x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 11

acessos 1.968

Escritório Contábil - Abertura de Escritório

Paloma

Paloma

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 11:43

Pessoal, bom dia.

Sou nova no Contebeis.com, costumo tirar algumas dúvidas por aqui e adoro as explicações, sempre bem detalhadas e com grande nível técnico.
Parabéns aos profissionais!

Meu Nome é Paloma, sou contadora CRC Ativo e possuo 4 anos de experiência no mercado de auditoria.
Estou com planos de abrir meu escritório contábil e trabalhar com rotinas contábeis atendendo clientes que enquadram ao simples nacional.

Vocês teriam algumas dicas de cursos que eu posso fazer para ganhar experiência no mercado?
Ou quaisquer assuntos relevantes e pontos de observação para realizar tal empreendedorismo.

Muito Obrigada, aguardo respostas.

Lucas

Lucas

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 1 setembro 2015 | 12:55

Boa tarde Paloma,

Eu sou Lucas, tenho uma implicância enorme com Contadores e Advogados, se acham Administradores. KKKK Eu trabalho em escritório de contabilidade e sou estudante de direito. kkkk

Mas voltando, ao objetivo o interessante é você saber o que é importante, cliente interno ou externo, ou ambos são importantes? A ultima está certa. Para obter conhecimento de administração, como fazer, ser uma excelente gestora, faça Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, se der faça Administração, para você se for formada em Ciências Contábeis Superior, tem alguns privilégios. Dê um enfoque no Direito Tributário para ajudar seus clientes externos a melhor forma de tributação.
Faça marketing, Logística, lembre, quando você vai na Ricardo Eletro, Casas Bahias, você quer comprar algo com desconto, ou seja, faça um estudo financeiro para proporcionar isso a seus clientes. Ou seja Faça Gestão Financeira, para controlar o financeiro e saber o que está ocorrendo.

Esteja sempre perto de seus clientes, gosto de falar que você tem que ter o controle do que seu cliente tem de lucro o prejuízo para saber se seu honorários será de 1.000,00 este ano e no ano que vem pode ser de 1200,00 ou tem que ser de 800,00. Lembre você está nascendo agora, você tem que abrir mão, depois de estabilizada no mercado, com experiência ai sim você dita a regra.

Proporcione ao cliente descontos com indicação, entre outras coisas.

Espero ter ajudado.

Logico que tem outras coisas, mas isso está bom para começo.

Marcia Duarte Ferreira Santos

Marcia Duarte Ferreira Santos

Bronze DIVISÃO 2, Analista
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 14:53

Boa tarde!

Acompanho algum tempo as postagens sobre diversos assuntos que tiram dúvidas de muitos profissionais e vem me auxiliando muito sempre!

Pretendo um dia colaborar tanto quanto colaboram comigo. Parabéns a todos!

A minha dúvida abrange esse tópico de "Abertura de empresas" muito comentado também.
Sou formada há pouco tempo e acabei de ser aprovada no exame de suficiência.
Como não estou trabalhando em nenhuma empresa no momento, estou me preparando para trabalhar na área contábil, por conta própria. Minha experiência é totalmente em empresa de pequeno e médio porte na área financeira generalista, portanto, tenho conhecimento e vivências na área contábil e fiscal, cursos de atualização, lançamentos, classificações, apurações, porém, não atuei na rotina de um escritório.

Penso em começar como profissional autônoma, atendendo empresas enquadradas pelo Simples Nacional, inclusive fazendo abertura e encerramentos e adquirir um sistema bom e funcional, e a princípio barato. Pretendo por enquanto, montar um plano de negócios e desenvolver o trabalho na minha casa a princípio.

Peço por favor, orientação dos profissionais da área para esse momento que estou decidindo e sugestões para que eu possa iniciar. Se esse meu pensamento tem sentido. Desculpe o texto extenso.

Obrigada desde já.

 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2015 | 09:51

Caros colegas,

Fico lendo o que foi postado aqui e feliz por saber que existem diversos profissionais dispostos a trabalhar na área contábil. Paloma, creio que vc não deva restringir seu trabalho tão somente a empresas enquadradas no simples nacional. Vc possui experiencia em auditoria e vejo o mercado carente de bons profissionais nessa área. Lucas, vc está correto em seu posicionamento. Marcia, repito o que disse para a Paloma.

