Renata Salles
Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a) Tributário Olá, caros colegas, bom dia!
Me chamo Renata, e estou formada há aproximadamente 1 ano em Contabilidade (março/2017).
Tenho apenas 8 meses de experiência na área fiscal em uma empresa de energia, e nem vi grandes coisas por lá, foi tudo bem básico.
Saí do estágio em 2014, e desde então, não trabalhei mais, por vários motivos. No final do ano passado, eu e meu noivo começamos um MBA em Gestão Fiscal e Tributária, sendo que ele já é advogado especializado na área tributária, mas com pouca experiência.
E eu e meu noivo gostaríamos de constituir um escritório juntos. No caso, nossa ideia é ter um escritório que fizesse toda a rotina contábil, financeira, DP, fiscal, e ter a parte específica de tributos, com recuperação de créditos, compliance etc, onde ele atuaria mais que eu.
O problema é que eu e ele (mais eu que ele, rs) temos medo de fazer besteira! Porque são tantas declarações, obrigações acessórias, rotinas, detalhes, que temos medo de fazer nosso cliente acabar pagando multa, ou acabar perdendo dinheiro, e não recuperando, ou dar algum problema com a contabilidade, enfim!
Então minha questão é a seguinte: devemos abrir um escritório? Nossa ideia era começar só com empresas pequenas, do Simples e MEI, para ir pegando o "jeito" das rotinas, principalmente na parte que seria de escritório contábil.
Muitos colegas meus da faculdade falam que temos que "dar a cara a tapa" mesmo, ir aprendendo conforme o tempo for passando, porque é isso que a maioria deles está fazendo, só que quase todos eles tem pelo menos 2 anos de experiência em diversas áreas e empresas, e nossa experiência é bem limitada (meu noivo, por exemplo, ainda não trabalhou na área tributária).
Dando uma olhada no fórum, observei que o conselho da maioria é trabalhar por um tempo primeiro em um escritório para pegar experiência, e depois ter o próprio; mas hoje em dia, até para trabalhar como auxiliar contábil, as empresas têm pedido pelo menos 1 a 2 anos de experiência! Como posso aprender, se não consigo ser contratada?
Então pensamos, ao invés de perder tempo tentando ser contratados, de a gente abrir nosso escritório (estudando muito antes, durante, e depois, obviamente) e tentar a "sorte".
Gostaria de saber o que os colegas acham disso?
Obrigada desde já pela atenção,
Renata Salles.
OBS.: existe um curso do Anderson Hernandes (https://www.andersonhernandes.com.br) que ensina rotinas de escritório, gostaria de saber se ele é bom, se vale a pena comprar o curso online? Obrigada.