x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 6

acessos 8.189

Como reclamar sobre empresa de contabilidade que presta péss

Alexandre Vinhaes

Alexandre Vinhaes

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a) Banco de Dados
há 8 anos Segunda-Feira | 2 maio 2016 | 15:57

Boa tarde senhores,
estou precisando contar com vocês para uma orientação por conta de um problema que estou tendo com um escritório de contabilidade aqui do Rio de Janeiro. Em janeiro deste ano precisei abrir uma empresa "Simples" para prestar serviços como PJ. Daí fiz contato com um contador que me passou o valor para fazer o serviço da criação da empresa. Era um valor bem alto, mas paguei imediatamente porque estava precisando de um CNPJ para começar a trabalhar. Não precisei de muito tempo para perceber que havia contratado um serviço muito ruim, onde me "enrolavam" o tempo todo. Nas raras vezes que eu conseguia fazer algum tipo de contato, seja por email, sms ou telefone, eu descobria que o processo estava parado e as desculpas eram diversas, como por exemplo que o portador havia esquecido de levar documentação para dar andamento, etc. Depois de muito custo, consegui que me dessem como concluído a parte do registro do contrato social. Só que descobri que foi registrado com problema. Quando fui tentar abrir a minha conta PJ no banco, a gerente percebeu que o contrato estava errado. De alguma forma conseguiram registrá-lo incompleto. Faltava a cláusula oitava. Confirmei isso pessoalmente lá no RCPJ e me informaram que o contador precisaria fazer um outro registro agora corretamente. A segunda pendência é com relação ao alvará. Pelo que entendi, o contador ainda não pagou uma taxa para que o processo de alvará se conclua.
A coisa piorou recentemente quando eu informei ao contador que eu não faria o contrato de suporte mensal com ele para que ele administrasse a minha empresa a partir do início do funcionamento da mesma, obviamente devido aos péssimos serviços prestados. Avisei que trabalharia com outro profissional. Tenho ligado para o escritório quase que diariamente e a atendente não passa a ligação dizendo que estão ocupados. Anota o recado dizendo que darão retorno. Obviamente não dão retorno e eu continuo com o transtorno, inclusive financeiro. Conclusão, não corrigiram ainda o meu contrato social e por outro lado ainda não concluíram a parte do alvará. Quando me atendem ou a quem eu peço para ligar, dizem que irão verificar e que darão o retorno até o final do dia. Nunca cumprem. Não estou aqui para prejudicar ninguém, estou precisando apenas que o contador honre com o compromisso firmado comigo, que é a conclusão do processo de abertura da empresa. Assim eu poderei seguir com outro profissional. Escrevi para o CRC (para 2 emails diferentes) para saber como agir, também sem nenhum retorno e por isso estou agora recorrendo à experiência de vocês. Vocês teriam como me orientar com esta questão ? Não queria entrar ainda com um advogado, pois acredito que exista algum órgão regulador dos contadores que possa me ajudar com tal situação.

Muito obrigado,
Alexandre.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 8 anos Quarta-Feira | 4 maio 2016 | 14:40

Boa tarde Alexandre,

É lamentável que estejamos falando de uma empresa contábil dirigida por um contador (se é que podemos qualificá-lo assim).

Faça uma denúncia (por escrito) em duas vias e a protocolize no CRC. Caso não tomem providência alguma você deve denunciar o contabilista e também o CRC em questão ao CFC, alternativamente contrate um advogado e faça valer seus direitos exigindo inclusive indenização por danos e perdas.

Infelizmente não lhe restam outras alternativas que não as apontadas e que devem ser providenciadas com a maior brevidade possível.

...

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 6 maio 2016 | 09:41

Alexandre,

Só complementando raciocínio do Saulo, para que tenha provas tempestivas, robustas e incontestáveis, sugiro que envie correspondência via "AR" (Aviso de Recebimento) ou via cartório à contabilidade, narrando o acontecido e os prejuízos causados pela demora não justificada na conclusão do processo, dando um prazo para que resolvam o o imbróglio.

Passado o prazo concedido para solução do problema, terá um documento altamente potente que lhe servirá como prova para reclamar seus direitos.

Lamentável que existam "profissionais" desse quilate a manchar a imagem de uma classe tão honrada.

Pela sua descrição, lamento que tenha caído em mãos erradas... esses procedimentos não são comuns em nosso meio, mas como em tudo na vida, nenhuma regra é absoluta.

Boa sorte.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Terça-Feira | 10 maio 2016 | 17:47

Boa tarde Alexandre,

Pode haver um agravante nesta história que é a questão do prazo do Simples Nacional. Quando a sua empresa foi registrada? A depender do tempo, eu sugiro pagar a outro profissional para concluir o serviço, mediante nota fiscal, e depois cobrar o reembolso da empresa de contabilidade anterior, é chato, vai "perder dinheiro", mas com certeza, se perder o simples, o prejuízo será muito maior.

No mais, reitero as palavras dos colegas.

Forte abraço.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 11 maio 2016 | 08:33

Bom dia,

Concordo com o que os colegas disseram, e reforço, o que o Sérgio citou é realmente importante, pois não adotar o regime tributário adequado lhe trará prejuízos ainda maiores.

E conforme citado, mesmo assim, faça a denúncia no CRC explicando o caso.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Luisa

Luisa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 11 maio 2016 | 08:56

Alexandre Vinhaes, lamento que tenha pessoas assim manchando a nossa profissão. Porque uma pessoa assim não pode ser chamado de profissional nunca.
O melhor seria você recorrer a um profissional, para que conclua o quanto antes todo esse processo de abertura e legalização da sua empresa, pois existe prazo para fazer a opção pelo simples nacional.
Posteriormente, tome as medidas cabíveis com o antigo escritório.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.