x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 7

acessos 4.870

Técnico em Contabilidade- Registro no CRC, sem exigência do

DOMICIANO S SILVA

Domiciano s Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 9 anos Sábado | 11 abril 2015 | 10:58

Bom dia

Com mais esse capitulo sobre, poder ou não poder, o Técnico em Contabilidade ter seu Registro junto ao CRC, sem a necessidade da realização do Exame de Suficiência.

Gostaria de saber a opinião de vocês? Será possível mesmo?

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região – TRF 3 (Agravo de Instrumento: 0003278-62.2015.4.03.0000/SP), em segunda instância recursal, proferiu nova decisão que permitiu a um técnico em contabilidade, formado em 31.10.2014, se registrar no CRC/SP, sem a necessidade de se realizar o Exame de Suficiência.

Trata-se de mais uma nova decisão preferida em 12.03.2015 em que se firmou o entendimento de que os estudantes dos cursos técnicos de contabilidade não precisam realizar o Exame de Suficiência, tendo em vista se tratar de um requisito não previsto em lei.
Isso porque, trata-se de uma exigência prevista, tão somente, em norma administrativa internas do CRC, mas que não poderia se sobrepor aos ditames legais, posto que esse Exame de Suficiência não é um requisito proveniente de lei, tornando “ilegal” sua exigência, pois impede o livre exercício profissional do técnico de contabilidade.

Importante registrar que seria prudente que os técnicos em contabilidade interponham este processo judicial até 01.06.2015, tendo em vista que a Lei 12.249/2010 estabeleceu esse prazo limite para que efetuem seu registro e exerçam sua profissão.

Ou seja, o processo não precisa terminar até 01.06.2015, isso porque o Técnico em Contabilidade não pode se prejudicar pela demora do Poder Judiciário, mas seria interessante que seja dado entrada nele até o final de Maio deste ano corrente.

Diante deste cenário, há mais um ótimo precedente para que os demais estudantes técnicos de contabilidade, devidamente formados, possam ingressar no Poder Judiciário para pleitear sua inclusão junto aos quadros oficiais do CRC.

Domiciano S Silva
Analista Fiscal
São Paulo
JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 13:25

Domiciano, pelo que eu tenho visto pode sim, alguns colegas meus conseguiram a liminar para conseguir o registro.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
IZABEL DOS SANTOS PEREIRA

Izabel dos Santos Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 4 maio 2015 | 00:33

também estou muito querendo saber sobre a ação judicial, já que acertei 24 questões no técnico 2015.1, acho muito injusto o conselho federal nos tirar o direito ao registro, acho que nós técnicos não devemos nos acomodar e correr atrás do prejuízo, como disse um advogado, estamos comendo moscas.

CAROLINE CARDOSO

Caroline Cardoso

Iniciante DIVISÃO 5, Coordenador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 6 maio 2015 | 17:23

Pessoal,

É possível sim, conseguir o registro por meios jurídicos, já contratei uma advogada aqui em Minas Gerais para tratar do meu assunto, se quiserem indicação, estou a disposição.

Lembrando que temos direito, mas nosso prazo é curto.

Boa sorte a todos nós!

JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 8 maio 2015 | 16:47

Boa tarde,

Ainda não tenho conhecimento de outra liminar que esta impedindo

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
IZABEL DOS SANTOS PEREIRA

Izabel dos Santos Pereira

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 18 maio 2015 | 08:43

Bom dia!!!

Caroline Cardoso, sou do Rio de Janeiro e já estou muito desanimada, pois a maioria da classe não se mexe e o Conselho Federal está fazendo o que quer com nós Técnicos, gostaria sim que você me arrumasse um contato, pois estou perdida, fiz 24 pontos faltando somente um, mas a falta de força de vontade de muitos vem a nos desanimar, ficarei feliz se puder me passar algum contato, estamos querendo lutar por um direito nosso.

Grata desde já,

Izabel Pereira

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.