José Alexandre Fagundes da Silva
Bronze DIVISÃO 1, Agente Administrativo Boa noite.
Embora formado desde 2010, nunca atuei na área. Sou registrado no conselho desde esta data e tenho a carteira de contador.
Gostaria de iniciar a atividade de contabilidade com alguma pequena empresa, por conta, explorando, estudando e buscando as informações necessárias.
Como não auto na área ainda, preciso saber de várias coisas, más vamos por partes.
Primeiro, eu preciso obrigatoriamente, ter um sistema de contabilidade para lanças os débitos e créditos dos movimentos contábeis de uma empresa ou posso fazer isto no Excel e depois buscar os resultados e lançar nos sistemas obrigatórios federais e estaduais ?
Sei que tem vários sistemas para lançamentos que temos que baixar e informar o fisco, e também sei que tem sistemas que podemos comprar de empresas que importam e exportam dados para estes sistemas de fisco.
Não tenho recursos portanto penso em não investir em sistemas pagos, se posso com o conhecimento que tenho fazer lançamentos em Excel e gerar o que quero.
Ou sem um sistema pago não consigo avançar ?
Estou me referindo especificamente neste momento a débitos e créditos e fazer um balanço, balancete e demonstrativos fiscais.
Por onde iniciamos ?