x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 11

acessos 4.652

Escritório iniciante

Roberto Carlos

Roberto Carlos

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 22 janeiro 2014 | 13:02

Olá Pessoal!

Me formei recente e acabei de obter os registros necessários no CRC (particular e escritório).

Como a maioria dos recém formados, tenho toda a teoria quente mas, nenhuma prática nas rotinas de um escritório contábil.

Aqui na cidade onde resido tenho muito conhecimento em negócios empresariais e tenho uma fila de clientes (umas quinze empresas EPP) aguardando apenas que eu diga-os "venham que o escritório está aberto".

Preciso de ajuda para entender a rotina do escritório, por exemplo:

Quais são as informações que terei de gerar e as guias que terei de pagar mensalmente destes clientes (todos são empresas do ramo metal mecânico, empresas pequenas com média de 10 funcionários)?

Como se administra corretamente a contabilidade de um cliente para que a empresa dele seja sempre cumpridora de todas as exigências e tenha sempre que necessário as negativas em dia?

Se puderem me ajudem, preciso muito!

Antecipadamente, obrigado a todos!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 22 janeiro 2014 | 15:44

Amigo para se montar um escritório você no mínimo teria que ter trabalhado 5 anos em rotina diária em algum outro lugar (escritório contábil), somente a faculdade infelizmente não fornece uma base para montar um escritório próprio.

Você terá de ter conhecimentos especificos e avançados ou montar uma equipe que possua pelo menos 1 que domine em cada setor:
Contábil, fiscal, folha, legalização empresarial, tributação.

-----


Quais são as informações que terei de gerar e as guias que terei de pagar mensalmente destes clientes (todos são empresas do ramo metal mecânico, empresas pequenas com média de 10 funcionários)?

- Se forem do simples recolherão a guia do DAS, FGTS etc. Se forem do presumido recolherão PIS, COFINS, CSLL, IRPJ, ISS, FGTS, INSS, PATRONAL etc... .

Como se administra corretamente a contabilidade de um cliente para que a empresa dele seja sempre cumpridora de todas as exigências e tenha sempre que necessário as negativas em dia?

- Você vai ter que apurar impostos federais, estaduais e municipais, escriturar livros fiscais, fazer a folha mensal e transmitir as declarações acessórias de cada esfera (federal, municipal, estadual, previdenciária) de acordo com o regime tributário - simples, presumido ou real. Ao final de cada exercício deverá fechar o balanço da empresa.

Isto é só um básico. Claro que tem muitos contratempos que ocorrem dia a dia.

---

Seria interessante que você encontrasse algum contador experiente em sua cidade para formar uma sociedade, ai vocês poderiam dividir o conhecimento e trabalhar atuando nos setores que são melhores.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Guiherme Tofoli

Guiherme Tofoli

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 22 janeiro 2014 | 16:41

Um bom conselho, monte uma parceria no inicio com outro escritório, uma pessoa de sua confiança, para vc conhecer melhor a rotina, pois um bom atendimento não apenas nas apurações de impostos, folha de pgto e contabilização, e sim todo um suporte para seu cliente, pois todos os problemas de seus clientes vão acabar em suas mãos.

“O QUE MAIS ME IMPRESSIONA NOS FRACOS, É QUE ELES PRECISAM HUMILHAR OS OUTROS PARA SE SENTIREM FORTES.” - (Gandhi)
Roberto Carlos

Roberto Carlos

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 24 janeiro 2014 | 17:22

Encerrando meu questionamento inicial neste tópico, deliberei e firmei parceria com um escritório contábil aqui da cidade, inclusive de um professor muito querido que tive durante o estudo das ciências contábeis, e terei todo o suporte enquanto julgar necessário e a remuneração ficou justa, cabe no orçamento do escritório.

Obrigado pelas repostas, me fizeram caminhar para um norte!

