x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 58

acessos 20.095

Ideia para implantação de uma tabela de honorários de serviç

Antoniel Rudolf

Antoniel Rudolf

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 23 maio 2014 | 09:45

Bom dia Breno, gostei muito do que disse, e é o que digo, estou aprendendo muito com vcs, mais experientes. Faço pesquisas diárias e tem sido gratificante participar do forum. Ainda vou precisar muito de todos vcs. Muito obrigado e bom fim-de-semana a todos.

Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 23 maio 2014 | 13:36

Estamos a disposição meu amigo Antoniel.

Cliente é uma pedra preciosa que no estado bruto pode até não valer muita coisa, mas depois de lapidado tem um grande valor no mercado. Temos que ajuda-los sempre, mas não podemos nos atrapalhar e ser bonzinhos demais se não eles não nos valorizam. Você é o responsavel pela sua carteira de clientes. Preço baixo demais pde nos levar a prestar um mal serviço com o tempo e pelo que tenho observado é muito raro um cliente que paga pouco se tornar um excelente cliente. Geralmente eles dão mais trabalho pois sempre sãos os mais desorganizados.

Boa sorte meu amigo.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 23 maio 2014 | 18:04

Boa tarde Colegas.

Excelente ideia, mas acredito que seja mais fácil trabalhar com uma tabela de "Máximo/Mínimo".
Exemplo é na minha cidade, ontem temos cerca de 10 escritórios contábeis... onde alguns cobram 120 a 150 reais para o DECORE, e outros cobrando 60.
Honorário mínimo de meio salário, quando outros pegam por 150 e ainda se responsabilizam pela emissão das notas da empresa.
Já pensei em criar uma associação dos contadores na minha cidade para chamar esse povo e por uma espécie de tabela a ser seguida.
Quem quer um honorário mais barato, que faça, mas que não seja um abuso pra aliciar clientes. Isso vai ajuda-los a não ser tão "barateiros"
e evitar que outros possam ser abusivos.
Os sindicatos das classes contábeis tem uma espécie de tabela, vou disponibilizar para vocês no link abaixo.

Tabela de Honorários do RS
www.sescon-rs.com.br

Tabela de Honorários do MT
http://www.sescon-mt.com.br/TABELAdeHonorariosContabeis2011.pdf

Apesar de anos diferentes, já tem uma defasagem muito grande em relação aos dois estados.
Alguns sistemas contábeis conseguem acompanhar essa evolução de lançamentos nos dando informações sobre extrapolar o que foi contratado.

Estou interessado em ajudar este artigo. Se tiver algo que possa fazer, entre em contato.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 08:28

Carlucio Venancio de Oliveira, acontece...

Minha ideia era justamente barrar isso com uma associação entre os contadores daqui, assim, todos nos vigiamos pra não deixar ninguém ser desleal...
Se o cliente quiser mudar por atrito, normal, sempre acontece de ter alguém insatisfeito. Mas por aliciamento e preço injusto não pode.

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 09:17

Lucas,

Já fizemos isto uma vez aqui em nossa cidade,(uma tabela assinada p/todos os contadores) no inicio até que funcionou, mas com o passar do tempo, os próprio clientes me falavam que fulano de tal não estava seguindo a tabela e ameaçavam retirar a escrita; de qualquer maneira é uma boa tentativa, na verdade só de você conseguir unir os profissionais de sua cidade já é um ponto positivo, além de assuntos de honorários poderão discutir também outros assuntos relacionados ao trabalho para fortalecer mais a união.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Givanete Amorim

Givanete Amorim

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 09:38

Rogerio,

Infelizmente isso acontece muito em minha cidade. Os contadores fazem ofertas absurdas de preço baixo pelo serviço prestado. Eles preferem quantidade à qualidade.
Até criamos uma Associação dos Contadores, mas não prosperou.

Ajudar um colega da mesma profissão não gera concorrência. Gera admiração.
Erich José Ribeiro Santos

Erich José Ribeiro Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 11:01

Bom dia,

Na minha cidade existe cerca de 11 ou 12 escritórios de contabilidade e a deslealdade na cobrança de honorários é grande, vemos disputas por preços sempre, e não adianta mandar denúncias ao CRC pois eles não atendem. Até temos uma associação de contabilistas porém não são feitas reuniões, não são feitos acordos, não mexem um dedo sequer pela nossa causa, gostaria de saber se na cidade de vocês existe uma organização melhor de algum sindicato/associação de forma que une a nossa classe e tenho uma dúvida se por um acaso todos os contabilistas de uma cidade se reunirem e fizerem uma espécie de acordo (por escrito) de um piso para honorários se isso se configura como cartel ou algum tipo de crime, pois já ouvi conversas de alguns que desejam tentar isso na nossa cidade de forma a melhorar na cobrança dos honorários contábeis, porém essa dúvida prevalece e ninguém tentou dar continuidade por um certo receio.

Aguardo resposta de vocês, e vamos continuar lutando por nossa classe!

