x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 2

acessos 2.387

Duvida com a profissão!

Jeferson Castro

Jeferson Castro

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 00:06

Olá amigos, vou contar o meu caso para vocês e gostaria de saber de opinião sincera de vocês.

Estou no 5º período da faculdade, não me interesso nas matérias principais do curso e atualmente estou indo mal nelas.
Porém trabalho em um escritório contábil e até gosto do que faço!
Na minha região um contador ganha muito mal pra uma pessoa formada trabalhando como um funcionário em torno de 800 - 1800.

A pergunta é o que devo fazer, como devo pensar, seria a hora de mudar de desistir da faculdade?

Estou muito mal psicologicamente com isso!
Gostaria de uma luz!

Agradecido

FELIPE FREITAS MIGUEL

Felipe Freitas Miguel

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 08:05

Ola Jeferson Castro, bom dia.
Tudo bem contigo?!

Jeferson, eu não sou psicólogo, mas acho que você deveria continuar com seu curso, por alguns motivos:
1º Você terá um curso superior,
2º Poderá fazer concursos para nível superior,
3º Dar valor no tempo e dinheiro que foi investido até o momento,

Jeferson, a Contabilidade é muito ampla, você poderá ser autônomo (como eu), abrir o seu próprio escritório,
ou até mesmo trabalhar no setor contábil de alguma empresa. Além de poder prestar serviços como auditor ou perito.
Contudo, acho que você não deve parar com seu curso!

Espero ter ajudado.

Fique com Deus
bom trabalho
abraços

Felipe Miguel

Amaro Neto

Amaro Neto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 5 agosto 2014 | 09:31

Jeferson,


O curso de Ciências Contábeis te dará um amplo conhecimento sobre a formalização e funcionamento de uma empresa, isso o tornará apto a assumir a chefia de qualquer departamento. Você saberá quais impostos devem ser recolhidos sobre o faturamento, entenderá a movimentação de estoque, compreenderá a formação do custo de uma produção industrial, aprenderá como se calcula a folha de pagamento e seus recolhimentos, além de vários outros processos.

Você disse que gosta do que faz hoje no escritório em que trabalha, então nos diga o que é para podermos ajudar melhor, por que é provável que depois de formado não deseje mais isso. Quer fazer o que faz para o resto da vida? Isso o deixaria satisfeito? Ou o que quer é ter um bom salário independente do que faz? As vezes é difícil ter as duas coisas (mas, veja bem, não é impossível).

Se o que quer é ganhar bem e se na sua cidade a contabilidade não poderá te proporcionar isso, das duas, uma: ou mude de curso ou mude de cidade. Entretanto uma coisa não faz sentido, se na sua cidade tem curso de Ciências Contábeis como a expectativa de salário para o recém formado é tão baixa? Tem certeza que nos outros escritórios também é assim? Você tem procurado por oportunidade em empresas e em outros escritório?

E por que está indo mal nas matérias principais? Falta de tempo para o estudo ou realmente não gosta da matéria? Se não gosta de matemática e se não se deu bem com as partidas dobradas, é bom repensar sua escolha. Não que a contabilidade seja só matemática e partidas dobradas, mas se não vai bem nisso tente administração ou direito, não se sinda mal por isso, você tem 25 anos, novo, pode voltar atrás se quiser, basta ter certeza.

Não quero te desanimar, nem te apoiar. Desejo só que você busque em você mesmo o que quer pra sua vida, questione-se a respeito disso e saberá o que fazer. As vezes o que você quer é mudar somente um detalhe, mas para mudar este detalhe outras mudanças podem ser necessárias. Trace pra você uma meta de vida e nunca desista dela, seja persistente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.