NETO

Neto

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 12:49

Bom dia,

Aproveitando o tópico do colega Roberto Carlos, estamos no mesmo barco , a nossa diferença é que possuo um pouco de experiência, trabalho há 6 anos num pequeno escritório na minha cidade ate hoje foi meu primeiro emprego que tive, porem não possuo nenhum cliente em vista. Economizei um capital e agora pretendo abrir um escritório numa cidade próximo e não possuo nenhum conhecido nessa cidade. Fazendo um levamento de custo, o capital que economizei dará para pagar minhas contas por 6 meses, mas ao falar com meu patrão ele me deu a opção de trabalhar dois dias na semana para ele, ou seja irei ficar na cidade do meu escritório apenas 3 dias e o restante irei retornar a minha "cidade natal", dessa forma conseguiria me manter por uns 18 meses e a terceira opção que pensei é fazer um pequeno empréstimo e daria para me manter 01 ano na cidade do meu escritório, passando toda a semana.
Essas hipóteses é prevendo o pior.
Não sei como são nos outros escritórios, mas no qual eu trabalho pelo fato de ser pequenos e o dono já ter "certa idade" não há divulgação nenhuma, e ao ano temos uma media de 02 empresas novas.
Creio que abrir um escritório numa cidade num local bem localizado mesmo que não conheça ninguém conseguirei captar clientes e prestando um serviço honesto e correto conseguirei dar continuidade.
Desculpe-me pelo texto, porem minha duvida é, vocês que possuem mais experiência, a final tenho apenas 23 anos, é mais ou menos isso que ocorre na realidade, ou melhor não me arriscar tanto assim, pois em media com mercado da minha cidade eu ganho razoavelmente bem?

Atenciosamente.

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 3 fevereiro 2014 | 12:59

Oi Neto.
Eu sou a primeira a dizer que "vá em frente"!!!
Comecei meu escritório. Abri as portas e esperei os clientes. Só tinha 21 anos na época.
Fiquei sem clientes uns 6 meses, literalmente esperando...
Você pode aproveitar a época e fazer impostos de renda, faça propaganda, já que na cidade os seus colegas não o fazem...

Vá em frente e boa sorte colega. Depois me avisa... rs

tenho skyp luciana dias barros

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
JOSE INACIO DE FRANÇA

Jose Inacio de França

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 4 fevereiro 2014 | 19:57

Roberto, boa noite
Se atente para as responsabilidades do nossa profissão, ter clientes para entrar é fácil, difícil é mantê-los sem ônus. Cuidado inclusive nos que estão querendo ficar com você sem experiência, procure saber porque estão querendo mudar, cuidado para não virar bode expiatório. Boa sorte.

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 5 fevereiro 2014 | 10:26

Jose Inacio de França

O que falou é verdade, tem cliente que ficam deixando vários honorários em aberto e ficam pulando de contador em contador a cada seis meses.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Roberto Carlos

Roberto Carlos

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 5 fevereiro 2014 | 12:25

José Inácio, boa tarde!

Muito oportuna a sua observação, agradeço!

Apenas para registrar, estes clientes que me solicitam para atendê-los como contabilista na verdade já são meus clientes enquanto escritório de advocacia e de alguma maneira já os conheço a certo tempo.

Outro ponto importante levantado por você, e foi a minha preocupação inicial quando pedi uma luz neste fórum, foi justamente saber as rotinas para manter meus clientes sem ônus, com negativas disponíveis sempre em todos os âmbitos.

Quanto a "virar bode expiatório", sabemos que a responsabilidade passa a existir a partir do contrato e não por antecipação, neste caso, problemas anteriores a contratação, em tese, não são de minha responsabilidade profissional, mas entendo o seu alerta.

Para melhor atender meus "velhos" clientes na "nova" atividade firmei parceria com um escritório contábil muito respeitado e competente, preocupado sempre em manter os clientes muito bem assessorados.

José, mais uma vez lhe agradeço por levantar estas questões muito relevantes e cabíveis, obrigado, é de grande valia seu alerta!

Abraço!

Felipe Lorente

Felipe Lorente

Iniciante DIVISÃO 4, Autônomo(a)
há 9 anos Terça-Feira | 9 setembro 2014 | 11:43

Olá , Sou técnico de contabilidade formado em 2003 e pretendo abrir um escritório, como um segundo emprego, pois sou servidor público federal. Sei que não vai ser fácil, estou procurando cursos de atualização perante o CRC RJ, buscando bastante informação em fóruns, livros e até pensando fazer um MBA em Gestão Tributária, possuo graduação em ciências ambientais. A ideia surgiu da necessidade de administrar uma empresa a qual sou sócio, apesar de ser técnico em contabilidade habilitado pelo CRC, ainda pago contador pra cumprir as obrigações perante os órgãos fiscais. Alguém tem alguma dica para iniciantes, onde posso buscar uma melhor capacitação, quais são os softwares indicados??? Ou será impossível começar sem experiência? Já possuo três clientes na porta do meu futuro escritório. Agradeço a colaboração de todos!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.