Acho que cobrar 30,00 é pouco e 360,64 como informado pelo Wilson pela Tabela de
Honorários de MG, um valor um tanto abusivo.
Eu discordo completamente da opinião do nosso colega Adalberto José Pereira Junior.
Não há nada de abusivo em cobrar R$ 360,64 de uma declaração de ITR, considerando a responsabilidade civil que temos em nossa profissão.
Todos nós pagamos R$ 300,00, R$ 400,00 ou até mais por uma consulta ao médico. Ninguém reclama e "paga sem choro", porque a classe dos médicos é unida...
Se houver união enter os profissionais, com todos cobrando o valor juto pelo serviço, para onde o cliente "vai correr"?? Ele vai escolher o profissional pela qualidade do atendimento e prestação de serviços, e não pelo preço cobrado...
Não vejo este valor de R$ 360,64 como sendo abusivo. Uma fazenda de 50 Ha (Hectares) que produz soja, em uma ano tem potencialidade para produzir no mínimo 2.500 sacas de soja (considerando uma produtividade de 50 sacas por Hectare) e, se comercializada no preço de hoje (R$ 75,00 a saca - valor aqui na minha região), gera uma renda bruta anual de R$ 187.500,00.
O honorário citado acima é menos de 0,2% sobre a renda bruta desta área. Onde está o abuso neste valor de honorário??
O abuso está quando ficamos pelo menos 04 anos na faculdade, mais vários tempos de nosso dia estudando a legislação (que muda a cada segundo) e, quando falamos em cobrar R$ 100,00 por declaração, o cliente afirma que isto é um abuso (quando não falam que é um roubo)...