Vamos adiante!!!!!!!!!! Boa sorte para todos.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2015 | 15:57

Na minha visão abrir um escritório contábil é uma enorme responsabilidade e o Contador deve estar 100% seguro disso, deve ter experiência que o resguarde em suas ações, pois é uma área bem ampla, com diversas leis, muita burocracia em todos os processos, muitas obrigações ao Governo muitas delas com multas altas, etc. Ultimamente tudo tem mudado muito rápido, o Governo esta apertando o cerco e o Contador é peça chave nessas mudanças.

Não é uma área fácil de acompanhar, requer tempo para ler bastante e principalmente saber interpretar as leis.

Colegas, a sugestão que dou a vcs é que, se possível, tentem ingressar em algum escritório contábil ou empresa primeiro para adquirir o mínimo de experiência na área, um ou dois anos seria o suficiente para dar uma visão geral e depois disso poder abrir seu próprio escritório contábil com segurança.

Outra ideia e é o que a maioria faz é ir pegando empresas pequenas e trabalhar nas hrs vagas, (sem a pressão de depender disso para pagar suas contas) mas sem sair do vínculo empregatício que possuem, pois como sabemos, conseguir clientes não é fácil, a concorrência é grande, é um trabalho diário de fidelização. Dai quando tiverem uma carteira que possibilite arcar com as despesas abrir um escritório.



Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
JOSE DONIZETI G. DOS SANTOS

Jose Donizeti G. dos Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2015 | 16:15

Na minha opinião, se vocês acham que devem abrir um escritório, devem colocar em prática isso. O que acrescento nas informações anteriores, todas muito importante diga-se de passagem é que vocês vão adquirir a experiência com o tempo, importante é terem vontade de aprender e estarem sempre se atualizando, o próprio site do CRC trás várias informações, bem como outros sites como este contábeis e a Receita Federal, mas quem tem que buscar essas informações são vocês, então não fique esperando, corram atrás.

boa sorte

Donizeti

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Terça-Feira | 6 outubro 2015 | 18:28

Boa noite pessoal,

Achei as colocações da Karina Perfeitas, só acrescento que pegar empresas para fazer a contabilidade, trabalhando em um escritório que atenda àquele mesmo público, pode ocasionar problemas ético-disciplinares junto ao conselho e até mesmo na esfera penal, dependendo da proporção, além de fatalmente implicar em justa causa.

Um escritório, ou uma empresa de contabilidade, é um negócio como outro qualquer, com todos os seus riscos, mas no nosso caso acrescido de uma responsabilidade muitíssimo maior. Além de inúmeras peculiaridades. A captação e a prospecção são muito difíceis e extremamente limitados pelo conselho, os honorários, em geral, estão bem deteriorados, o ciclo de vendas é longo demais, o retorno das ações é muito lento e pequeno, as demandas são enormes, enfim... O desafio é grande, mas quando se faz o que ama, desafio é combustível.

Entrar em um escritório é um dica importante pra aprender a lidar com o dia a dia de pequenas empresas. Começar devagar também é uma opção, cuidando para a questão da ética profissional. Mas a decisão e a entrega, são fundamentais.

Um excelente curso é o Empretec, mas nada vai te preparar para o dia a dia de um escritório completamente, somente os dias após dias vivendo isto.

Sugiro um foco, delimite seu público alvo, foque suas ações, você está no caminho certo, atirar para todos os lados acaba consumindo muito esforço e pouco retorno. No início, talvez seja razoável começar o escritório e fazer uns freelas por fora, perícia, auditória, coisa e tal. Mas tenha um foco no seu empreendimento. Procure fazer ações direcionadas, parcerias com Associações Comerciais, imobiliárias, advogados... Faça palestras, divulgue seus serviços, sua expertise. O retorno é lento, mas é uma forma sólida de se apresentar ao mercado e crescer de forma sustentável.

Forte Abraço e muito boa sorte.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 09:00

Sergio Fernandes Junior

Suas colocações foram ótimas, é claro que devemos sempre estar atentos ao código de conduta, prezando pela ética em nossas ações.

Acredito que um escritório contábil em nada estaria ameaçado se um funcionário se dispuser a fazer o IR de alguns vizinhos, a fornecer algum tipo de consultoria a eles ou auxiliar no processo de abertura de empresa de alguém da família por exemplo... Há uma enorme diferença entre essas situações e a situação onde um funcionário tenta "roubar" os clientes do escritório onde trabalha para fazer serviços particulares, fora do âmbito deste, aí sim é um caso sério de má conduta a ser avaliado.

