x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 11

acessos 1.649

Inicio de Carreira

Renata

Renata

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Financeiro
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 15:52

Olá caros companheiros,

Essa é a minha primeira postagem neste site.
Estou no 7º periodo de contabilidade e tenho muito interesse em começar a exercer a função assim que me formar. Penso em começar a captar alguns clientes ainda antes de me formar, empresas pequenas e com a ajuda de alguns parceiros já começar a fazer a contabilidade delas. Alguém aqui começou assim ? gostaria de algumas dicas e saber um pouco da história de vocês no inicio da profissão. Ficarei feliz em ler os comentários.

Grata !!

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 15:58

Boa tarde Sr. Renata, tudo bem?

Eu aconselho a não entrar de cabeça na abertura escritório contábil sem experiência em alguma área ou sem alguém que já esteja no ramo a algum tempo. Sou realista pelo fato de que é muito difícil se formar e começar a fazer de forma repentina vários setores de um escritório, você pode se embolar. E por mais simples que uma empresa seja, ela pode te causar dores de cabeça.

Então admiro a vontade de entrar no ramo de escritórios contábeis, mas vai com calma. Tente encontrar parceiros que venham trazer alguma bagagem e que você possa contar e também aprender.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Denner

Denner

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 16:14

Boa tarde, como disse o amigo acima, realmente não e recomendável caso não tenha nenhuma experiencia, pôs também estou no 7º semestre e estou trabalhando num escritório médio a uns 6 meses, e posso te garantir que no dia-a-dia a realidade e bem diferente da sala de aula.
Mas continue com esse pensamento de empreender, e boa sorte na sua carreira.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 16:26

Boa tarde, Renata

Complementando a resposta dos colegas, é totalmente inviável começar dessa forma.

Aconselho você a fazer estágios, ler muito, começar a compreender alguns funcionamentos básicos de um escritório, tais como; Departamento Fiscal, Contábil, Pessoal, Societário, Comercial.

É interessante estar na prática com pessoas experientes, acredite, o dia-a-dia dentro de um escritório contábil é com o "circo pegando fogo", legislações mudando a cada minuto, declarações com os prazos vencendo, clientes com as dúvidas operacionais (e não operacionais também), entre outras milhões de coisas, em fim, é fundamental você estar no meio desse "fogo cruzado" para entender que na prática a teoria é outra.

Acho sua sede pela área sensacional, mas mantenha o foco sem se precipitar, com a experiência vem a maestria!

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Geórgia Beatriz Pereira Bittencourt

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 13 janeiro 2016 | 16:43

Boa tarde Renata!

Ainda complementando as respostas dos colegas, o que você estuda na contabilidade é ótimo, lhe concede uma base teórica muito boa, porém na prática o funcionamento é bem mais complexo e rápido. Os clientes terão dúvidas no dia a dia e você deve ter prontidão em responde-los para que fiquem satisfeito. Lembre-se cliente é o melhor ativo de uma empresa, você não pode arriscar tratando-se do melhor bem que a empresa possuí.

As mudanças na legislação são constantes. É necessário conhecimento/experiencia de um sistema para gerenciar e fazer as rotinas de seus clientes.
Quando você capta clientes para um escritório principalmente no inicio, os ramos podem ser variados, cada um pode ter uma particularidade, o que exige de você mais conhecimento.

Sendo assim, procure um estágio na área e aproveite ao máximo este momento para conhecer e atrele o mesmo a estudos e conversas com outros profissionais da área para ir conhecendo este mercado. Isso ajudará você a fazer networking também, o que contará muitos pontos na abertura do escritório.

No mais, sucesso!

Todo progresso acontece fora da zona de conforto. (Michael John Bobak)

Atenciosamente,

Geórgia Beatriz Pereira
Victor Lima Dias

Victor Lima Dias

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 09:03

Prezados, bom dia!

Gostaria de aproveitar o tópico para fazer a seguinte indagação;

Tenho experiencia da rotina contábil, trabalhei em escritórios e conheço os três setores pilares da contabilidade, acontece que existem três colegas que possuem empresas optante pelo SIMPLES e eles já confirmaram que tomaria meus serviços.

Não possuo escritório, apenas meu computador pessoal, minha pergunta é quanto eu gastaria para adquirir software e as demais despesas para atender a demanda destes clientes?

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 09:12

Victor Lima Dias, bom dia.

Vai depender da forma como você prestará o serviço e o que você vai necessitar para prestar o serviço. Abrirá uma PJ? Trabalhará como autônomo? Um software bom, custa em média mensalmente em torno de R$ 450,00, um bom serviço de consultoria você pagará anualmente em média R$ 3.000,00. Além de materiais básicos de escritório...

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 14 janeiro 2016 | 16:57

Renata, nossos colegas foram sensacionais nas suas colocações.

Você pediu para relatar um pouco das experiências que passamos, vou dar a minha.

Comecei com 12 anos... e claro, como office-boy, já estou nessa brincadeira a um bom tempo, tenho conhecimento nos 03 setores, dando maior enfase a parte contábil e fiscal.

Por muitas e muitas vezes, já pensei em abrir meu escritório... já prospectei vários clientes que 'garantiram' que iriam trabalhar comigo assim que abrisse meu escritório, como também clientes que me acompanham a muito tempo, que vão para onde eu vou... e sabe o resultado de tudo isso?

Ainda sou empregado!

A uma série de fatores que devem ser levados em consideração, como bem lembrou os colegas, mais existem questão de tempo que você vai destinar a seus clientes, seu poder de resolução de conflitos com os mesmos. Questão de conhecimento, como bem lembrou o Fernando, muda muito, quantas vezes me vi pensando, "rapaz, preciso passar a informação correta, pq se eu for dono de escritório, eu sou a pessoa que estará a frente do negócio, eu sou a pessoa que o empresário vai consultar, vai acreditar, eu preciso saber, ter conhecimento e se tiver um bom funcionário, tenho que saber mais que ele ainda" Questões de recebimentos de honorários (isso não tá fácil para ninguém), questões de organização financeira do próprio escritório. Situações familiares, hoje eu preciso de um X de salário senão não consigo sustentar minha esposa e meus 03 filhos, tampouco tenho um tempo disponível fora do meu local de serviço para desempenhar outras atividades, ou até mesmo levar serviço para casa, como muitas vezes quem tá começando vai precisar. Sobre o financeiro, muitas vezes você tem que dar um bom passo para trás... remar bastante, até atingir novamente um patamar que você tem ou se aproxime, logo você tem que pensar bastante se isso vai compensar ou não.

Enfim, falar que ainda não penso no meu escritório, penso sim, mais a muitos fatores que precisam ser alinhados para tomar tal decisão.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Sábado | 16 janeiro 2016 | 12:11

Victor Lima Dias


existe um software que é avulso o e-contab,da uma olhada.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 10:39

Caros colegas,

Belíssima a explanação do Andrei. Concordo com ele em suas colocações. Não podemos nos furtar em saber que o Brasil passa por séria recessão e que o ano de 2016 será um ano bem dificil, mas não desanimem.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.