x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 5

acessos 643

Douglas Alexandre

Douglas Alexandre

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 30 outubro 2015 | 08:20

Bom dia a todos!

Gostaria de uma ajuda e a opinião de vocês!
Hoje moro em Goiânia - GO, e passei ni primeiro exame do CRC deste ano de 2015 ainda não fiz a retirada do documento ,e agora no final do ano vou mudar para o estado de MG, como devo proceder nesse caso, eu consigo retirar normalmente meu CRC no estado de MG? Qual o procedimento correto a fazer?

Desde já agradeço!

Jessé César Pinto

Jessé César Pinto

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2015 | 09:02

Bom dia .
O exame é nacional,agora eu te pergunto você já deu entrada no registro do CRC em Goiás ? Se sim acredito que será necessário transferir.Caso não pode dar entrada direto em MG.

"O sol nasce para todos, mas a sombra é somente para quem merece."_ anônimo

CRC : 1SP297323/O-5

Jessé César Pinto
Kaik R. Vieira
Moderador

Kaik R. Vieira

Moderador , Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2015 | 09:15

Bom dia,

Como nosso colega bem mencionou o exame é nacional, sendo assim válido registro em qualquer estado. Porém a despeito de transferência acho que não é possível, vejo eu que caso você tenha dado entrada no estado que está basta dar baixa/cancelar e pós isso dar entrada direto em MG.

Sds.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
Vitória/ES
RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 9 anos Quarta-Feira | 11 novembro 2015 | 10:11

Douglas, bom dia.

Apenas complementando as informações prestadas pelos nobres profissionais Kaik e Jessé; de acordo com a Resolução CFC 1.097 de 24/08/2007 o registro junto ao CRC deverá ser obtido na jurisdição onde o contabilista tenha seu domicilio profissional (que é o local em que o contabilista exerce ou de onde dirige a totalidade ou a parte principal das suas atividades profissionais).

Em caso de alteração de jurisdição temos 2 circunstancias, as quais você poderá:

Caso já o tenha solicitado em sua Jurisdição atual poderá efetuar a "transferência" do seu registro para o seu novo domicílio profissional, ou simplesmente solicitar o "registro secundário" que é o concedido por CRC de jurisdição diversa daquela onde o contabilista possua seu registro profissional para que possa exercer suas atividades na sua jurisdição, sem alteração do seu domicílio profissional.

Rodrigo Fernando.

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, bacharel em Direito,  MBA em Gestão Tributária pela Universidade de São Paulo, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.