x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 12

acessos 27.049

Mudança de Contador

Diego de Oliveira

Diego de Oliveira

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 17:00

Boa tarde, desculpe se estiver postando na sala errada, mas não encontrei uma que me parecesse mais apropriada.

Trabalho em um escritório e um de nosso clientes resolveu mudar de contador. Foi entregue a ele, todos os livros e documentos impressos referentes a sua empresa.

Porém o novo contador tem insistido em solicitar um backup do nosso sistema de escrituração contábil, visto que ele utiliza o mesmo sistema e isso facilitaria para que ele desse prosseguimento com a escrituração da empresa.

Porém meu patrão o contador responsável se nega a entregar, alegando que toda a informação que consta no sistema foi entregue impressa nos livros, e que não tem obrigação e não se sente a vontade em entregar cópia dos sistemas contábeis.

Já vasculhei na internet e pelo que encontrei constatei que realmente não há obrigação de entregarmos cópias do sistema, mesmo que apenas a parte que consta apenas os dados da empresa em questão, porém o novo contador e o próprio cliente estão importunando frequentemente alegando que é uma obrigação nossa, mesmo eu ciente de que não é, como constatei através de posts antigos do portal, não encontrei uma base legal para negar a entrega. Alguém saberia me informar a legislação que trata desse assunto de modo que eu possa mostrar ao novo contador e ao cliente que esta não é uma obrigação nossa?
Desde já muito obrigado.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 17:14

Boa tarde Diego,

O Ideal é que isto esteja logo em contrato. Mas não é obrigado a entregar, e não há legislação expressa que diga isto, na verdade, a interpretação é ao contrário, é que se não há legislação que o obrigue, ele não é obrigado. Seria uma ato de mera cortesia, que se o seu patrão não quer praticar, não pratica.

Em alguns casos entregamos, quando essa transição é feita de uma forma tranquila, sem sacanagem, sem "roubar cliente", entregamos numa boa. Se foi feita praticando preços mais baixos ou se de alguma forma nos sentimos sacaneados, entregamos apenas o estritamente obrigado. É tudo uma questão de forma de proceder.

Forte abraço.

Diego de Oliveira

Diego de Oliveira

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 17:23

Boa Tarde Sérgio,

Entendi, muito obrigado, a questão de não entregar eu não sei bem o motivo, meu patrão só me informou que há um acordo verbal dos escritórios de que quando o cliente procura outro contador, este deve entrar em contato com o contador da empresa para saber o motivo de o cliente querer mudar e não cobrar valor abaixo do que o atual contador cobra. Parece que este acordo verbal não foi cumprido.

Novamente muito obrigado pela resposta, foi bastante esclarecedor.

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 17:26

Boa tarde Diego,

Não existe muito mais isso não. Seu patrão deve ser da antiga, meu pai também é, antigamente tinha muito dessa cortesia profissional mesmo. É o mais certo, mas nem todo mundo faz, é uma prática cada vez mais em desuso. Aqui fazemos, mas também procuramos ser o mais cordial possível, mesmo quando não são conosco, nossa conduta não depende da dos outros. Só não fazemos realmente se for uma coisa muito escrachada, quando o cara fez pressão pra levar, aviltou honorário, enfim...

Abraço

Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 2 março 2016 | 17:27

Concordo inteiramente com a posição do Sergio.

Desconheço algum dispositivo que obrigue e nunca sequer ouvi falar de um contador ter passado backup de sistema para outro que o substituiria. A obrigação é em relação ao contratado, inclusive às demonstrações contábeis, passado disso seria uma gentileza a prestar, cabe analisar se merece ou não.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
Marcelo Morais

Marcelo Morais

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 16:04

Boa tarde Diego,

Conforme foi exposto pelo nosso amigo Sergio e nosso amigo Guilherme, o que cabe ao antigo contador entregar ao novo escritório, são os livros, demonstrações contábeis e o arquivo de notas fiscais e documentos (caso seu escritório tenha). Entregar um backup de toda a escrituração feita, sera entregar todo o trabalho feito antes de "mãos beijadas" ao novo contador. Pelas poucas vezes que vi casos, nos quais eram trocados os contadores dificilmente se passa os arquivos dos sistemas. Isso é algo interno e de sigilo, acredito não ser uma boa ideia passar estes arquivos ao novo contador. Caso não tenha um contrato de prestação de serviço inicial, elabore um de distrato, discriminando toda documentação entre e que a responsabilidade de seu escritório termina na data da entrega dos arquivos.

Atenciosamente,

Marcelo Morais
Diego de Oliveira

Diego de Oliveira

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 16:38

Bom para encerrar o caso.

O dono da empresa procurou o CRC da cidade a fim de que fossemos obrigados a lhe entregar o backup, porém como dito aqui, o delegado disse que nada nos obrigava a entregar cópias de nossos sistemas e que toda a informação dos sistemas constava nos Livros contábeis, e também informou que esse tipo de problema não é da alçada do CRC.

Gostaria de agradecer a todos os que comentaram, foi bastante esclarecedor, antes do escritório eu trabalhava justamente em uma empresa de suporte de softwares contábeis e volta e meia algum cliente ligava querendo saber essa informação, mas sempre fomos informados a dizer que não sabíamos, devido ao fato de isso ser uma discussão entre dois contadores clientes do mesmo software era melhor não se meter, então sempre tive essa dúvida.

