Josiane
Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)Qual a melhor maneira de conversar com clientes inadimplentes a muito tempo. Deve-se continuar fazendo o trabalho normalmente, mesmo após longas conversas?
respostas 7
acessos 1.259
Josiane
Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)Qual a melhor maneira de conversar com clientes inadimplentes a muito tempo. Deve-se continuar fazendo o trabalho normalmente, mesmo após longas conversas?
Rodrigo Martins
Bronze DIVISÃO 4, Contador(a) Josiane,
É uma cultura que se cria com ele.
Se afrouxar, ele não prioriza e já viu... vai ser uma enxurrada de clientes sem pagar. Tem que mostrar que somos essenciais e que merecemos prioridade na hora que a empresa deles passa por um vermelho nas contas.
O ideal é deixar claro e em contrato desde o inicio as consequências da inadimplência.
O sistema que uso atualmente:
1) Cobrança nos primeiros dias por email, telefone, SMS ou Whats ou Skype;
2) Protesto após 15 dias
3) Fim do mês bloqueio
4) Tentativas de recuperação após bloqueio (reuniões no escritório ou na empresa)
5) Entrega da documentação após 30 dias bloqueado
Lembre-se que o protesto da fatura em cartório e o bloqueio do envio da folha de pagamento normalmente são as coisas que mais atingem o cliente e que o forçam a se regularizar com o escritório.
Obs.: A informação que mais nos protege é que não devemos cessar a entrega das obrigações acessórias até termos efetuado a entrega formal da documentação.
Eduardo Freitas
Prata DIVISÃO 5, Contador(a) Caros colegas,
Concordo com o colega Rodrigo! Não se pode ser bonzinho e muito menos se deixar criar uma cultura de inadimplencia.
Att
Robson Miranda
Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade Boa tarde colegas,
Levando em conta que o cliente não atrasa um mês, porém,
ao invés dele acertar com o escritório no dia 7, sempre paga lá para o dia 14
desde que entrei.
Qual metodologia posso usar para que esse clientes venham ajustar corretamente o pagamento até o limite devido,
Levando em conta que são clientes antigos e geram uma receita alta, como sou novo, quero fazer algo sem gerar conflitos futuros.
Quem puder ajudar ficarei grato.
Rodrigo Martins
Bronze DIVISÃO 4, Contador(a) Robson Miranda,
O ideal é cobrar desde o primeiro dia de atraso de forma sistemática. Após período inicial de cobrança enviar a protesto.
Nunca, mas nunca deixar de cobrar juros e multa pelo atraso.
Isso já basta pra ele saber que no próximo mês será punido pelo atraso. Ninguém gosta de pagar juros muito menos receber ligações, emails e mensagens todo dia.
Abs!
Robson Miranda
Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade Rodrigo Martins,
Obrigado pelas orientações, a partir do mês que vem porei em prática.
Vou conversar com meu supervisor (chefe) se ele aprova minha ideia,
sempre pensei que seria certo em qualquer hipótese cobrar juros por atraso, mas como sempre
foi meu superior que efetuava os recebimentos e por alguns deles serem "amigos" de anos, nunca falei nada.
Grato pela opinião amigo.
Sucesso.
Rodrigo Martins
Bronze DIVISÃO 4, Contador(a) Robson Miranda
Eu mesmo já cometi muito esse erro.
Temos que aprender que manter "amigos" ou "parentes" em nosso quadro de clientes e trata-los desta forma na hora de receber e como clientes na hora de efetuar o trabalho não fará bem pra saúde financeira da empresa.
Saber separar isso fará com que seus custos sejam coerentes com seus recebimentos.
Muita gente sem pagar ou pagando quando querem elevam em tudo seu custo, como Folha, Encargos, benefícios e inúmeras outras despesas.
Abs!!
Robson Miranda
Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade Rodrigo Martins,
Concordo com você.
Manter uma relação com clientes inadimplentes só gera custo. Um fator disso é o atraso de pagamento.
Eu busco e pretendo fazer algo para captar mais clientes, assim vindo uns 20 clientes ao ano,
os que costumam "atrasar" começarão a ser descartados, mesmo sendo "amigo" do patrão.
Sou literalmente novo em gerenciar, mas quero aprender a ser um bom gestor e dar continuidade aqui com um aspecto positivo e de crescimento para o escritório.
Aceito toda orientação de crescimento.
att,
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.