x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 11

acessos 16.422

Analista fiscal ou contábil.....qual devo escolher??

ALTAIR ALVES

Altair Alves

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 28 março 2014 | 08:41

Receberei uma promoção, e preciso decidir que tipo de analista devo ser....fiscal ou contábil?
Gostaria de solicitar a vocês diante da experiencia vasta no ramo, a opinarem e me ajudarem nessa indecisão!!!

Grato a todos!!!

FLAVIO

Flavio

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 28 março 2014 | 09:08

Boa tarde, Altair

Decisão difícil não?! Acredito que vá muito da sua personalidade, habilidades e conhecimentos, qual área você tem mais experiência e domínio? A contabilidade é mais clássica, ao meu ver a Área Fiscal é bem ampla e vem se atualizando em um ritmo acelerado com a implantação da tecnologia nos processos e obrigações; SPED's, GIA's, e demais obrigações acessórias, escolhi a segunda área porque me identifico melhor com ela e tenho mais facilidade para trabalhar com novas tecnologias e processos, e você?

Boa sorte!

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 28 março 2014 | 09:27

Realmente é uma decisão difícil, Flávio Vicente foi muito feliz em destacar a contabilidade como clássica, é essencial, mais vamos dizer que é morna, rotineira. Já a fiscal é mais dinâmica, pode parecer rotineira nos serviços a serem realizados, porém não é rotineira pelo volume e pela atualização constante da mesma.
Trabalho com as duas por gostar das duas. Combinei com o escritório que do dia 5 ao dia 20 trabalho com a FISCAL e do dia 21 a 4 trabalho com a contabilidade. É muito trabalho, mais é bem prazeroso também.

Faça o que o Flávio escreveu, veja sua personalidade, onde você se senti mais confortável, com certeza, achará um que lhe proporcione um melhor aproveitamento.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Samuel Alves Dias

Samuel Alves Dias

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 2 abril 2014 | 20:28

Um analista contábil se preocupa mais em trabalhar com questões da informação gerencial, já analista fiscal o nome já diz. Como não tenho muita experiência não poderia dizer qual das duas melhor, mas acredito que as duas são de igual importância quando o gestor de onde você trabalha usa a informação contábil como ferramenta de gestão, o que não acontece muito dependendo do porte da empresa. Acho que você deve escolher qual você mais se identifica e consegue oferecer um melhor trabalho.

Samuel Dias
Graduando de Ciências Contábeis
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Mossoró - RN
[email protected]
Lee Anderson

Lee Anderson

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 29 abril 2014 | 08:56

Analista contábil é bem melhor, e terá mais facilidade no mercado de trabalho, a maioria das empresas precisam de um funcionário na área contábil, porém na área fiscal não.

Discordo com esta informação. Em ambos os casos, há uma grande busca por profissionais qualificado no mercado de trabalho, porém, quanto a dúvida do nosso colega Altair Alves, tudo dependerá do que ele mais se identifica para tomar esta decisão, conforme já dito anteriormente. A área fiscal, como a área contábil, são bastante prazerosas, mas, arrisco dizer que pelo fato da busca constante pela informação atualizada, pela leitura constante, e pelo condicionamento para se adaptar as diversas mudanças, o setor fiscal pode ser ainda mais interessante, pelo menos ao meu ver, já que trabalho nas duas áreas e é isto que pude perceber neste meio tempo.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 29 abril 2014 | 09:11

Lee Anderson,

Você foi muito feliz na sua colocação, isto depende da aptidão de cada pessoa, inclusive há pessoas que se identifica mais com cálculos(matematica), outras não e etc., de qualquer maneira são àreas de grande valor no mercado de trabalho.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
DAVI  MONTEIRO

Davi Monteiro

Iniciante DIVISÃO 4 , Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 15 maio 2014 | 20:23

Prezados colegas!!!

Sou Contador recém formado, me candidatei a uma vaga de emprego que inicialmente seria de Analista Contábil Junior, porem quando fui realizar o exame admissional, verifiquei na ficha de cadastro que minha função seria de Assistente Contábil Sênior. Primeiramente, qual a diferença de analista contábil Junior, para Assistente Contábil Sênior. Em segundo lugar o que devo fazer ???? Devo avisar que o cargo esta diferente do combinado??? O problema maior que pedi as contas no meu trabalho anterior com a garantia que eu seria contratado neste escritório.

Desde já grato!!!

Att.

DAVI MONTEIRO

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade