x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 5

acessos 2.519

Abrir escritório ou atuar como Autonomo?

FABIO FLEMMING

Fabio Flemming

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 setembro 2014 | 11:08

Prezados,
sou formado em contabilidade a 10 anos e nunca atuei na área.
Possuo uma empresa de consultoria e algumas das empresas que atendo estão solicitando que eu faça a contabilidade delas.

Não posso incluir a atividade de contabilidade na minha empresa devido a participação societária.

Na opnião de vcs, qual seria a melhor solução:
- Atuar como autonomo?
- Abrir uma empresa a parte para atende-los?

o que vcs, que são mais experientes, fariam?

Obrigado.

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 9 anos Terça-Feira | 30 setembro 2014 | 11:15

Fabio Flemming, Bom Dia

Se o faturamento ficar abaixo de 5 mil p/ mês, opte pela constituição da MEI - Micro Empreendedor Individual.

Att

FABIO FLEMMING

Fabio Flemming

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 setembro 2014 | 12:07

Ronaldo S. Lopes
eu pensei nesse ideia também, porém como sou administrador da outra empresa não posso ser um MEI.

Será que vale a pena abrir uma EIRELI ou devo partir para uma LTDA mesmo?

Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 9 anos Terça-Feira | 30 setembro 2014 | 13:34

Fabio Flemming, Boa tarde!

Não me atentei a esta informação.

Sendo os serviços contábeis feitos por você, abrir uma empresa será mais viável do que trabalhar como autônomo, isto se conseguir enquadrar esta empresa no Simples em virtude da existência da outra.

Como este tipo de atividade não tem tantos riscos, até mesmo uma Individual não teria problemas.

Att

KLEBER  RIBEIRO

Kleber Ribeiro

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 30 setembro 2014 | 13:51

Boa tarde a todos;

Penso que depende da situação.

Os seu clientes exigirão nota fiscal ou RPA do serviço de contabilidade?

Se exigir, lógico que seria melhor abrir uma empresa, porém deve ser pensado que deverá pagar duas anuidades ao CRC (uma do contador e outra da empresa de contabilidade).

Se não exigir, penso que não teria problemas de prestar este serviço como autônomo.

Deve ser analisado sobre o que seus clientes irão exigir, pois para pagar INSS sobre RPA de uma empresa não enquadrada no Simples, fica oneroso a contribuição previdenciária para a empresa contratante.

Neste caso seria melhor emitir nota fiscal dos serviços, uma vez que contabilidade entra no Simples Nacional, deve apenas ser visto se você pode optar em abrir outra empresa no Simples.

Kleber Ribeiro

CRC-GO 023025/O-8

Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.