x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 3

acessos 781

Greve geral de Contadores 2016

Bruno Costa

Bruno Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 15:30

Não sei se somente eu estou indignado com as últimas mudanças na legislação e com a situação tributária e fiscal em geral, mas acho que o governo está fazendo nós de palhaços.
No meu Estado praticamente acabaram com a alíquota de 12% de ICMS e agora estão encurtando o prazo que temos para trabalhar pelo Decreto 46.959/2016, onde muitas atividades terão as guias de vencimento passando do dia 20 ou 15 para dia 05! Teremos cinco dias para trabalhar e emitir ICMS e ISS (no caso de Belo Horizonte vence dia 05 também), sendo que muitas vezes os documentos ainda nem chegaram. Criaram a obrigatoriedade de entregar mais uma declaração, essa DeSTDA que não foi viabilizada a transmissão. Fazemos o trabalho e na hora de enviar dá erro por problemas internos de sistema da fazenda estadual. Criaram a nova legislação de ICMS pela EC 87/2015 onde a burocracia atrapalha gigantescamente as empresas do e-commerce e todas outras que fazem transações interestaduais. Isso fora os SPED cada vez mais complexos e todas outras obrigações acessórias. Hoje estamos trabalhando para o Governo, de graça, para abastecê-los de informações e não para nosso cliente como poderíamos fazer.

Acho que nossa classe contábil não tem a noção da força que ela tem. Se os escritórios contábeis deixassem de enviar impostos o governo veria sua arrecadação despencar! Muitas empresas ficariam bloqueadas, o comércio pararia, faltaria alimento, ia virar um caos!

Se uma revolta dessa acontecer de verdade o governo teria que ceder, retirar as multas, ampliar os prazos para declarações e rever todas obrigações acessórias, fazendo apenas uma ou duas no mês ao invés de 6, 7 como é hoje.

E isso não é choro de preguiçoso, pois quem faz essas leis provavelmente nunca trabalhou num escritório de contabilidade, na ralação mesmo do dia dia, não sabem 10% da dificuldade que é. Algo tem que ser feito, uma divulgação em massa das nossas reivindicações, para que seja debatido na imprensa, pressionar os políticos para uma reforma tributária urgente, caso contrário os Contadores começariam agir de forma mais radical.

BFC Contabilidade.
**Cr$ Tetra**
MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 8 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 15:48

Bruno Costa


realmente é preciso bom senso por parte do nossos governantes,as obrigações crescem a cada dia.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 15:50

Meu sonho. Mas os órgãos de classe e representatividade não entram nem com uma ADI uma ACP, como esperar que conclamem a greve?

Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Sexta-Feira | 4 março 2016 | 15:52

Concordo plenamente com seus argumentes, nós funcionários de escritórios contábeis trabalhamos apenas para atender as exigências do governo e usam leis para nos coagir, aplicam multam, suspendem serviços e nos ameaçam a tirar o direito da legalidade das operações da empresa.

Apenas querem a confissão da divida tributária e arrecadar.

todas as esféras estão caminhando para o mesmo caminho, a burocracia, onde quem perde é o empresario e o contribuinte.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.