Felipe João
Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a) Olá companheiros de formação (e futuramente de profissão!!)
Antes de postar esse tópico, procurei ver se já tinha algum outro parecido porém não encontrei um exatamente que atendesse aos meus questionamentos.
Pois bem, sou formado em ciências contábeis há 7 anos, com MBA também na área, porém sempre atuei na parte financeira das empresas onde trabalhei. De analista a gerente financeiro, passei por todos os degraus. De pequenos comércios a indústrias químicas, farmaceuticas, passando pela área educacional e prestação de serviços. Mas acho que já deu para mim!!!
Por não ter tido a oportunidade de trabalhar em uma S/A, sempre fiquei "atado" ao(s) dono(s) dessas empresas, em sua maioria empresas familiares... E os problemas vocês já sabem, né?? Se apropriam do caixa da empresa como se deles próprios, fazem distribuição de lucros (mesmo quando não tem) ao seu "bel prazer", dentre outras coisas...
Há mais ou menos 1 ano decidi seguir meu caminho por conta própria. Comecei a fazer auditorias, perícias e prestar consultorias, por meio de home office. Cada contrato tem seu valor razoável, o custo é extremamente baixo, porém é uma renda sazonal e variável. Por isso, desde os últimos meses estou amadurecendo a idéia de incorporar os serviços de contabilidade às minhas atividades.
Meu problema é: apesar da formação e de conhecimento teórico de toda a área contábil, nunca trabalhei na Contabilidade. Exemplificando, sei dos custos que incidem numa folha de pagamento e sei calculá-los, porém como lançá-los?? Onde emitir as guias, obrigações acessórias etc etc etc...
Gostaria de saber se existe no mercado algum material (livro, apostila, curso, vídeo) específico para quem quer aprender a prática contábil??
Sei que alguns fóruns são restritos quanto à propaganda de sites e cursos, por isso quem quiser me enviar por email, serei extremamente grato!
Um grande abraço a todos os amigos e espero que em breve possa chamá-los de amigos de profissão!
Email: @Oculto
Att.
Felipe João