x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 13

acessos 2.312

Abertura Escritório Contabilidade

Felipe João

Felipe João

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 22:26

Olá companheiros de formação (e futuramente de profissão!!)

Antes de postar esse tópico, procurei ver se já tinha algum outro parecido porém não encontrei um exatamente que atendesse aos meus questionamentos.

Pois bem, sou formado em ciências contábeis há 7 anos, com MBA também na área, porém sempre atuei na parte financeira das empresas onde trabalhei. De analista a gerente financeiro, passei por todos os degraus. De pequenos comércios a indústrias químicas, farmaceuticas, passando pela área educacional e prestação de serviços. Mas acho que já deu para mim!!!

Por não ter tido a oportunidade de trabalhar em uma S/A, sempre fiquei "atado" ao(s) dono(s) dessas empresas, em sua maioria empresas familiares... E os problemas vocês já sabem, né?? Se apropriam do caixa da empresa como se deles próprios, fazem distribuição de lucros (mesmo quando não tem) ao seu "bel prazer", dentre outras coisas...

Há mais ou menos 1 ano decidi seguir meu caminho por conta própria. Comecei a fazer auditorias, perícias e prestar consultorias, por meio de home office. Cada contrato tem seu valor razoável, o custo é extremamente baixo, porém é uma renda sazonal e variável. Por isso, desde os últimos meses estou amadurecendo a idéia de incorporar os serviços de contabilidade às minhas atividades.

Meu problema é: apesar da formação e de conhecimento teórico de toda a área contábil, nunca trabalhei na Contabilidade. Exemplificando, sei dos custos que incidem numa folha de pagamento e sei calculá-los, porém como lançá-los?? Onde emitir as guias, obrigações acessórias etc etc etc...

Gostaria de saber se existe no mercado algum material (livro, apostila, curso, vídeo) específico para quem quer aprender a prática contábil??

Sei que alguns fóruns são restritos quanto à propaganda de sites e cursos, por isso quem quiser me enviar por email, serei extremamente grato!

Um grande abraço a todos os amigos e espero que em breve possa chamá-los de amigos de profissão!

Email: @Oculto

Att.

Felipe João

Raul Giraldini

Raul Giraldini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 17 março 2015 | 22:55

Boa noite Felipe João,

Dificilmente vc irá encontrar algo do tipo, prática de um escritório contábil. Pois essa área é muito dispersa e grande e os problemas são ocasionais e por problemas de cada empresa.

Desde já te indico este site, 100% de suas dúvidas vc conseguirá consultando aqui, as vezes vc não vai encontrar a resposta direta específica, mas encontrará a resposta para interpretar e encaixar a sua dúvida, bastará vc interpretar.

E procurar um sistema contábil que atende as suas necessidades.

Do mais são as rotinas diárias mesmo.

Att.

Raul Giraldini
[email protected]
\"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.\" (Dave Weinbaum)
Marcelo Estevam

Marcelo Estevam

Bronze DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2015 | 19:47

Felipe, estou pesquisando exatamente com relação a iniciar trabalhos de consultoria e de auditoria. Tenho uma experiência razoável nessa área só que apenas como empregado. Tenho uns 15 anos na área.

Eu li seu tópico e vi que vc fez o que eu gostaria de fazer. Minha pergunta, vc interpreta que valeu a pena, vc deixar de ser empregado?

Conseguiu se manter nessa linha de trabalho?

Abraço.

Marcelo

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 07:35

Felipe, bom dia

Se você pretende atuar na área contábil, o ideal seria ter passado pela experiência prática de tal, pois vale lhe adiantar que o interessante é ter um foco.

Quero dizer que você pode saber a base de várias áreas, Departamento Fiscal, Pessoal, Contábil, Societário, porém não acredito ser viável você conseguir sozinho cumprir tudo e se aprofundar em todas as áreas.

Se o objetivo realmente é a área contábil, indico que busque temas específicos no site da IOB e se envolva por meio de leitura e cursos. Mas nada melhor do que a prática e assim como em qualquer área, você bem sabe, somente "dando a cara pra bater" é que vamos aprendendo e evoluindo.

Busque entrar na área contábil com o conhecimento que já tem e ampliar seus conhecimentos através de sites como a IOB que fornecem bom material de estudo.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Felipe João

Felipe João

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 08:24

Olá Marcelo Estevam, bom dia.

Julgo minha decisão acertada sim, pois confesso estar saturado da iniciativa privada (como empregado).

Pelas razões apresentadas pelo Fernando Buzaneli (postagem acima), foquei inicialmente em pequenos negócios, comércios locais, tentando oferecer um produto diferenciado ao que são prestados aqui onde moro (Zona Oeste do Rio de Janeiro).

Sem dúvida estou satisfeito... trabalhar em casa, home ofice... etc...

Abraço a todos!!!

luiz carlos

Luiz Carlos

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 08:25

Bom dia Felipe;
Concordo plenamente com que o Fernando expôs acima como também daria uma opinião:
-Procure algum escritório de conhecidos ou não e frequente-o para sentir a rotina diária.
Espero ter colaborado
Att
Luiz

Allan Rodrigues Guimarães

Allan Rodrigues Guimarães

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 14 agosto 2015 | 09:44

Felipe João,

Eu te aconselho a procurar um sócio que contribua nas suas deficiências, melhor dizendo que te complete como profissional. Assim vocês conseguiram trocar experiências e se formando em profissionais com uma grande gama de conhecimento.

Espero ter ajudado.

''Quando um homem cava um poço muitas pessoas conseguem água''.

...Não retenha o conhecimento...
 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 4 setembro 2015 | 08:09

muito interessante o que o Felipe decidiu acerca de sua vida profissional. Comungo de sua decisão e admiro sua determinação. O ramo da consultoria, assim como a da auditoria, são excelentes mercados apesar de ainda não haver uma cultura por parte das empresas em relação a importancia da consultoria e o quanto pode ser util a sua empresa.
Parabéns Felipe por sua decisão e vá em frente!

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.