x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 7

acessos 1.381

Iniciando na área contábil.

Diego

Diego

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Tributário
há 8 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2015 | 12:09

Bom dia!

Prezados colegas, estou iniciando agora na contabilidade e gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar com algum material para iniciantes na área contábil.
Pois, na empresa onde trabalho atualmente surgiu a oportunidade de atuar na área contábil e fui um dos privilegiados para auxiliar meus colegas de equipe nesse setor, por este motivo gostaria de entender um pouco mais como funciona tais processos contábeis. Desde o fechamento de uma empresa do regime mais simplificado ao fechamento de uma empresa do lucro real.

Toda ajuda é bem vinda.

Desde já agradeço a ajuda e atenção de todos!

Atenciosamente,

Diego Brito

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2015 | 10:23

Bom dia Diego, tudo bem?

Bem, na própria internet existem várias apostilas que introduzem o tema, entretanto aconselho a aquisição de um livro de contabilidade introdutória escritos por bons autores. Esses livros irão tratar, inicialmente: o que é, pra que serve, onde surgiu, como surgiu a contabilidade e depois a parte prática, da aplicação princípios, das técnicas e etc.

MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade básica fácil. 27. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
FERREIRA, Ricardo. Contabilidade Básica. 8ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Ferreira, 2010.

Não sei se esses livros são os mais atuais, mas procure por eduções mais novas, ok?

Mas qualquer dúvida, pode perguntar o objetivo do site é esse, compartilhar conhecimento.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
JAQUELINE FRANCINE

Jaqueline Francine

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 2 outubro 2015 | 16:07

Boa tarde Diego,

Se possivel faça cursos relacionados a área, na internet você encontra alguns desses cursos. E se possivel quem sabe uma graduação em Ciências contábeis futuramente. Alem da experiencia que terá em já estar trabalhando na área, a graduação pode lhe abrir mais espaços na profissão.

Jaqueline Francine

" A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria, o que você sente você atrai, o que você acredita se torna realidade" BUDA
Diego

Diego

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Tributário
há 8 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2015 | 09:39

Bom dia!

Agradeço a atenção à todos que tiraram um minuto de sua atenção para estarem me instruindo, mostrando alguns recurso os quais possa vir a utilizar para enriquecer, mais e mais, meu desenvolvimento dentro desta área. Vou procurar livros como nosso colega, Felipe Sarmento, disse. Quem sabe futuramente não consiga ingressar num curso superior, me especializando no setor.

Mais uma vez, obrigado.

Atenciosamente,

Diego Brito

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Terça-Feira | 6 outubro 2015 | 18:35

Boa noite Diego,

Olha, para uma colocação tão vaga assim, te dar uma resposta completa seria quase um "deboche". Pois falaria para você conhecer todos os CPCs e mais uma ou outra bibliografia... Isso só no ponto de vista contábil, ainda teríamos que falar no ponto de vista fiscal/tributário e as obrigações acessórias.

Acredito que, conforme suas dúvidas forem surgindo, você pode procurar ajuda por aqui mesmo e todos teremos o maior prazer em ajudar. Além disso, caso você precisa de algo mais específico, você precisa limitar melhor o campo de pergunta, por exemplo: "Como calcular o IRPJ de uma empresa no Lucro Presumido? ", ou "Como emitir o DAS de uma empresa?", para podermos responder melhor. Caso contrário, não dá para ajudar muito...

Conte sempre conosco.

Forte abraço.

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 12 outubro 2015 | 00:46

Diego, comece observação as colocações do colega Sergio Fernandes Junior, é de extrema importância que dê um passo de cada vez, não vai adiantar ler milhares de livros, fazer cursos, pesquisar na internet. Vai mais confundir do que ajudar, conforme for trabalhando, e a dúvida for surgindo ficará mais fácil para estudar e aprender.

Só não pode ter preguiça de estudar, de ler, isso não, nunca!

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.