x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 6

acessos 8.253

Pedidos de Declarações Falsas

Leandro Arnaud

Leandro Arnaud

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 11:09

Todos os anos entro em embates com meus clientes que pedem declarações de faturamento assinado por mim, contador, com valores maiores do que realmente foram porque o gerente do banco pediu e se não der esta declaração de faturamento, com valores altos, os clientes são ameaçados a perderem seus limites e benefícios bancários.

Os clientes dizem que, o Gerente do Banco disse que precisa dessa declaração para manutenção do cadastro e benefícios dos clientes e que precisa ser assinado pelo contador. E que não haverá problema nenhum para o cliente, pois será de uso interno do banco.

Eu não faço e nem assino documentos falsos e fraudulentos.

Há um meio de denunciar, reclamar ou fazer algo para inibir essas exigências de gerentes de bancos? Quais riscos estamos correndo se assinarmos uma declaração fraudulenta com essa? Vocês já fizeram isso?

Leandro Arnaud
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 13:53

Boa tarde Leandro,

Aqui, tão logo celebramos o contrato de prestação de serviços contábeis com o cliente, fizemos questão de deixar claro que não assinamos este ou qualquer outro tipo de declarações falsas.

Eventualmente se algum cliente "se esquece" de nossos termos e afirma que o gerente de sua conta diz que "não há problema algum em prestarmos tais declarações" o convidamos a elaborá-la e ele mesmo assiná-la.

Via de regra fica por isto mesmo e a declaração não é feita.

...

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 2 julho 2015 | 18:54

Concordo com o colega Saulo e mais, o Contador é obrigado a comunicar ao COAF qualquer atitude do Cliente que possa por em risco o sistema financeiro, e, tomar empréstimos com base em informações falsas sujeita o autor a pena de 5 a 12 anos de prisão.

O Contador responde por falsidade ideológica, além de ilícito civil podendo arcar com eventual prejuízo do banco e perder seu registro no CRC.

Então não deve ser assinado nada que não corresponda ao efetivamente contabilizado, Decore e outras declarações.



Leandro Arnaud

Leandro Arnaud

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 3 julho 2015 | 09:34

Vários gerentes de bancos fazem seus clientes pedirem para seus contadores essas declarações falsas. Como podemos denunciar esses gerentes?

Leandro Arnaud
Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 3 julho 2015 | 17:36

Leandro Arnaud, boa tarde

Mas isso é uma questão também do cliente que não debate ou conversa com o gerente. Se o próprio dono da empresa/estabelecimento fazer a carta e ele mesmo assinar, o gerente aceita sim a declaração.

Acontece que o gerente pede. O cliente não fala nada e pede para o contador. E muitos contadores fazem.

Eu não faço.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil
Leandro Arnaud

Leandro Arnaud

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 3 julho 2015 | 18:47

Sim, concordo com todos.

Mas o que me revolta é saber que os gerentes chantageiam seus clientes, fazendo eles pegarem um documento falso, assinado pelo contador, pra "tirar o deles da reta".

Muitos contadores fazem esses documentos. Muitos clientes se sujeitam a esses erros e os gerentes de bancos fazem isso acontecer.

Deveria existir um mecanismo de acabar com isso, de uma maneira de os mesmos terem medo ou de não emitirem ou solicitarem tais documentos.

O próprio gerente do banco não está nem aí com seu cliente, nem com a instituição a qual ele trabalha. E "tirando o dele da reta", foca somente nas comissões e nas metas.

Algo deve ser feito.

Leandro Arnaud

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.