x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 12

acessos 2.563

Escritório de contabilidade

Alberto da Silva Cruz

Alberto da Silva Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 10:44

Bom dia a todos,

Pessoal não sei se estou fazendo uma besteira ou um investimento, estava trabalhando até o dia 24/02/16, pedi pra ser mandando embora por que recebi uma proposta de um cara que tem um escritório de contabilidade, a proposta foi o seguinte ele disse que eu tava perdendo tempo trabalhando pra enriquece outra pessoa podendo trabalha pra mim mesmo, ele disse que ia me ensinar toda a rotina de um escritório contábil sem pagar nada por isso, para empresas optantes pelo simples, me mandaram embora vou pegar 5 meses de seguro gostaria de saber se um treinamento intenso no período de mais ou menos 6 meses e o suficiente para abrir o escritório.

Gostaria de saber da opinião de vocês, e o que vou enfrentar nessa rotina?

OBS: Não vou ter gasto com aluguel,computador, mesas cadeiras, armários.

Att,
Alberto Cruz

Andrei Fernandes da Costa

Andrei Fernandes da Costa

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 10:51

Alberto da Silva Cruz, considero você corajoso, porém não louco!!!

Se você sentiu que esse era o momento, caia de cabeça, vai fundo....

Vou indicar um tópico aberto no qual tratamos um pouco sobre esse assunto (não somente esse, mais outros), vai servir de base para você já ter uma idéia, lá também tem uma opinião particular minha que diz muito sobre abertura de escritório.

Para acessar, clique aqui

"A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior perdoa, a inferior condena.
Tem coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!"

Chico Xavier
Diogo de Sousa Silva

Diogo de Sousa Silva

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 11:03

Alberto da Silva Cruz

Acho que toda nova oportunidade é valida. desde que feita com um bom planejamento.

Espero que tenha muita sorte nesta nova empreitada, e retorne assim que possível, relatando problemas/soluções que tenha passado.

Quem saiba um dia não tome coragem para sair de escritório e montar o meu também rs

Boa Sorte!!!

Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 11:08

Em primeiro lugar gostaria de citar uma frase do artista Criolo: "Quando alguém lhe oferece um caminho mais curto irmão, fique atento!"

Você não citou se já trabalhava com Contabilidade ou se ao menos possui habilitação para trabalhar (registro no CRC), mas se você deseja trabalhar, deve mergulhar na área diante desta oportunidade. Qual o objetivo, você ter um escritório contábil? Se for, além de habilitado você deve se sentir capaz de assumir a contabilidade destas empresas, estudar as peculiaridades, obrigações principais e acessórias, e contar com o apoio deste senhor que está lhe dando esta oportunidade que sinceramente nunca ouvi falar no mundo contábil.

Se você não é profissional contábil habilitado, tenho que discordar com essa empreitada, porque fere os princípios. Se você tem capacidade de aprender, investir, a absorver experiência em pouco tempo, vá em frente!

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
Raul Giraldini

Raul Giraldini

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 19:31

Concordo muito com a opinião do Guilherme Heiderichi.

E ainda acrescento algumas peculiaridades, com a maior crise que o país está passando como vc vai poder orientar um empresário a tomar a melhor decisão do regime tributário, qual qual tipo de empresa abrir, ramo etc...

Qual o seu histórico para apresentar, acima de tudo precisa ter organização, e confiança pois todas as informações de seu cliente está nas suas mãos.

Em 5 meses como saber de várias leis....trabalhistas fiscais, contábeis..etc..

Pode se preparar para ralar muito, pois as informações vão chegar de todos os lados.

boa sorte abraços..

Raul Giraldini
[email protected]
\"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.\" (Dave Weinbaum)
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 19:50

Caro Alberto,

Como alguns colegas já disseram, você não diz se é contador/técnico de contabilidade ou não. Nesse sentido, se você não for, mais do infração ética e disciplinar, você estará cometendo crime de exercício ilegal da profissão.

No mais, o cara que lhe falou isso, vai lhe passar clientes? Você já tem prospects? Você tem um fundo de reserva? Qual era o seu salário?

Se ele não vai lhe passar clientes, você não tem prospects, pouca ou nenhuma reserva, a depender do seu salário, me desculpe, acho que você fez um péssimo negócio.

A coisa não é tão fácil, você não vai colocar uma placa, um anúncio, fazer propagandas e vão chover clientes. Não! Não somos comércio varejista, somos um mercado complexo e cheio de peculiaridades. A captação de clientes não é tão fácil assim, o ciclo de vendas é chato e longo... Muitas pessoas tem essa impressão: nossa, todos estão reclamando dos seus contadores, vou abrir um escritório, trabalhar bem e vou ficar rico. O buraco é muito mais embaixo... Vai levar um tempo até você ter um retorno razoável, vai levar tempo até você, de fato, ter conhecimento adequado para tocar um escritório... O caminho vai ser um pouco complicado e às vezes demora mais que o previsto, mas a decisão está tomada, então lhe desejo sorte! Muita dedicação e força. O negócio é bom, financeiramente muito bom. Mas a estrada é um pouco mais complicada do que lhe venderam.

PS: Não pratique crime de exercício ilegal da profissão.

Abraço.

Alberto da Silva Cruz

Alberto da Silva Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 11:16

Bom dia pessoal,

Obrigado pelos comentários esclareceram algumas dúvidas.

