x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 4

acessos 3.513

Montar Escritório em cidade pequena?

Wiliam Rosendo

Wiliam Rosendo

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 15 fevereiro 2016 | 16:12

Olá pessoal, estou com um dilema aqui e gostaria de saber a opinião dos colegas...

Moro em uma cidade com pouco mais de 12.000 habitantes, aqui tem 3 escritórios de contabilidade, trabalho em escritório há mais de 5 anos, 2 em um e 3 em outro, mas estou com um grande desejo de montar meu próprio escritório...

Pois bem, acontece que estou receoso pelo tamanho da minha cidade, com medo de não conseguir clientela. Creio que não dá para sobreviver só com empresas "novas", e a concorrência precisa ser leal, obviamente...sou casado tenho 2 filhos só para aumentar o medo de não decolar... :/ (sem mencionar a questão dos MEIs que nem sequer precisam de contador, no caso de nao ter funcionario...)

O que os senhores acham, devo arriscar? será que realmente, neste caso "o sol nasce para todos?" Algué já passou por esta experiência?

Obrigado. Deus os abençoe!

"Todo joelho se dobre e toda língua proclame: Jesus Cristo é o Senhor!"
 Eduardo  Freitas

Eduardo Freitas

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 13:59

Caro Wiliam,

Em uma cidade com pouco mais de 12 mil hab que ja conta com 3 escritórios de contabilidade? !?!?! Eu diria que vc é de uma coragem exemplar. Acredito Wiliam, que precisamos começar a prestar mais serviços de consultoria. Consultoria contábil, fiscal, patrimonial e até mesmo financeira. Em cidades pequenas é sempre mais difícil. Comece a pesquisar as 2 ou 3 maiores empresas que existem em seu município. Descubra os pontos fracos, faça uma proposta à empresa para atuar no foco que é esse ponto fraco que vc previamente já sabe. Quem sabe vc consegue mostrar ao empresário, a importância de seus serviços para a empresa dele.

Att

Eduardo Freitas
FMS CM
Controlador Geral
[email protected]
Wiliam Rosendo

Wiliam Rosendo

há 8 anos Terça-Feira | 16 fevereiro 2016 | 15:28

Verdade Eduardo!
Não pensei por este lado. Eu encontro muita dificuldade na função que estou exercendo atualmente. Sinto falta de autonomia e as ferramentas que me são disponibilizadas são limitadas. Sinto-me desmotivado e sem perspectiva de crescimento. Por isso a primeira coisa que me veio à mente foi exatamente trabalhar por conta própria...mas de fato, não é tão simples quanto parece...

Obrigado pelas dicas! Um grande abraço!

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2016 | 00:34

Wiliam Rosendo, vou colar aqui a minha opinião que dei em um outro tópico, que também vou disponibilizar para você dar uma olhada.

Lembrando que minha cidade tem pouco mais de 100 mil habitantes...

Segue

Comecei com 12 anos... e claro, como office-boy, já estou nessa brincadeira a um bom tempo, tenho conhecimento nos 03 setores, dando maior enfase a parte contábil e fiscal.

Por muitas e muitas vezes, já pensei em abrir meu escritório... já prospectei vários clientes que 'garantiram' que iriam trabalhar comigo assim que abrisse meu escritório, como também clientes que me acompanham a muito tempo, que vão para onde eu vou... e sabe o resultado de tudo isso?

Ainda sou empregado!

A uma série de fatores que devem ser levados em consideração, como bem lembrou os colegas, mais existem questão de tempo que você vai destinar a seus clientes, seu poder de resolução de conflitos com os mesmos. Questão de conhecimento, como bem lembrou o Fernando, muda muito, quantas vezes me vi pensando, "rapaz, preciso passar a informação correta, pq se eu for dono de escritório, eu sou a pessoa que estará a frente do negócio, eu sou a pessoa que o empresário vai consultar, vai acreditar, eu preciso saber, ter conhecimento e se tiver um bom funcionário, tenho que saber mais que ele ainda" Questões de recebimentos de honorários (isso não tá fácil para ninguém), questões de organização financeira do próprio escritório. Situações familiares, hoje eu preciso de um X de salário senão não consigo sustentar minha esposa e meus 03 filhos, tampouco tenho um tempo disponível fora do meu local de serviço para desempenhar outras atividades, ou até mesmo levar serviço para casa, como muitas vezes quem tá começando vai precisar. Sobre o financeiro, muitas vezes você tem que dar um bom passo para trás... remar bastante, até atingir novamente um patamar que você tem ou se aproxime, logo você tem que pensar bastante se isso vai compensar ou não.

Enfim, falar que ainda não penso no meu escritório, penso sim, mais a muitos fatores que precisam ser alinhados para tomar tal decisão.

Espero que essa minha opinião ajude, pois pelo visto você tá num barco bem parecido com o meu.

Agora a opinião do colega Eduardo Freitas é de uma felicidade tremenda, é o caminho que acho que a contabilidade vai seguir nos próximos anos. Existe tantas mudanças que há muita gente fazendo o básico para não se enrolar, logo é uma grande oportunidade.

Segue o tópico, clique aqui

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Wiliam Rosendo

Wiliam Rosendo

há 8 anos Quarta-Feira | 17 fevereiro 2016 | 11:05

Isso ae Andrei, é exatamente estas questões que nos travam. De um lado temos o famoso "todo mundo tem que começar, isso implica descer para subir", ou "o sucesso é de quem faz, não de quem fala..." ou ainda "um passo para trás pode significar cinco passos para frente" etc...

Mas na realidade, as coisas são um pouco mais minuciosas...neh verdade? O fato de ter a "necessidade" de um montante minimo para sustentar as despesas e a família faz-nos frear e repensar, o que é justo e honesto, mas a questão é que isso se torna repetitivo, e o tempo acaba passando. Enfim, fato é que nada deve ser feito sem prudência, mas precisamos ser persistentes, e até mesmo REFLETIR SOBRE O QUE AMAMOS FAZER, porque afinal, tempo gasto com o ramo que não se gosta, é tempo perdido...O melhor a se fazer é misturar a cautela, com um pitada de ousadia, uma boa dose de confiança em Deus, e nunca, nunca, nuuuuunca parar de sonhar...

Sugiro os videos do coach "Geronimo Tehml"...são motivadores e inspiradores. No you tube é facílimo encontrar.

Grande Abraço sucesso para nós todos! Deus abençoe!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.