Atenciosamente, Erich José.

Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 14:37

Deveria existir um disk denuncia nos conselhos. Onde cada denuncia sofreria uma fiscalização atravez de NFs, carteiras de clientes e extratos consolidados das empresas. A coisa anda muito solta justamente por não existe nada disso. Queria ver uma empresa dessa sendo autuada como as outras ia começar a mudar os preços.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador
Amaro Neto

Amaro Neto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 14:53

Com certeza, Breno!

Sabemos que a origem do problema está nos próprios profissionais que querem angariar cliente de forma anti-ética, também nos clientes em não se importarem com o péssimo serviço que é prestado a eles, mas a certeza que tenho é que a principal origem é a impunidade causada pela falta de fiscalização do Conselho.
As associações não tem autoridade para punir o profissional, a iniciativa da criação de associações para resolver o problema é boa, mas só tem efeito enquanto houver união e integração dos interesses, aí uma vez que um elo se quebre... adeus a corrente!

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 14:56

Caro Breno,

A pouco tempo liguei p/ o CRC cobrando uma fiscalização na nossa região, nos trabalhos de contabilidade(escrituração contábil), os colegas não fazem a contabilidade e consequentemente cobram uma ninharia de honorários, mas o fiscal do CRC me respondeu que eles não têm fiscais suficientes p/esta fiscalização.
Infelizmente esta é a nossa realidade.



abraços..

Rogerio de Souza Santos
Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 15:20

Realidade a nivel nacional Rogerio. Aqui tambem temos esse mesmo problema. E o pior é a passividade dos conselhos e estarem cientes desse problema e nada fazerem para resolver. É nosso Brasil.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador
Erich José Ribeiro Santos

Erich José Ribeiro Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 26 maio 2014 | 15:31

Boa tarde colegas,

E em relação à minha questão, se configura cartel ou algum outro tipo de crime o estabelecimento de um piso de honorários contábeis por parte de uma associação privada de contabilistas. Talvez alguém já tenha passado por isso.

Venho esclarecer que não estou dizendo sobre este assunto a favor da prática de algum tipo de crime ou algo do tipo, só gostaria de saber se alguém tem conhecimentos jurídicos a respeito do assunto e se é legal ou ilegal o estabelecimento de piso de honorários por uma associação profissional e se houver meios legais de se fazer isso, qual seriam os procedimentos.

Muito obrigado, espero que entendam corretamente a minha dúvida.

Atenciosamente, Erich José.

Amaro Neto

Amaro Neto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 08:14

Erich,

Para configurar cartel tem que haver:

1- Acordo para fixação de preço;
2- Ação coordenada dos participante frente a demanda do mercado;
3- Extinção de concorrentes;
4- aumento do preço, em prejuízo do consumidor.

Cartel é crime contra a ordem econômica.

O estabelecimento de piso de honorários não pode ser configurado como cartel pelos seguintes motivos:

1- Não há fixação de preços! O que há é a fixação do preço mínimo a ser cobrado, e isso, acredito eu, é uma forma digna de se manter uma cultura profissional mais elevada, no sentido do profissional ter garantida a oportunidade de entrar no mercado e prestar bons serviços aos seus clientes.

2- Não há ação coordenada em relação aos clientes, como por exemplo divisão por território, etc.

3- Não há a extinção da concorrência, pois há total liberdade para se cobrar acima do piso, o que se pretende aqui é a proibição de se cobrar valores anti-éticos, anti-profissionais e "anti-cliente".

4- O aumento de preço não é o objetivo, mas a solução para o problema da má remuneração que os contadores atualmente recebem tanto de serviços verdadeiramente contábeis como os outros de assessoria que acabamos por tomar, por "n" motivos, do cliente muitas vezes sem a devida cobrança. Não há prejuízo para o cliente, muito pelo contrário, o cliente será o maior beneficiado, pois acredito que o contador não precisará mais se dividir para 100, 200 e 300 clientes.

Erich José Ribeiro Santos

Erich José Ribeiro Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 13:43

Amaro Neto,

Muito obrigado pelo seu esclarecimento, e complementando, eu acredito que esse assunto sobre os honorários contábeis justos deviam ser mais debatidos pelos nossos representantes, como Sindicatos e Associações, além é claro dos nossos Conselhos Regionais e Federal que deveriam oferecer mais material, cursos presenciais de formas práticas de elaborar o preço de venda de nossos serviços, pois acontece de empresários contábeis que aplicam um valor a ser cobrado sem ter base alguma de precificação e isso colabora para a desvalorização profissional do contador até mesmo sem querer em alguns casos.

Fico preocupado pois antes mesmo de me formar e exercer a profissão já vejo esses desafios enormes pela frente, é complicado a nossa situação, a classe contábil é muito desunida e poucos correm atrás da causa dos honorários e de tantas outras, a grande maioria está acomodada e ficam reclamando e esperando uma solução cair do céu.

Vamos lutar pela nossa classe e nos valorizar!

