x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 9

acessos 2.452

IRPF 2014 - Desabafo, Duvidas e Esclarecimentos

Bruno Zucatelli - Grupo MM2B

Bruno Zucatelli - Grupo Mm2b

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 11 fevereiro 2014 | 19:32

Boa Noite a Todos,

Estamos entrando na melhor época para os escritórios de contabilidade e os contadores autônomos.

O IRPF é nosso tão sonhado 13º salario, que vem um pouco atrasado.

Mas gostaria aqui, fazer um desabafo, pois ao redor da minha residencia, avistei um comercio de papelaria, com a seguinte placa na frente.

Imposto renda valor R$ 30,00.

Isso é um absurdo, não sei se são colegas, ou pessoas de outras áreas, mas espero que as pessoas que forem fazer o IR, com essas pessoas, tenham consciência, não de quem os mesmos estão deixando suas declarações, pois com certeza, essas pessoas não saberão realmente analisar um ir com a devida atenção necessária, pois hoje, não mais só preencher formulário, existe toda uma analise em cada declaração.

O IRPF 2014, estará vindo com algumas novidades a partir desse ano, a principal dela, é o próprio contribuinte fazendo sua

declaração através do seu E-CPF.

vamos aqui debater e achar soluções para todos os nossos clientes.






Ana Zilia

Ana Zilia

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 11 fevereiro 2014 | 21:22

Bruno,
verdade! eu não abaixo meu preço, se o cliente reclama e diz que alguém faz mais barato, fazer o que, depois cai na malha irá reclamar!

"Um ponto de vista é a vista de um ponto"
Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 11:57

Prezados

Apenas três perguntas

1 - Ao Sr. Bruno: Você verificou se este preço era pra declaração normal ou para isentos?

2 - Se realmente a pessoa irá cair na malha, não ganharíamos do mesmo jeito com as retificações, havendo espaço para todos no mercado?

3 - Não seria mais viável cobrar uma 13ª parcela dos clientes PJ do que contar com este "13º salario"?

Ao contrário do que diz o Sr. Bruno, cuja opinião e desabafo eu respeito, penso que devemos parar de nos esconder feito cachorrinhos na estabilidade da lei que nos torna necessários e "conquistar" a sociedade por nossa competência, pois se fizermos assim, a valorização será apenas um fruto de nosso trabalho.

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 12:07

Bom dia Bruno.

É um assunto muito pertinente para um debate.
Vale salientar que alguns colegas profissionais (que conheço, pois é da cidade onde tenho o escritório), além de cobrar o décimo, também cobra a declaração. Diga-se de passagem que cada declaração é R$ 724,00 (um salário mínimo) , tem gente que paga? Claro que sim!!!

Acho que devemos valorizar o nosso trabalho. Claro que acho um absurdo um valor tão alto, principalmente para uma pessoa que já é seu cliente...

Mas não me admiro nem tão pouco fico preocupada com a concorrência de pessoas que as vezes não sabem o que é a DIRPF. Pois quando dá problemas na declaração recorrem mesmo a nós. rs

Boa sorte a todos nessa jornada de impostos.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Bruno Zucatelli - Grupo MM2B

Bruno Zucatelli - Grupo Mm2b

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 13:39

Ola caro Colega Rodrigo Mariano Melero,

Responde suas perguntas, declarações isentas, foi extinta desde 2009, temos duas formas de declarações, desconto simplificado e deduções legais.

Sim, a pessoa caindo na malha fina, teremos que retificar, mas na sua opinião, a pessoa vai querer pagar o valor de R$ 724,00, como nossa colega informou que é cobrado no escritório onde ela trabalha? pois a diferença a ser paga é muito grande.

Sim, a 13º mensalidade, é cobrada dos clientes, mas concorda que temos custos elevados, com os pagamentos de salários, bonificações de fim de ano e outros custos.

Também concordo que seremos reconhecidos pelo trabalho desenvolvido, mas acho R$ 30,00, o custo para fazer uma declaração um absurdo.

Mas vivemos numa sociedade, onde todos temos direitos a de expressar.

Allan Diego Silvano Leite

Allan Diego Silvano Leite

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 14:00

Acho que existem casos e casos, cobrar R$ 30,00 além de ser duvidosa a qualidade do serviço, também mostra que a pessoa não sabe mensurar o custo do seu trabalho, fora o risco que corre de ser responsabilizado por erros, devido ao grande poderio da RF em descubrar erros. Cobrar um salário mínimo (a não ser que o cliente tenha uma declaração complexa), também não ajuda em nada a nossa profissão, particularmente cobro um valor mínimo para a declaração simplificada, e caso o cliente não aceite, indico outros colegas da região que talvez aceitem fazer o serviço por menos. Essa época verdade é hora de tirar um extra (um 14º no meu caso), porém é uma época de desgaste físico e mental, pois não raramente tenho que fazer horas extras para dar conta da demanda gerada.
Boa sorte a todos e que tenhamos umas férias em maio (Até porqe Junho é época de novas declarações rsrsrs) !

"Valor é o que é preciso para levantar e falar, mas também o que é necessário para sentar e escutar." (Winston Churchill)
Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 12 fevereiro 2014 | 14:40

Oi Bruno.

Acho que você não chegou a ler direito o que eu postei.
Eu não cobro um salário pela declaração de imposto de renda, nem tão pouco os meus funcionários cobram este valor (acho abusivo).
Eu disse que conheço colegas que cobram aqui na minha cidade.

At.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
Ricardo Rodrigues da Silva

Ricardo Rodrigues da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 19 fevereiro 2014 | 11:38

Olá Bruno.

Esses valores muito pequenos muitas vezes são cobrados por pessoas que não são profissionais de contabilidade, pois qualquer um pode preencher uma Declaração de Imposto de Renda.

A grande questão é que muitos assumem o risco, de fazer com quem apenas sabe preencher formulário. Pois quando caem na malha fina, tem que se virarem sozinhos e os fiscais da Receita não levam em conta o fato de alguém ser leigo.

Nós temos que nos valorizar e até esclarecer as pessoas quanto aos riscos de uma Declaração mal feita. Já vários me procuraram para retificar Declarações mal feitas que cairam na malha.

Abrs

Ricardo

Raynner Christhyan Chaim

Raynner Christhyan Chaim

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 fevereiro 2014 | 12:21

Olha, comecei a perceber que muitos desta pessoas que cobram estes valores baixo, nem sempre sabe fazer uma declaração correta, eles simplesmente preenchem a declaração, mas, nós contadores nos esforçamos para está sempre atualizado, cobramos um preço que é justo e somos deixados de "lado" nesta hora, pois os cliente querem o menor preço e não qualidade e garantia do serviço prestado, ai quando caem ma malha fina vem nos procurar, e a partir dai começa a nos valorizar, mas tudo isto poderia ser evitado.


abraço

Raynner

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Raynner Christhyan Chaim
Contador
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.