pagamento, DAS, GFIP.
Deve-se conhecer muito das leis, em principal a Lei 123, CLT.
Deve-se saber lançar notas, calcular diferencial de aliquota, emitir notas, dentre muitas outras coias.

@contabilidadeecontat
Luis Antonio Oliveira Batista

Luis Antonio Oliveira Batista

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 14:02

Gustavo, aconselho você a buscar um consultor para implantar a contabilidade na empresa.

Os trabalhos são muitos, e você sozinho e sem experiência, não conseguirá trabalhar bem.

Esse consultor, após a implantação, ensinaria a você todos os processos inerentes à área contábil. E após isso, quando você sentir segurança de "tocar" a contabilidade da empresa, você assumiria o posto.

Se você quer trabalhar com seu pai na administração da empresa, você poderia ser funcionário mesmo. Não vejo necessidade de você abrir uma empresa para prestar serviço para a empresa do seu pai.

Luis Batista
Consultor, Contador, Auditor
Criador dos sites:
https://www.empregocontabilidade.com
https://www.comocontabilizar.com.br


GUSTAVO MARCHETTI BATIZOCO

Gustavo Marchetti Batizoco

Bronze DIVISÃO 2, Gerente
há 11 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 17:26

A seriedade com que colocaram suas respostas me levam a crer que eu terei bastante trabalho para ser contador de verdade... rsrsr. Vou providenciar meu registro e procurar por uma consultoria, software, e me informar mais com relação a legislação vigente, bem como, este manual indicado pelo Evandro. Afinal de contas, como a realidade da maioria das empresas pequenas é complicada, para mim não seria diferente. Muito obrigado a todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.