x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 6

acessos 1.187

Abertura de escritorio

Leandro da Silva Maciel

Leandro da Silva Maciel

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Quarta-Feira | 4 setembro 2013 | 14:17

Estou no meu ultimo ano de faculdade de contabilidade e tenho vontade de abrir meu próprio escritório contábil, nunca trabalhei na área e queria saber se a bagagem adquirida na faculdade já é o suficiente para eu poder abrir um escritório? ou tem algum curso especifico para escritório contábil? ou qual área da contabilidade ter mais foco neste momento?

Crislaine Marassi Costa

Crislaine Marassi Costa

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 4 setembro 2013 | 15:48

Boa tarde, Leandro da Silva Maciel!

Sinceramente falando... Eu estou no ultimo semestre do curso e também não havia trabalhado com contabilidade antes, te digo que só o conhecimento da faculdade é muito falho para um escritório contábil, e lhe digo por uma simples razão:
- Continuo a aprender a cada dia com a vivência profissional!
Na faculdade nunca me ensinaram a conciliar contas, por exemplo e entre outros. Não estou querendo te desanimar, mas tome cuidado!
Creio que tudo que almejamos é possível desde de que tenhamos foco, força e fé!
Procure se focar nas principais legislações federais, estaduais e municipais pertinentes a nossa área. Outro ponto interessante são as NBC - Normas Brasileira de Contabilidade..
Entendi que a nossa área de atuação é muito ampla e requer além profundo conhecimento, constante atualização...
Hoje você já cuida de algumas empresas, pelo seu próprio trabalho procure avaliar seu nível de conhecimento levando em conta as dificuldades que você encontra no dia a dia. Assim você chegará a conclusão mais acertada pois ninguém melhor que você para saber das suas competências e dificuldades!

Boa Sorte!!!

" Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"
(Dave Weinbaum)
Leandro da Silva Maciel

Leandro da Silva Maciel

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 10:18

Bom Dia, Crislaine Marassi Costa.
Realmente vc falou uma palavra que é verdade a faculdade é muito "falho" e deixa lacunas em alguns aspectos, to muito agradecido pelas dicas.
Obrigado pela força.

Glerisson Gomes

Glerisson Gomes

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 10:27

Bom dia gente, não sei se falho seria o termo mais adequado. O que acontece é que durante a vida acadêmica aprendemos apenas a teoria e não há, pelo menos em algumas das instituições, cadeiras que estimulem os alunos a aliarem esta à pratica exigida pelo mercado. Portanto, muitas coisas vc só aprenderá mesmo depois que estiver inserido no mercado. Este fórum mesmo é uma excelente fonte de consulta.

Abraços!

Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA.
Uesley Silva

Uesley Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Tributário
há 11 anos Sexta-Feira | 6 setembro 2013 | 23:24

Prezado Leonardo,

Sou formado há 2 anos e quando estava no ultimo ano do curso tinha esse mesmo objetivo, porém o que aprendemos na faculdade é muito pouco e acabei deixando esse projeto para um momento futuro, lembro ainda que nossa área é muito desvalorizada pelas empresas, te aconselho a passar por algum escritório de contabilidade para pegar a rotina e ver se é isso mesmo que você quer.

Boa sorte...

Leandro da Silva Maciel

Leandro da Silva Maciel

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 11 anos Sábado | 7 setembro 2013 | 22:05

Então Uesley, era isso que eu queria, trabalhar num escritório para poder vivenciar o dia dia e adquirir experiencia e um pouco de aprendizado, porque tambem acho complicado abrir um escritorio sem experiencia nenhuma....

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.