x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 8

acessos 4.524

Honorários Contábeis - Uma triste história

Vanessa R.

Vanessa R.

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 1 agosto 2016 | 15:11

Olá caros colegas,

Venho aqui relatar algo que acabou de me acontecer, neste exato momento, e que me deixou um tanto quanto abalada. Na verdade eu não sei nem porque me abalou tanto, já que isso acontece toda hora, mas me deixou bastante triste e sem reação.

Há 10 minutos recebi uma ligação de um senhor, médico, indagando sobre meus serviços contábeis e pedindo um valor de mensalidade (sic). Não gosto de dar informações assim por telefone, prefiro um email mais formal, com mais informações dadas com calma ou com uma visita pessoal ao possível futuro cliente, mas de qualquer modo eu acabei conversando com ele e explicando meus serviços.

Ele me disse que sua empresa, uma clínica médica, é composta por 4 sócios, todos médicos, e que possui 2 funcionários e que ela é tributada pelo lucro presumido.

Sem pensar muito, só com essas informações, eu lhe falei que cobraria R$ 1.200,00 para fazer toda a contabilidade, todas as obrigações acessórias inerentes à atividade, quaisquer relatórios que fosse do interesse de gestão dele, e que até 10 funcionários este valor não se alteraria. Falei que todos os documentos que ele precisaria estaria disposto em meu site, online 24hrs, e estaria incluso assessoria e consultoria contábil. Expliquei das responsabilidades e implicações de um serviço mal executado e dei garantia de um serviço bem feito.

Pra minha surpresa ele falou que o valor que eu havia lhe dado era o mais 'alto' entre os que ele havia visto, que na cidade de Pelotas, vizinha à minha, havia um contador cobrando R$ 300,00 para fazer a contabilidade para uma empresa do LP e que o mais alto que ele havia visto até então foi de R$ 600,00.

Gente, eu fiquei sem reação. Na hora eu me questionei se eu estava realmente com preço exorbitante ou se o aviltamento de honorários está comendo solto por aí e nosso órgão regulador não conseguiu detectar isso ainda.

Falei pra ele que eu achava um pouco difícil ele conseguir um preço tão baixo aqui na minha cidade - no fim eu já passei a duvidar disso - e resolvi refazer meu honorário para ele. Isto mesmo, refiz o meu honorário prometendo cumprir os mesmos serviços, Ah, e ainda, sem cobrar a 13ª parcela de honorário. Passei para R$ 880,00.

E ele me respondeu o seguinte: "-Pois é, acho que vou ter que procurar por um contador em Pelotas".

GENTE! É inacreditável isso, juro que me senti tão mal por isso que eu nem sei como terminei a ligação.

Fica aqui o meu desabafo a vocês e a dúvida: Estou errada na valoração dos meu serviços?

Obrigada, e desculpem qualquer coisa.

Vanessa Ramos

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 2 agosto 2016 | 07:43

Vanessa, bom dia

Não sei por aí a média dos valores, mas tomando por base o conteúdo geral do tópico e não o ponto específico.

Se você executa um bom serviço, mostre isso na apresentação, venda seu peixe sem medo mesmo.

Gente desvalorizando a profissão e prestando servicinho meia boca tem de monte....

Valorize o seu trabalho, a sua dedicação e a qualidade do seu serviço, e digo mais, quando o cliente não valoriza o serviço, pense se realmente vale a pena atendê-lo....

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
Victor Hugo

Victor Hugo

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 2 agosto 2016 | 09:34

Ao meu ver, os 1.200,00 cobrado inicialmente foi um pouco alto pelas informações (2 empregados), mas isso dependeria do faturamento, se estiver um bom faturamento ai sim!

Mas na segunda cartada, os 880,00 é o valor ideal, perfeito e justo!!!



Vanessa R. se você ficou espantada com os 300,00 e 600,00 . . . você vai pensar em abandonar a profissão quando saber que tem sites que cobra honorários a partir de 49,90

Infelizmente nossos CRCs não serve para nada, apenas pra cobrar anuidades !

Victor Hugo
CRC 1SP305124/O-2

Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 2 agosto 2016 | 09:39

Existem escritórios que cobram valores baixo porque pagam mau seu funcionários, porque não prestam todos os serviços, geralmente somente o fiscal e folha. Se o cliente não quer pagar o valor de fato vale os serviços, com certeza ele não é uma contabilidade, quer apenas dizer que tem um contator.

Vanessa R.

Vanessa R.

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 2 agosto 2016 | 10:09

Bom dia, colegas!

@Fernando Buzaneli, sim, acho que meu maior choque foi a desvalorização e a falta de respeito profissional. Eu - mais ou menos - já previa o contato deste senhor porque uma menina, que trabalhou comigo e agora trabalha nesta clínica, falou comigo na sexta querendo informação, então o que eu fiz? Desde sexta comecei a estudar o caso - clínicas médicas, contabilidade para a área da saúde - para estar preparada para a situação do encontro com o cliente. Ou seja, quero dizer que nós passamos nós a vida toda estudando e nos preparando para vir um "profissional" cobrar a quarta parte de um serviço que seria executado com o maior zelo. É de embrulhar o estômago.

@Geraldo, acho errado. E injusto. O contador deve cobrar a qualidade do seu serviço, o seu comprometimento e seu tempo gasto estudando para melhor atender seu cliente. É uma pena que nem todo mundo pense assim, quem sabe o aviltamento não fosse algo tão efetivo em nossa profissão.

@Victor Hugo, sim, obviamente o valor final não seria este, já que todos sabemos que o cliente sempre irá "chorar" um valor um pouco melhor. Então pra ter uma boa margem eu inicialmente dou um valor acima do valor em que eu quero chegar. Esta empresa a qual me referi é uma empresa já conhecida na cidade, então eu duvido muito que o faturamento dela baixe R$ 80.000,00/mês (isto se fizermos uma conta muito superficial de 8 consultas/dia a R$ 120,00 - cada um dos 4 médicos, fora os convênios, etc e tal). Então não é uma empresa tão pequena. E contadores online de R$ 49,90? Cadê o CRC que não vê isso?

@Adailton, isto é uma grande verdade!

Dá vontade de desistir mesmo!

Abraços a todos!!

EVERTON ALEXANDRE DA SILVA ROCHA

Everton Alexandre da Silva Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 23:57

Acho um absurdo, trabalho em escritório contábil na Serra ES.
Aqui ocorrem muitos casos como estes em que o cliente quer estipular os preços dos teus serviços.
Para mero titulo de informação, aqui cobra-se entre R$220,00 e R$280,00 mensais para o MEI, somente para manter um controle de sua empresa, onde emitimos o DAS, 1 Balanço Patrimonial, 1 DRE, 1 BAlancete e as formalizações de 1 unico funcionario do MEI.
Nosso escritório em composto por otimos colaboradores qualificados e que conhecem 100% a empresa na qual estão prestando os serviços.
O que atrapalha na precificação dos nossos honorários sao outros contadores que escolhem precificar honorários muito baixos para atrair clientes de outros e a desvalorização de quem procura o contador porque nao entendem o trabalho que temos e nossa responsabilidade e assim acham-se no direito de precificar nossos honorarios sem nem ao menos saber o que fazemos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.