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 15:48

Deviam tabelar os honorários porque você sua pra cobrar um valor digno enquanto outros cobram 50 reais pra fazer um arrumadinho e gerar o imposto no fim do mês. É tenso.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 27 maio 2014 | 16:50

E bota tenso nisso!!! Chega a ser humilhante... Oferecer uma proposta de forma profissional incluindo serviços extras contábeis tentando fazer um maior acompanhamento. enquanto outros colegas chegam ao ponto de fazer uma lucro real por 150,00 como já foi informado.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 28 maio 2014 | 07:01

Aqui em Pernambuco já vi escritório cobrando 50 reais por empresa do Simples que é comércio varejista.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Erich José Ribeiro Santos

Erich José Ribeiro Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 29 maio 2014 | 11:01

É um absurdo viu, prostituem a classe prestando um servicinho meia boca e cobrando uma ninharia de "honorário", se é que pode ser chamado dessa forma, pois escritórios desse tipo prestam o serviço de qualquer jeito, chegando até de ocorrer casos onde não é feita a escrituração contábil.

Diego Alves Elias Morais

Diego Alves Elias Morais

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 3 julho 2014 | 15:59

Quanto à tabela acho interessante sim, mas não estipular valor de honorário, porém um valor mínimo, pois cada escritório agrega valor ao seu trabalho e é isso que deve compor o valor dos honorários contábeis. Eu e mais dois sócios temos um escritório pequeno e criamos uma calculadora de honorário, com base no regime tributário, quantidade de folhas de pagamento e faturamento.

Apenas para que saibam, a situação de uma Indústria do Lucro Presumido com faturamento de 350 mil/mês e 19 funcionários (Como foi citado por exemplo), de acordo com a nossa calculadora fixou um valor de honorário de R$ 2.130,00 reais. E graças a Deus aqui em Joinville os escritórios devem cobrar algo mais ou menos esse valor. Pelo menos os escritórios em que trabalhei nesses 8 anos de experiência.

Agora contando um pouco a respeito dos serviços, nós oferecemos além dos serviços tradicionais de contabilidade, serviços de orientação financeira tanto empresarial quando pessoal, planejamento estratégico da empresa, Business Model Canvas (Formamos turmas semestrais e trabalhamos Canvas, Matriz de Valor, Análise Comportamental do Cliente, Funil de Vendas, Estratégias de Distribuição etc...) ou seja... estamos agregando valor ao cliente e isso justifica cobrar um valor um pouco maior nos honorários de nossos clientes. Além de trazer novos clientes pois com isso temos Cases de Sucesso e Cartas de Recomendação de acordo com o ramo de nossos clientes.

Graças a Deus nossa operação está bem enxuta e automatizada, o que permite, além de reduzir custos, agregar valor aos nossos clientes.

Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 7 julho 2014 | 16:27

Excelente ideia a do Diego. Parametrizar com um minimo, fará com que o diferencial esteja na qualidade e não na prostituição dos valores.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador
LEIARPH

Leiarph

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 julho 2014 | 11:16

Bom dia a todos, muito boa ideia de uma tabela com valores mínimos, achei interessante.

Leia R.P.Harmon
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 8 julho 2014 | 15:15

Diego Alves Elias Morais, que ótima idéia, me diz uma coisa... e essa calculadora, você poderia disponibilizar?

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Aline Rossi

Aline Rossi

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 10 setembro 2014 | 14:35

Boa tarde,

Tem meu apoio esta campanha.Se necessitarem de assinaturas entrem em contato.
Estarei acompanhando aqui no forum tambem.
Temos que valorizar todo nosso capital intelectual e acabar com contadores que nao se atualizam, pois os R$ 15,00 cobrados em uma declaração de imposto de renda nao paga nem a gasolina de ida a um curso de atualização sobre o assunto ou mesmo a internet utilizada.

Aline Rossi
Breno Duarte

Breno Duarte

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 10 setembro 2014 | 15:37

Absurdo isso.. Temos que parar com essas coisas já.






Sds,
_______________________________________________________________________
Breno Eduardo G. Duarte
Contador
Sergio Antonio Eller

Sergio Antonio Eller

Bronze DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 10 setembro 2014 | 17:01

A idéia é boa, realmente os profissionais do ramo precisam de uma tabela de referência. Mas acredito que só uma tabela já seria suficiente, do tipo da divulgada pela OAB.

Acredito também que seria interessante criar um modelo matemático, que baseado nessa tabela, se possa precificar os serviços com base em alguns parâmetros, como o sugerido.

Não me parece saudável a criação de um cadastro centralizado de clientes, entendo que essa é uma informação CONFIDENCIAL que cabe a cada profissional ou escritório.

Tenho trabalhado num modelo desse tipo, onde, além de Preço, temos a Margem e um Roteiro Básico dos Serviços a serem executados para aquele cliente. Se alguém se interessar em ajudar a desenvolver o modelo é só avisar que envio o que tenho até agora. (Trata-se de uma Planilha Excel, que poderá evoluir para um aplicativo)


Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.