Veja: nadyacosta.blogspot.com.br

Nos termos da alínea "c" do artigo 482 da CLT, constitui motivo ensejador de demissão por justa causa o fato do empregado cometer atos de negociação própria sem a permissão do empregador ou realizar atos que configure concorrência com a empresa para a qual trabalha ou for prejudicial ao serviço;

Esta hipótese legal de justa causa pode ser dividida em dois tipos específicos, a negociação habitual por conta própria, sem a permissão do empregador, e a concorrência com a empresa para o qual trabalha.

Quanto à negociação, é importante ressaltar que esta diz respeito à prática de atos de comércio. Estes atos devem ser praticados pelo empregado com habitualidade e sem a autorização do empregador. Desta forma, é necessária para a caracterização da justa causa que a negociação seja efetuada de forma habitual e que ocorra sem autorização do empregador.

Quanto à concorrência desleal, é importante ressaltar que a vedação legal diz respeito ao trabalho concorrente ou prejudicial ao serviço, pois nada impede que o empregado exerça outras atividades. Desta forma, desde que estas atividades não prejudiquem o seu serviço ou importe em concorrência desleal à empresa, não estará configurada a justa causa.

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 7 outubro 2015 | 09:12

Sim Karina Louzada, desculpe se causei algum dissabor, só quis alertar o colega mesmo, porque aqui no Rio, é comum as pessoas trabalharem em um escritório e começarem a pegar clientes por fora, clientes com o mesmo perfil que o escritório atende, e fatalmente, em algum momento, acabam misturando as coisas e tudo mais. É um problema comum por aqui na minha região e, como existe uma associação de contadores atuante, tem exigido do conselho providência sobre isso e o conselho tem batido forte... Só um alerta mesmo. Agora, atender a serviços que o escritório não oferece, fora do horário de trabalho e tal, problema nenhum.

Abraço

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 8 outubro 2015 | 07:35

Bom dia, Paloma

A resposta aqui talvez possa servir para nossa colega Marcia também.

A Karina e o Sergio, nas respostas anteriores expuseram o básico e ao meu ver, é exatamente isso.

Abrir um escritório requer inicialmente, experiência teórica, experiência prática, estudo de mercado e planejamento financeiro.

Em exemplo prático quero expor que, por exemplo, seu foco será o Simples Nacional, a experiência teórica te daria base e caminhos da forma como as coisas devem andar nesse regime tributário.

A prática em nossa área é fundamental, sem ela, não da, como atender optantes pelo Simples se na prática você nunca nem navegou pelo site do Simples Nacional e fez apurações de diversos tipos em diversos anexos?

O estudo de mercado envolve no caso, dois aspectos fundamentais, primeiro obviamente o público alvo-localização e posteriormente o que os colegas já bem citaram no que diz respeito a concorrência local.

E por fim o planejamento financeiro, sabendo as atuais dificuldades de abrir um novo negócio, o empenho necessário e a consciência do péssimo momento econômico que vivemos no país.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 12 outubro 2015 | 00:51

Fernando H. Buzaneli, olha sua citação

A prática em nossa área é fundamental, sem ela, não da, como atender optantes pelo Simples se na prática você nunca nem navegou pelo site do Simples Nacional e fez apurações de diversos tipos em diversos anexos?


Mudei recentemente de escritório e acabei de encontrar uma indústria pagando DAS pelo ANEXO IV.

Infelizmente vejo muito as pessoas, 'fazendo dessa forma, porque sempre foi feito assim'.

Quem tem o interesse de abrir um escritório tem que ter ciência que precisa estudar bastante, ter conhecimento bom em várias áreas, não adianta ser bom só na fiscal se o DP ficar vago. Não adianta falar que sabe bem uma coisa e corre atrás da outra, o profissional acaba se queimando.

Como vários colegas citaram, para abrir um escritório há várias vertentes a serem levadas em consideração e deve-se ter em mente que o retorno é de extrema demora.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 13 outubro 2015 | 09:53

Andrei, bom dia

Bem frisado, ótima colocação.

A visão ampla do negócio também é fundamental, confesso que apesar da contabilidade, minha área é fiscal e societária, mas você tem razão, conhecer a fundo e manter os estudos no negócio que se tem é de suma importância.

Quanto a industria pelo anexo IV, é mais um exemplo prático para que nossa colega veja que tem muito o que ser estudado e muitas vezes não é "tão simples assim".

Mas com dedicação, ciência de que a caminhada é árdua e vontade de aprender, acredito que seja uma opção interessante.

Bom dia para todos nós!

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.