x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 5

acessos 7.114

Escritorio de Contabilidade Rural

Nádia M. B. Bertoldi

Nádia M. B. Bertoldi

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2014 | 16:09

Boa Tarde amigos, tenho muito interesse em abrir um escritório na área rural, devido morar em uma área baseada na agricultura e pecuária.
Tenho pouco experiência na área, eu já li alguns livros e sei que a contabilidade rural não é só fazer o caixa rural para devido IR..Gostaria que vocês me ajudassem neste assunto, vocês conhecem algum livro que possa me ajudar?? o que mais se faz em um escritório de contabilidade que trabalha somente com área rural???
Obrigada desde já!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2014 | 10:28

Olha tenha em mente que este tipo de escritório só é viável em meio ano. Pois geralmente se trabalha em safra e entre-safra (onde não rende dinheiro). Se for focar nisto é bom ser interno e não ter um ponto externo.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 16 janeiro 2014 | 21:05

Um caso é ter um escritório que prestará serviços terceirizados para tais empresas que atuam na área rural o outro caso é ser funcionária.

O ponto fundamental é entender que muitas dessas empresas trabalham com 2 periodos distintos no ano a safra e entre-safra, numa a movimentação é normal, no outro o dinheiro não entra.

Só ficar atenta quando for fazer o contrato de prestação de serviços para que não cesse os seus honorários quando eles estiverem fora do periodo de safra (onde ocorre o desligamento da mão-de-obra).

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Domingo | 19 janeiro 2014 | 18:10

Nádia M. B. Bertoldi,
boa tarde.

A sua idéia de abrir um escritório para prestação de serviços somente para produtores rurais é altamente recomendável, principalmente se na sua região os serviços oferecidos a este segmento é escasso.

Não sei a realidade da sua região, mas aquí na minha região existem muitos pivôs centrais, onde ao contrário do que afirma o Philippe, há várias safras no ano por conta disso, ou seja, os contratos de prestação de serviços são celebrados com a cobrança de honorários mensais.

Os escritórios além da escrituração dessas pessoas físicas, também prestam outros serviços para maior comodidade dos clientes, onde muitos desses alugam salas na cidade, deixando uma secretária à disposição da contabilidade, já que muitos produtores rurais já estão se organizando em forma de empresa.

Penso que fica em torno de 30 a 40% o dispêndio dos serviços prestados aos produtores rurais pessoas físicas em relação às pessoas jurídicas.

Vá em frente com seu projeto antes que outro profissional da sua cidade tenha a mesma idéia e caso tenha o profissionalismo que o labor exige, colherá com certeza, excelentes frutos.

Boa sorte!!!

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.