Wiliam Rosendo, vou colar aqui a minha opinião que dei em um outro tópico, que também vou disponibilizar para você dar uma olhada.
Lembrando que minha cidade tem pouco mais de 100 mil habitantes...
Segue
Comecei com 12 anos... e claro, como office-boy, já estou nessa brincadeira a um bom tempo, tenho conhecimento nos 03 setores, dando maior enfase a parte contábil e fiscal.
Por muitas e muitas vezes, já pensei em abrir meu escritório... já prospectei vários clientes que 'garantiram' que iriam trabalhar comigo assim que abrisse meu escritório, como também clientes que me acompanham a muito tempo, que vão para onde eu vou... e sabe o resultado de tudo isso?
Ainda sou empregado!
A uma série de fatores que devem ser levados em consideração, como bem lembrou os colegas, mais existem questão de tempo que você vai destinar a seus clientes, seu poder de resolução de conflitos com os mesmos. Questão de conhecimento, como bem lembrou o Fernando, muda muito, quantas vezes me vi pensando, "rapaz, preciso passar a informação correta, pq se eu for dono de escritório, eu sou a pessoa que estará a frente do negócio, eu sou a pessoa que o empresário vai consultar, vai acreditar, eu preciso saber, ter conhecimento e se tiver um bom funcionário, tenho que saber mais que ele ainda" Questões de recebimentos de honorários (isso não tá fácil para ninguém), questões de organização financeira do próprio escritório. Situações familiares, hoje eu preciso de um X de salário senão não consigo sustentar minha esposa e meus 03 filhos, tampouco tenho um tempo disponível fora do meu local de serviço para desempenhar outras atividades, ou até mesmo levar serviço para casa, como muitas vezes quem tá começando vai precisar. Sobre o financeiro, muitas vezes você tem que dar um bom passo para trás... remar bastante, até atingir novamente um patamar que você tem ou se aproxime, logo você tem que pensar bastante se isso vai compensar ou não.
Enfim, falar que ainda não penso no meu escritório, penso sim, mais a muitos fatores que precisam ser alinhados para tomar tal decisão.
Espero que essa minha opinião ajude, pois pelo visto você tá num barco bem parecido com o meu.
Agora a opinião do colega Eduardo Freitas é de uma felicidade tremenda, é o caminho que acho que a contabilidade vai seguir nos próximos anos. Existe tantas mudanças que há muita gente fazendo o básico para não se enrolar, logo é uma grande oportunidade.
Segue o tópico, clique aqui