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 16:38

Boa tarde a todos!

Esse contador que está querendo a cópia do que está no sistema é muito estranha. Mesmo ele alegando que é porque em um sistema igual, a RESPONSABILIDADE dele só inicia a partir do Registro na Receita, Estado e Município. Então para que ele quer isso?

Não tem lógica, e realmente, não existe na legislação essa obrigação.

às vezes podemos, e caso quiser também, os backups dos SPED, Sintegras, etc.. enviados...fora isso não tem nada à ver essa solicitação.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 8 março 2016 | 22:02

O que acontece muitas vezes é uma facilidade no manuseio da operação. Procurando ser mais objetivo, utilizando-se do mesmo sistema, o contador pode pedir para que o outro contador autorize a importação de toda contabilidade pelo mesmo realizada. Caso o antigo contador autorize o sistema que o mesmo utiliza faz um backup de toda a movimentação (fiscal, pessoal e contábil) da empresa e inclui posteriormente no sistema do contador futuro. Isso para a empresa é de grande valia, visto que nesta importação vai trazer o mesmo plano de contas, as mesmas informações de empregados, todas as notas lançadas e todo o balanço feito.

Sinceramente pode parecer que fica muito, mais muito fácil para o escritório que vai assumir a contabilidade, porém devo ter uma pensamento diferente pois toda e qualquer 'documentação ou informação' pertence a empresa e não ao contador, logo não vejo porque não fornecer tal autorização para o contador caso o mesmo peça. O que você vai ficar fazendo com um monte de informação de um cliente que não te pertence mais? Não é mais fácil fornecer toda a documentação do que toda vez ser obrigado a parar seu serviço para procurar alguma coisa que o outro contador ou antigo cliente está precisando?

Sei que pode parecer que o próximo contador pode colher os 'louros' da contabilidade antiga feito por você, porém minha ingenuidade me impede de acreditar que esse seja o seu objetivo e não a continuidade do trabalho antigamente realizado.

Sei também que a casos e casos a serem analisados. Problemática do cliente, falta de pagamentos, dificuldade de relacionamentos, etc... mais tirando esses percalços não vejo problema em fornecimento das informações.

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
VAGNER FERREIRA DE SOUZA

Vagner Ferreira de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 14:14

As informações pertencem a empresa não ao contador, ao meu ver geralmente trata-se de retaliação do contador que está perdendo o cliente, os clientes vão para onde bem desejarem, aqui no meu escritório dou o backup sem nenhum problema, eu fui pago para fazer aquilo.

Divair Laurindo Rosa

Divair Laurindo Rosa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 15:40

Há sistemas, como o Sage Gestão Contábil, onde não é possível fazer backup de uma única empresa. Se entregarmos o backup, nele estarão as movimentações de todos os clientes do escritório e não apenas a do cliente que rescindiu o contrato. Trabalhamos com o Sage Net e nele não há nem como o usuário fazer backups. Isso é feito periodicamente pelo próprio sistema.

Diego de Oliveira

Diego de Oliveira

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 30 maio 2016 | 16:52

Bom, o sistema que utilizamos é o Fortes, ele permite o backup individual por empresa, então esse não seria um problema, e de fato foi mais devido a um desentendimento do antigo contador com o novo.
Porém entregar o backup jamais seria uma obrigação, as obrigações estão previstas em lei e foram todas entregues, o sistema assim como as informações que nele constam são ferramentas que o contador utilizou para realizar determinado feito, o cliente contratou o serviço, mas as ferramentas do contador permanecem do contador no fim do serviço.
Eu compreendo o quanto facilitaria para o novo contador a aquisição desses arquivos, essa decisão de entregar ou não, infelizmente não foi minha. Porém não seria uma obrigação e sim uma gentileza , é como contratar uma empresa para construir uma casa, você recebe a casa no final, mas as ferramentas utilizadas na obra ainda pertencem a construtora.

Para quem não entendeu o porque do novo contador solicitar esses backups:
Bom são várias razões, irei citar algumas,
Cadastro de todos os funcionários da empresa, bem como suas férias já gozadas, faltas, atestados e etc...
Todas as Notas, cupons, e demais registros fiscais com informações de saldos de icms, pis, cofins etc...
Planos de contas, lançamentos, dre's, Balanços etc...

Reitero que todas essas informações foram entreguem impressas em seus respectivos documentos conforme a lei, agora o novo contador para dar prosseguimento ao trabalho, terá de realizar todo esse registro novamente em seu sistema para que não haja erros devido a falta de informações em operações futuras.
O envio dessas informações não violaria a integridade de nenhuma outra empresa do antigo contador no caso com o sistema que utilizamos, nao conheço outros, porém novamente, isso seria uma gentileza enorme e no caso o antigo contador, não o fez, por não ter tido um bom "fim de relacionamento" com o cliente, bem como não gostou da abordagem do novo contador ao pedir, ameaçando ir ao CRC procurar advogados e etc... talvez se ele tivesse sido mais gentil, entendo o fato de que não era uma obrigação, mas se pedisse como um colega de profissão, ele talvez tivesse recebido.

Novamente obrigado a todos pela ajuda :)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.