x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 2

acessos 1.595

Recusa de clientes

ISAQUE DIETRICH GARCIA

Isaque Dietrich Garcia

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 10 setembro 2014 | 20:09

Saudações colegas de profissão,

Sou novo no fórum e creio ter uma dúvida um tanto incomum. Penso que a maioria dos profissionais guiam-se por seus valores. Gostaria de saber se um contador pode recusar o atendimento a qualquer cliente por motivo de incompatibilidade com suas crenças/valores. Por exemplo, um pacifista que não queria ter uma fábrica de armas como cliente, ou um vegano que não queira ajudar na gestão de um abatedouro e etc.

Antes de perguntar fiz uma pesquisa no código de ética (Res. 803/96) encontrando apenas que contadores (quando atuando como perito, assistente técnico, auditor ou árbitro) podem recusar sua indicação em caso de reconhecimento de incapacidade para execução das tarefas propostas. Pode-se considerar que o profissional, cujos valores são contrários a atividade fim da entidade que está tentando contratá-lo, não possuiria conhecimentos específicos valiosos para plena execução de suas atribuições como contabilista da empresa ?

Caso contrário, então seria impossível este tipo de seleção de clientes por parte do contabilista ?

Grato desde já.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 11 setembro 2014 | 09:11

Bom dia Isaque,

O atendimento à qualquer "futuro cliente" creio que é uma obrigação do profissional, o Contador recebe o futuro cliente em seu escritório, faz o atendimento mas não é obrigado à aceitar ou contratar o cliente. Isso em qualquer profissão, ninguém é obrigado à trabalhar para outra pessoa se não houver acordo de ambas as partes.
O que não pode ser recusado são situações de emergência, como atendimento em pronto socorro, do corpo de bombeiro ou outras situações que não tem nada a ver com a contratação de um Contador.
O que deve ser seguido é o código de ética que não prevê descriminação de qualquer forma, e as legislações tributárias, societárias e jurídicas que devem ser seguidas e respeitadas por ambas as partes.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.