x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 12

acessos 2.296

Monta meu escritório

Flávio Silva

Flávio Silva

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sábado | 20 junho 2015 | 21:45

Boa Noite. acabei de me forma e estou me sentido inseguro para monta meu próprio escritório, pois tenho dúvidas nas rotinas contábeis até pensei em adquirir uma franquia. alguém pode me indicar algo que devo fazer um curso uma especialização ou algo do gênero.

Obrigado

Donizete

Donizete

Prata DIVISÃO 4, Atendente Comercial
há 9 anos Domingo | 21 junho 2015 | 14:41

Flávio, bom dia!

Você não fez nenhum estágio?

Seria interessante vivenciar o dia-a-dia de um escritório, visto a gama de serviços e obrigações contábil, fiscal e trabalhistas são enormes. Mas se tiver oportunidade, faça sim cursos nessas áreas. Estou com a mesma dificuldade sua, mas ainda não montei meu próprio escritório porque trabalho em outra área.

Espere novos comentários dos demais colegas.

abs

Donizete

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 08:42

Bom dia,

A faculdade dá uma base boa, teoria, etc e tal, mas a experiência vem da prática. Acho arriscado tocar um projeto próprio antes de criar uma "bagagem".

Conforme o colega Donizete comentou, sugiro uma certa vivência na área antes de partir para o próprio empreendimento.

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 08:49

Bom dia Flávio,

o estágio é a melhor forma de se sentir mais preparado para enfrentar esse desafio, mas você deve conciliar os estágios com cursos e leituras para se atualizar e sentir-se pronto.

Outra ideia é procurar uma pessoa que tenha experiência para ir lhe auxiliando

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
DOUGLAS BORGES

Douglas Borges

Prata DIVISÃO 1, Controller
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 08:57

Flávio Silva

Bom dia,

Você pode abrir um escritório ou até mesmo uma franquia, existe uma franquia de contabilidade, procura na internet que ela aparece na primeira página.
Lembrando que um escritório por mais simples que ele possa ser, você terá custos de abertura, sistema, computador, etc. Assim, você pode procurar uma parceria com contadores que também estão na procura de montar um escritório.
Na sua classe da faculdade mesmo, não tem ninguém que queira montar um escritório?

Atenciosamente,

Douglas
folhasp.net

Givanete Amorim

Givanete Amorim

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 22 junho 2015 | 10:57

Flávio Silva,

Sugiro um estágio. A prática vai deixar você mais seguro pra investir no seu próprio empreendimento e exercer a profissão com mais qualidade.
Boa sorte!

Ajudar um colega da mesma profissão não gera concorrência. Gera admiração.
Caio Vitor Portugal Lago
Articulista

Caio Vitor Portugal Lago

Articulista , Consultor(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 10:39

Bom dia Flávio

Na minha opinião além do estagio que é temporário , o profissional terá que estudar muito todas as áreas que o escritório atenderá .
Acho muito arriscado mesmo após a um estagio abrir o escritório , primeiro ao entrar em uma empresa contábil terá que passar por diversos setores e após dominar as áreas ai sim estará apto , pois abrir um escritório sem experiencia e conhecimento é suicídio.

Apenas estou externando a minha opinião , trabalhe alguns anos em diversos setores do escritório contábil e é bom ter algum sócio ou consultor com bastante conhecimento e experiencia para auxiliar nas tomadas de decisões.

Caio Portugal
Consultor de SPED Fiscal e Contribuições
E-mail: [email protected]

"Decidir o que não fazer é tão importante quanto decidir o que fazer". Steve Jobs
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 10:44

Bom dia Flávio Silva,

Aconselho a trabalhar em algum escritório antes e conhecer a rotina antes de tentar alçar voo solo, ou então, conseguir um sócio com experiência.

Lembre que num mercado como o nosso, onde confiança é importantíssimo, começar errado e queimar o nome é um tiro no pé muito grande.

Procure também grupos e associações de contadores locais, caso haja, formam um grupo mútuo de ajuda que costuma ser bastante proveitoso.

Forte abraço.

Fabricio Oliveira

Fabricio Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 10:49

Bom Dia!



Realmente é necessário uma experiência prática do ramo e não somente a teoria aprendida na faculdade. Vivenciar as rotinas de trabalho e principalmente se familiarizar com as mudanças que sempre ocorrem. Então, é aconselhável pegar experiência (se possível em todos os setores) para que adquira confiança e obtenha sucesso no seu próprio negócio. Eu faço faculdade de Ciências Contábeis e também trabalho num escritório de contabilidade, pude perceber que é um ramo complexo e para o sucesso é necessário muito esforço, dedicação e estudo.



Att,

Fabricio Oliveira.

Daniela Lima

Daniela Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 12:18

Flávio,

Iniciar um negócio sem a formação da estrutura correta da base, será um tiro no pé. As vezes até temos o capital, mas não temos conhecimento ou nem mesmo perfil de empreendedor.

Eu sou formada a 6 anos e trabalho na área a 11 anos, e agora que venho me sentindo absolutamente preparada para investir em uma marca própria, um escritório. Amigo, eu te falo, iniciar um negócio neste país é difícil. Exige muito suor, dedicação, conhecimento, tristezas e felicidades.

Eu lhe desejo sorte em sua caminhada.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Terça-Feira | 29 setembro 2015 | 13:04

Boa tarde!

Um escritório contábil além da Contabilidade também atua nas áreas fiscal e trabalhista.
Na área fiscal, você tem empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido, Arbitrado e Real. São Regimes de Tributação complexos, menos o Simples Nacional, que exigem muito conhecimento prático.. Isso sem contar nas apurações de ICMS, IPI, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, os "queridos" SPED, ECD, ECF, Aproveitamento de Crédito, etc.etc.etc...Isso na faculdade você não aprendeu na prática...
Na área Trabalhista são admissões, demissões, rescisão de contrato de trabalho, calculo de férias, 13º, CAGED, RAIS, DIRF, Proventos e Descontos, um bom programa de folha de pagamento, etc.etc.etc...

Fora isso, vais gastar com uma Consultoria para te ajudar nos diversos problemas e duvidas que surgem no dia à dia....

Então como nosso colega Sergio postou, o interessante para os iniciantes é trabalhar num escritório contábil e passar em todos os setores.. para pelo menos você ter uma idéia da ROTINA diária e mensal de um Escritório de Contabilidade.

Longe de mim desestimular nossos colegas iniciantes, mas mesmo Estágio é muito "superficial" na minha opinião..


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.