x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 3

acessos 2.104

Contador Autônomo e um sócio

Tavares

Tavares

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente
há 10 anos Segunda-Feira | 18 agosto 2014 | 14:13

Boa tarde,

Sou formado, possuo CRC e sou contrato. Na empresa onde trabalho firmei uma "sociedade" com um amigo de trabalho, porém ele ainda não concluiu o curso.
A sociedade se dá de forma que os 2 entram com trabalho, eu entro com o CRC e ele com o escritório.
Existe alguma forma de ser um autônomo e ter ele como sócio?
Se não qual a melhor saída para ter ele como sócio e não funcionário?
Agradeço desde já!

SEVERO ASSESSORIA CONTÁBIL

Severo Assessoria Contábil

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 16 março 2015 | 16:15

Boa Tarde Tavares!
A melhor saída no seu caso para manter uma sociedade de fato seria uma empresa LTDA, assim seria constituída uma sociedade com todos os direitos e deveres para ambas as partes.
Inclusive as empresas de contabilidade podem ser enquadradas no Simples nacional, assim facilitando e tornando menos onerosa a tributação.
Att
Mayara Severo
Severo Assessoria contábil
(51)3012-29-12

Patrícia Mattos Parnow

Patrícia Mattos Parnow

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 12 fevereiro 2016 | 15:32

Boa tarde Mayara,

Sou sócia cotista da empresa do meu pai que não é do ramo contábil e recebo pró-labore com retenção de INSS e IR.

Neste mês, surgiu uma oportunidade para efetuar a escrituração em livro caixa da uma amiga fisioterapeuta e com isso, estaria desenvolvendo meu trabalho de forma autônoma.

Devo manter um recolhimento de IR através do carnê-leão para meus rendimentos como autônoma e outro direto na fonte?

Att,

Patrícia

Atenciosamente,

Patrícia Mattos Parnow
Contadora
Lucas Amorim Nóbrega

Lucas Amorim Nóbrega

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a) Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 10:43

Caro Tavares, há várias formas de se trabalhar em sociedade no Brasil. Se vocês tem uma parceria forte não é necessário de abrir empresa, ele como pessoa física pode ser seu "sócio" trabalhando junto com você.
A contabilidade precisa de um Contador responsável, que no caso seria o senhor, por possuir CRC, e ele entraria com o ambiente de trabalho(o escritório), entre vocês a receita seria repartida se adequando a porcentagem acordada.
Citando um exemplo: Supondo que eu tenho um colega, ele possui CRC e alguns clientes, e eu não, ele está sobrecarregado de trabalho.
O mesmo me chamou para trabalhar no escritório dele, com o seguinte acordo. Ele iria me passar algumas empresas dele, no lugar da remuneração e me daria a oportunidade de adquirir mais empresas, contanto que eu dividisse as despesas(sistemas, contas mensais, etc) com ele.

Isso é muito comum, e dá certo, quando existe confiança um no outro.

Bem, espero ter ajudado.

Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto
eles descansam, e então, viva o que eles sonham.

Apaixonado pela Contabilidade.


João Pessoa, PB.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.