x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 4

acessos 1.194

inclusão dos empregados domesticos na rotina de trabalho (Ob

MARCO AURELIO NASCIMENTO

Marco Aurelio Nascimento

Bronze DIVISÃO 2, Assessor(a) Administrativo
há 9 anos Terça-Feira | 3 novembro 2015 | 12:07

Prezados Senhores:

Preciso que tirar um dúvida, trabalho num escritório de contabilidade, sou responsável pelo departamento de pessoal de vários clientes, faço tudo que é possível de rotina de DP, o que eu gostaria de saber se inclusão dos empregados do domésticos destes clientes gera uma nova rotina do meu trabalho, e se estarei obrigado a incluir esta nova rotina em meu trabalho, sem qualquer retorno financeiro. Não quero infringir a Legislação quanto a minha obrigação, e também não quero me sobrecarregar sem nenhum retorno.

Marco A Nascimento

MARCO A. NASCIMENTO
Assessor Adm

Anderson

Anderson

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2015 | 14:35

Bom Dia Marcos

Olha a rotina e a mesma, a diferença e que aumentara o seu serviço pois cada cliente que registra seu empregado domestico será como se foce um novo cliente, pois terá que abrir um CEI e fazer todas as obrigações pertinentes ao registro, tais como folha de pagamento, guias de INSS/FGTS e outras obrigações cuja legislação exige. No caso do escritório provavelmente o seu patrão deve cobrar um valor pelos serviços. Quanto a esta obrigado ou não a fazer, se faz parte do cargo a qual foi contratado, deve fazer. Agora quanto a estar sobrecarregado ou não esta recebendo nenhum retorno financeiro pelo acumulo de obrigações, isso devera ser conversado com seu patrão e chegar em um acordo entre as partes. Se você entende que o serviço aumento e esta te sobrecarregando,a solução e procurar seus superiores e conversa com eles.

Fica a dica: mesmo que a obrigação não seja do seu setor, mas tem capacidade e pode fazer faça, pois hoje empresas procuram colaboradores proativos.

Espero te ajudado

Att
Anderson

Marllon Freitas

Marllon Freitas

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2015 | 14:48

Quando você é contratado, normalmente, é para cumprir determinadas funções num certo intervalo de horas semanais.
O salário, ao meu ver, está ligado a quantidade de obrigações que você cumpre, a complexidade das mesmas e a competência com que o faz.
Caso a inclusão dessas novas rotinas aumentem de forma considerável seu trabalho/responsabilidade, é justo que converse com seus superiores e tente algum retorno financeiro. Sempre tendo em vista que a relação empregado x empresa é uma via de mão dupla.

Att.
Marllon Freitas
Duin Assessoria Contábil
http://www.duincontabil.com.br/
 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 9 novembro 2015 | 09:17

Caro Marllon,

Gostei de sua resposta ao questionamento do Marco Aurélio. Cabe lembrar que no Brasil, o poder de barganha das empresas é bem maior que o do empregado. Caso o empregado não faça o que tem que ser feito, independente de ser mais do que ele normalmente faz, a empresa demite esse empregado, coloca um pequeno anuncio(muita das vezes nem se faz necessário) em qualquer jornal da cidade e, no dia seguinte, terá uma fila imensa de candidatos para o posto de trabalho vago, se sujeitando ao que a empresa exige. Infelizmente é essa a realidade do mercado de trabalho no Brasil. Nós profissionais temos que nos valorizar muito, mas o Brasil ainda precisa mudar muito.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.