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Honorários em atraso

Adalberto  Oliveira

Adalberto Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 7 novembro 2014 | 10:43

Bom dia,

Acho que esse momento de instabilidade financeira está por todas regiões do país, com isso nossos clientes atrasam os honorários contábeis. Gostaria de saber se alguém tem algum modelo de cobrança de honorários atrasados, pois temos clientes com 2 mensalidades atrasadas e podendo atrasar a 3ª esse mês, como fazemos isso sem ofender o cliente também?

Att,

Adalberto

Adalberto E Oliveira
Contador
Pós Graduado Planej. Contábil e Tributário
Poços de Caldas-MG
Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 7 novembro 2014 | 10:51

Adalberto

Os atrasos nas mensalidades devem ser previstas no contrato de prestação de serviços contábeis. É de praxe colocar uma cláusula no contrato, informando que no caso de 2 mensalidades em atraso, os serviços são paralisados. Ciente disso o cliente irá procurar seguir em dia com suas responsabilidades, pois se tiver os serviços paralisados, não será possível por ex. gerar folha de pagto, emissão de guias de recolhimento de impostos, certidões, etc.

Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

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Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 9 anos Domingo | 9 novembro 2014 | 11:11

Adalberto Oliveira,

Uma boa solução é trabalhar com boletos bancários.

A implantação inicial é aparentemente tímida, mas depois que a prática se torna recorrente, o cliente se acostuma.

A maioria dos vendedores de mercadorias e serviços trabalham dessa forma e achamos normal. Porque com os honorários seria diferente?

O cuidado maior que ter é jamais receber tais títulos em carteira, sempre nas agências bancárias, do contrário, o cliente será sempre encontrará essa válvula de escape, se eximindo dos juros e multas.

Se o boleto não for pago nos prazos tolerados, fatalmente seguirão para protesto.

Fica a dica.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 12 novembro 2014 | 17:27

Adalberto Oliveira. aproveitando o gancho do Hugo Ribeiro, aqui o escritório faz através de boleto e realmente como citado, o começo é tímido, depois o cliente se acostuma, vê que é mais rápido e fácil para ele e para o escritório. Com isso o escritório ganhou muito, minimizando a inadimplência como também em tempo, afinal o boy/cobrador/contador não necessitava toda hora em correr atrás dos clientes.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 10:09

Colegas,

O que fazer quando os honorários já estão em atraso por longo período, pois temos clientes que não pagam honorário há quase um ano....Inclusive tem um que já demitiu um colaborador e deu ferias a outro sem processarmos nada na Contabilidade. ...

Parar totalmente os serviços e não gerar nenhuma obrigação para eles? Isso posteriormente, caso o cliente acerte os pagamentos, gerará muito trabalho para acertar as informações né?

O que costumam fazer neste caso? Geram algum comunicado informando que os serviços foram suspensos informando as consequências fiscais e trabalhistas?

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 10:22

Karina Louzada de Oliveira, seguindo os exemplos acima citados, chame seu cliente para uma renegociação e nessa renegociação coloque esse honorário como boleto, seguindo as orientações do colega Hugo Ribeiro, caso não haja o pagamento, protestos.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 13:22

Boa tarde Karina!

Complementando os colegas acima, se não houver acordo na renegociação (uma coisa que pode acontecer)... faça um distrato do contrato de prestação dos serviços contratados, citando como encerramento a clausula de inadimplemento.

Caso você não tenha este contrato, faça um documento de entrega da documentação para o seu "cliente", discriminando tudo o que for para ele devolvido e coloque que a devolução deve-se ao fato de não pagamento dos honorários contábeis.

Coloque tudo isso, mês a mês e eu ainda corrigiria com multa e juros até a data da assinatura do mesmo.. e entregue tudo para ele, sem antes e claro, dar a baixa na Receita, Estado e Município.... com certeza num processo judicial, você so vai responder até quando recebeu os honorarios. ..é uma forma de você se livrar do "cliente" e de problemas futuros...

Também faça um comunicado ao CRC (protocolado) com uma cópia deste distrato... Assim o CRC também não irá responsabilizar você ou o escritório pelo tempo sem receber..

Quando eu tive escritório eu agi assim e não meu deu nenhum problema.......(já fazem 20 anos isso)

Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
André Menezes

André Menezes

Prata DIVISÃO 3
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 13:30

Boa Tarde,

Aqui no escritório trabalhamos com a Domínio Sistemas que tem o modulo honorários, o pagamento do honorários tem uma das formas de pagamento boleto bancário e os inadimplentes tem suas atividades bloqueadas pelo sistema, quando um cliente liga para determinado setor solicitando algum tipo de serviço transferimos o ramal para o setor financeiro para a devida negociação e só depois temos o aval para atender ao pedido do cliente.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 13:48

Trabalhamos com boletos já há alguns anos, isso realmente ajuda muito no controle.

Teremos que iniciar o procedimento de devolução da documentação então!

Obrigada a todos,

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.

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