Vou contar um pouco por que resolvi fazer isso:

Primeiramente tenho o registro do CRC porem nunca trabalhei em um escritório.

Na verdade estou cumprindo o aviso prévio meu ultimo dia de trabalho e dia 23/03/16 sou assistente financeiro.

Tenho renda para passa mais ou menos um ano sem trabalha e tenho todo o apoio da minha mulher que atualmente esta trabalhando.
Estou morando em são paulo e esse amigo que me chamou tem o escritório aqui em são paulo, porem sou de outro estado e meu interesse e montar o escritório lá, e uma cidade de mais ou menos 6 mil habitantes sem nenhum escritório de contabilidade e com algumas empresas, posso falar com certeza todas são optante pelo simples conhece quase todo mundo por nome ou pelo menos de vista.

Recebi uma proposta também do cara que vai ser candidato a prefeito para taralha com ele lá na prefeitura, provavelmente vai ganha por que até essa data ele e candidato único, meu pensamento e conciliar o trabalha no prefeitura com o escritório, já de inicio pelo menos 5 clientes tenho certeza que teria se tiver o conhecimento necessário muito rápido os outros empresários começariam a querer meus serviços.

Então e isso pessoal,
obrigado a todos.

Henrique Santos

Henrique Santos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 11:38

Alberto

Parabens pela iniciativa. É um ramo que exigi muito trabalho e atualização constante...

Essa alma caridosa que quer te acolher no ramo contabil, é no minimo duvidosa. Veja, ele não vai te "cobrar" nada para ensinar? Provavelmente voce terá que trabalhar para ele enquanto aprende. Você não terá custos? To entendendo que vc vai trabalhar no escritorio desse senhor. Sinto muito dizer, mas em seis meses não aprenderá tudo que é necessario para depois abrir seu proprio escritorio.

Deixa eu relatar meu caso.

Tenho 34 anos. Comecei a trabalhar na area aos 18 anos em um escritorio contabil de um familiar. Nesses 16 anos de profissão ainda trabalhei como contador em 2 empresas grandes da cidade. A 1 ano atras eu e meu irmão, que também é contador, decidimos abrir nosso proprio escritorio. Paralelamente continuo a trabalhar em um escritorio contabil, pois tenho familia ( esposa e filha) e ainda não sinto segurança em largar um trabalho fixo. Porem tenho a esperança de meu escritorio tem tudo para dar certo e seguir enfrente. Ate que isso aconteça preciso estar 'calçado" para qualquer imprevisto. A maior dificuldade é captar novos clientes, voce precisa ter parceiros....conhecer outros contadores, manter contato com empresarios ou administradores. A divulgação dos serviços contabeis é mais no "boca-a-boca".

Henrique Santos
Contador
Duos Contabilidade
[email protected]
Sumaré - SP
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 10:41

Alberto, bom dia,

Agora sim os pontos fecharam... Na cidade do interior você também vai reduzir custos, rotina é mais calma, existe essa oportunidade na prefeitura, enfim... O cenário é outro. Ótima escolha...

Só tenha cuidado/atenção se for outro estado, pois podem haver diferenças nas obrigações acessórias. O mesmo vale para a questão do município.

Boa sorte!

Parabéns!

Alberto da Silva Cruz

Alberto da Silva Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 11:13

Sergio bom dia,

Obrigado,

Com esse 6 meses que vou passa treinando e o suficiente para abrir o escritório? como você mesmo disse a rotina e mais calma.

Tem alguma dica em quais pontos devo me especificar mais?

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 15:47

Alberto,

Olha, é complicado, é dia a dia mesmo... Nasci dentro de escritório de contabilidade, meu pai é contador, meu avô foi contador, tenho primos contadores, enfim... e até hoje vou aprendendo coisas, todo dia.

Acho 6 meses pouco, mas dadas as circunstâncias, dá para segurar... Não dá é nesse mundo cão de metrópole.

Pegue as rotinas básicas:

Rodar Folha, enviar gfip... Férias, Horas Extras, Feriados, RDT, como atualizar dados do trabalhador, rescisão e as comunicações, caged, enfim...
Como calcular os impostos no simples, consultar o ecac, DCTF, DeSTDA, como gerar NFE e tal
Lançamentos de diário no CPC PME e as demais demonstrações.
Procedimentos de legalização, inscrição nos órgãos, um ou outro processo administrativo...

Com o tempo você vai ganhando bagagem. Se fizer o basicão, o resto é batendo cabeça e aprendendo todo dia. Não tem mistério, dá para tocar...

Recomendo dar uma olhada aqui, ficar por dentro, ir lendo os tópicos sobre o simples, mesmo os passados... Assistir os tutoriais do Youtube também é uma boa... O próprio perguntas e respostas do simples... Muita gente tem dúvidas e nem lê aquilo, acaba perguntando coisas que lá mesmo responde... A própria lc 123/06... Acho que o portal do simples tem um curso sobre o simples, ou tinha... O Manual do PGDAS tb responde muita dúvida que a galera fica mas não se dá o trabalho de ler... Enfim, tem muitas fontes, e você precisa correr atrás disso se quiser ter segurança e acumulo razoável para ser bom. Se não dava, dá pra ir na osmose, mas seria bom um pouco mais tempo.

Abraço

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Sexta-Feira | 18 março 2016 | 16:32

E se quiser, me add aí, qualquer coisa vamos trocando figurinha, no que precisar e eu puer ajudar, pode contar.

Grande abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.