x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 3

acessos 936

Petição contra as multas fiscais

Claudio Teles

Claudio Teles

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 26 junho 2015 | 11:59

Caros Amigos,

Acabei de ler e assinar o abaixo-assinado: «PETIÇÃO MULTAS DECLARAÇÕES FEDERAIS» no endereço http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR76810

Concordo com este abaixo-assinado e cumpro com o dever de o fazer chegar ao maior número de pessoas.

Caso você concorde, agradeço que assine o abaixo-assinado e que ajudem na sua divulgação através de um email para os seus contatos.

Obrigado.

Claudio Teles
Salvador - Bahia
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 26 junho 2015 | 13:52

Boa tarde,

Não vou julgar o mérito da iniciativa, mas posso dizer que existem casos e casos.

Concordo que existe uma quantidade imensa de obrigações acessórias, mas creio que o problema maior seja o despreparo de alguns escritórios que assumem cargas de trabalho maiores do que o suportado. Muitos só querem faturar, aí o momento das entregas se aproxima e percebem que não vão dar conta.

Aqui no forum temos muitos exemplos de profisionais que aos 26 dias do mês de junho, faltando 4 dias para a entrega da ECD vem abrir tópico perguntando:

- Sou obrigado a entregar a ECD?
- Quais empresas são obrigadas a efetuar a entrega?
- Sou do lucro real, mas não tive lucro, sou obrigado a entregar?

Sem falar daqueles que ganharam a tarefa de fazer o SPED de um determinado cliente e essa pessoa não sabe o que é contrato social, forma de tributação ou objeto social. Por favor né gente? Pobre dos clientes destes profissionais, pois quando der erro ou algum problema, que critério e ceticismo esta pessoa vai ter para corrigir o erro?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 9 anos Sexta-Feira | 26 junho 2015 | 14:59

Boa tarde Mauricio!

Sou testemunha de sua valiosa ajuda no tópico de ontem, e já o agradeci por ela, mas não posso me calar diante de sua resposta acima.

Eu não sou Escritório de Contabilidade e por isso não estou julgando ou criticando aqui quem quer que seja, mas não concordo com o teor de sua resposta, pois estamos sim vivenciando uma transformação extremamente perigosa que o governo está nos imputando.

Não falo apenas nas obrigações acessórias que somos obrigados a fazer, com multas PESADÍSSIMAS caso tenha algum erro, inconformidade ou atraso, ou seja, o governo cria o monstro, são PÉSSIMOS nos esclarecimentos e nós temos que nos virar para fazer a coisa certa.

Sabemos que tem profissionais que realmente não se esforçam em aprender, não investem em cursos, não participam de espaços como o nosso Fórum e por aí vai, mas o mercado está assim, e para a sobrevivência de todos, sei que alguns pegam clientes que eles não tem como dar conta do recado sozinhos, mas isso é uma verdade em TODOS os setores da nossa economia.

eu vejo com simpatia iniciativas como foi passada pelo colega Claudio, aliás já temos um tópico sobre esse assunto, um com o assunto da inoperância de nossos CRCs, e vou além, pois nosso governo (em todas as esferas) alteram leis na calada da noite, geralmente dias 30 e 31 de dezembro ou vésperas de feriados prolongados, e aí meu caro, um abraço se você não tem uma assessoria competente ou o hábito de ler todo dia de manhã se houve alterações, nessas POUCAS leis que temos no País.

Então não concordo que os clientes são "coitados", coitados, na minha opinião somos nós, que "se correr o bicho pega e se ficar o bicho come".


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 26 junho 2015 | 16:41

Eduardo,

Tentei ser curto e objetivo, mas não tive a intenção de pegar pesado. Se assim o fiz, então realmente peço desculpas com quem possa ter se sentido ofendido e a minha resposta não foi para criticar nosso colega Claudio.

Mas veja bem, fiz questão de frisar que existem casos e casos. Estamos sim abarrotados de obrigações acessórias e como você mesmo disse, nem o fisco sabe como lidar com elas. Mas há também os despreparados (como em toda a profissão) que podem se aproveitar destas "petições" para alongar o prazo justamente para continuar na zona de conforto.

Mas vamos lá pessoal... não vamos criar caso aqui, tudo na boa não é? Temos "N" problemas para resolver pela frente.

E quanto aos CRCs, não tenho expectativa nenhuma por parte deles. Um conselho que só encaminha e-mail de palestra achando que está fazendo muito, não me convence. Quero a justificativa da anuidade dos profissionais estar presa na conta de Superavits Acumulados. Mas isso é papo para outro tópico.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.