x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 4

acessos 1.315

sobre abrir um escritório contábil...

R.

R.

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Sábado | 24 outubro 2015 | 12:48

Boa tarde pessoal,

Estudo Contábeis (2º semestre), atualmente estou estagiando na área Fiscal. Sei que tenho ainda pouca experiência, mas já almejo abrir meu próprio escritório. Eu não tinha essa idéia, nunca tive um espirito muito empreendedor rsrs mas, tenho uma amiga que estuda comigo, ela me ajuda muito, é muito inteligente, muito fácil de se relacionar e trabalhar, tem uma pouco mais de experiência (mas na área Contábil) e estivemos conversando sobre, abrir um escritório Contábil. Me convenceu, aderi a idéia de que se estudamos 4, 5 anos ou mais, não precisamos trabalhar "para os outros" pra sempre.
Então, estamos pensando, quando nos formarmos, assim q tirarmos nosso CRC, abrirmos um escritório, em sociedade. É um projeto a longo prazo, temos q começar a juntar $$ agora, fazer plano de negócio, pegar mais experiência, etc. Ainda assim, ouvimos muita gente falando "isso é pra quando vcs tiverem uns 30, 40 anos" "vc tem q ter muita experiência, passar por mais empresas. Não é assim, se forma e abre um escritório." "vão falir, abrindo um escritório aos 23 anos".
Somos muito esforçadas, estudamos e lemos muito sobre Área Fiscal, Contábil, Tributária, Trabalhista, etc. E até pensamos em talvez, ter uma terceira pessoa, mais experiente, para nosso escritório dar certo.
O q vcs acham? Abrir um escritório logo aos se formar é uma furada? Precisa mesmo de 10 ou mais anos de experiência??

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sábado | 24 outubro 2015 | 14:48

Júlia,
boa tarde;

E até pensamos em talvez, ter uma terceira pessoa, mais experiente, para nosso escritório dar certo


Os estudos se complementam com a prática, que é indispensável para quem quer iniciar como autônomo.

De toda forma, entendo que o texto grafado no início desta postagem seria a forma ideal de começar com o escritório.

Que esse(a) profissional tenha amplas noções da contabilidade, seja da confiança de voces e principalmente, se disponha a compartilhar os conhecimentos que possui.

Infelizmente (no meu ponto de vista) a graduação pura e simples em Ciências Contábeis não dá conhecimento suficiente para enfrentas os desafios inerentes à classe, salvo se o (a) profissional já tiver os conhecimentos mínimos para desempenho do labor.

Att

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Segunda-Feira | 26 outubro 2015 | 19:46

Boa noite Jéssica,

Olha, a primeira questão que eu aconselho é a procurar, imediatamente, um estágio. De preferência em escritório pequeno, onde você deva mexer em mais de uma área. Não se preocupe com salário no primeiro momento, mas em aprender, aprender o máximo possível.

Estudar é muito importante, mas no duro, no dia a dia, você vai utilizar relativamente pouco do que vê na teoria, e o que você realmente irá usar, ninguém vai te ensinar em livros ou sala de aula.

Procurar alguém com experiência é legal, mas experiência em escritório, rotina de escritório, pessoa com experiência de empresa grande vai ajudar em muito pouco. Tive um professor fantástico que tentou abrir escritório e desistiu, não aguentou o tranco...

No mais, quando se formar, já tendo alguma experiência e sabendo "fazer a coisa", é botar a cara. Você nunca vai estar 100% pronta, mas se souber o basicão e tiver disposição para fazer, bater na trave, tentar de novo, ir na repartição e tudo mais, você vai conseguir.

Boa sorte.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Terça-Feira | 27 outubro 2015 | 07:41

Bom dia Jéssica!

Concordo em partes com o Hugo e o Sérgio, por um simples motivo!

Um escritório de contabilidade em inicio, dificilmente vai ter uma empresa de médio porte, com vários funcionários e regime tributário fora do Simples Nacional ou MEI.

Essas empresas ou possuem os deptos. internos ou já são clientes de algum escritório contábil. Os que irão iniciar com vocês serão as Indicações de Amigos, conhecidos, etc.. e normalmente em inicio de operação também.... Esses clientes é que são a chave para o inicio da experiência, pois como são mais simples de fazer dá para "fuçar" tudo dentro das legislações (Contábil, Fiscal e Trabalhista)....

Eu sugiro que além de vocês se formarem para poder exercer a profissão, devam participar de cursos PRESENCIAIS, em instituições de renome, das áreas... Existem muitos desses cursos que são diretos, objetivos e que fazem com que os participantes "ponham a mão na massa literalmente", e isso irá ajudar muito à vocês, pois saberão na prática a preencher os livros fiscais, a parte trabalhista e a contábil....

Tenho certeza que isso irá ajudar e muito à vocês, e como estão no 2º semestre ainda, vocês tem tempo de sobra para ir vendo estes cursos, que eu acho que poderiam começar a fazer mais próximo da conclusão da faculdade.. assim o aprendizado fica mais "fresco" na memória.


Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2015 | 10:40

A vida lá fora (concorrência) é dura, as faculdades atuais são apenas caça-niqueis. Nenhuma delas preparará para o dia-a-dia e a rotina de obrigações além de ter no minimo um atendimento satisfatório.

Na minha humilde opinião, no minimo 5 anos de prática em rotina contábil e expertise em ao menos 2 áreas que devem ser complementadas por outros profissionais experientes. 10 anos creio ser o suficiente em prática para entender como funciona o ritmo.

Tem até profissionais sem estudo excelente, porém com décadas de prática.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.