x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 3

acessos 2.003

simples nacional

kennedy Barbosa Anuciação

Kennedy Barbosa Anuciação

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 2 setembro 2014 | 12:34

ola pessoal... tenho uma duvida.

eu tenho um comercio (simples), quando eu comprei esse comercio o contador atual estava jÁ com os serviÇos , porem eu queria entender melhor de um profissional.

meu contador aparece aqui no comercio todo dia vinte do mÊs para receber o honorÁrio que É 250,00 e me trÁs o das e o inss para eu pagar, mas nada...
fico sem entender se É apenas isso que um contador faz para uma empresa optante pelo simples.
eu busquei na internet e vi que eu mesmo consigo tirar meu inss e meu das.

Davi Gomes

Davi Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 08:55

Bom dia Kennedy,
Posso tentar responder sua dúvida, na verdade é obrigatório uma empresa ter Contador, onde o mesmo profissional representa a empresa nos órgãos Federais, Estaduais e Municipais. Como exemplo temos o cadastro do CNPJ na Receita Federal que é obrigatório ter um Registro do Profissional no Conselho Federal de Contabilidade.
Com relação ao DAS que ele vai deixar a você, é referente a escrituração fiscal da empresa, onde esse procedimento consiste em analisar as notas fiscais de Entrada e Saída, o contador realiza também a obrigação acessória (de caráter informativo) que são a confecção dos livros fiscais determinado por leis como Livro de Registro de Entrada e Saída. Além dessa obrigação acessória citada acima, existe outras a ser entregue mensalmente.
Com relação ao INSS, é semelhante ao DAS, gera obrigações acessórias.

Concluindo, você mesmo pode gerar o DAS e o INSS, mas pode acontecer casos que possa aparecer informações de caráter técnico, onde somente o contador pode responder, outro ponto são as declarações acessórias onde é indispensável a entrega mensal e correta, pois essas obrigações acarretam multas. Por fim é necessário o Registro no Conselho Federal de Contabilidade, onde tem que existir um Contador vinculado ao cadastro da empresa em órgãos como Receita Federal e Sefaz.

Fábio

Fábio

Prata DIVISÃO 3
há 10 anos Quinta-Feira | 4 setembro 2014 | 13:27

Nao é "apenas só isso".... Igual o Davi disse, temos que escriturar livro de entradas/saídas, montar balanço, entregar as obrigações e declarações (DEFIS, STDA, SINTEGRA, NOTA FISCAL PAULISTA, etc...)

Pra saber mais sobre o Simples Nacional. Olhe aqui (http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Perguntas/Perguntas.aspx)

Mas é isso mesmo, todos os nossos clientes, acham que nós só cobramos honorários e entregamos os impostos.... os empresários deviam ver a contabilidade como uma ferramenta fundamental para o crescimento da empresa. O contador deixou longe de ser apenas guarda-livros, ele tornou-se contador gestor, que se saber usar as informações que passam para empresas, será essencial para tomadas de decisões.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.