x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 84

acessos 21.044

Contadores: Agora é a hora!!!

DANIELI SUSA PEREIRA

Danieli Susa Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 10:39

Caros amigos contadores,


Estou editando neste forum minha indignação com os órgãos governamentais, acredito que será muito importante para todos e peço a gentileza que leiam até o final.


Acredito que se não tomarmos atitudes hoje, amanhã talvez seja tarde, visto que a contabilidade poderá entrar em extinção.


Infelizmente a maioria dos contadores ainda não se atentaram para as mudanças que estamos sofrendo, talvez porque já se acostumaram com o "jogo de cintura" que adquirimos através dos apedrejos da vida, ou então porque se recusam a se mexer por não acreditar que podemos resolver!


A verdade é que o Governo faz o que quer com o contador, nossos parlamentares estão preocupados em encher bolsos, cuecas, meias, enquanto isso somos bonequinhos em suas mãos, criam leis absurdas que nos obrigam a sermos ESCRAVOS DO GOVERNO.


Veja alguns absurdos:


Todos sabem que até 07/2007 não podíamos ser uma empresa Simples, automaticamente tínhamos apenas a opção de Lucro Presumido, pagando impostos descabidos.



E que a partir de 08/2007 passamos a ter a opção pelo Simples Nacional, porém com ressalvas, e todos nós tivemos que engolir isso, veja:


Art. 18. (...)
(...)
§ 22-B. Os escritórios de serviços contábeis, individualmente ou por meio de suas entidades representativas de classe, deverão: (Incluído pela Lei Complementar nº 128, de 2008)
I - promover atendimento gratuito relativo à inscrição, à opção de que trata o art. 18-A desta Lei Complementar e à primeira declaração anual simplificada da microempresa individual, podendo, para tanto, por meio de suas entidades representativas de classe, firmar convênios e acordos com a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, por intermédio dos seus órgãos vinculados; (Incluído pela Lei Complementar nº 128, de 2008)
II - fornecer, na forma estabelecida pelo Comitê Gestor, resultados de pesquisas quantitativas e qualitativas relativas às microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional por eles atendidas; (Incluído pela Lei Complementar nº 128, de 2008)
III - promover eventos de orientação fiscal, contábil e tributária para as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional por eles atendidas. (Incluído pela Lei Complementar nº 128, de 2008)
Assim, fique atento porque na forma disposta no § 22-C do art.18 da referida lei o não cumprimento das obrigações importará na exclusão do Simples Nacional do escritório de serviços contábeis, cujos efeitos se darão a partir do mês subseqüente ao do descumprimento, segundo o disposto em regulamento pelo Comitê Gestor


Como é que é!?


Quer dizer que passamos o dia todo trabalhando para o Governo, transmitindo declarações e mais declarações, preenchendo relatórios, apurando impostos, REPITO: APURANDO IMPOSTOS!!! somos os maiores arrecadadores de impostos no BRASIL, e ao invés de sermos totalmente isentos de pagar impostos somos obrigados a nos sujeitar ao artigo acima, sem saída, sentamos na cadeira e continuamos nossa vidinha escrava.


E a MEI? Micro empreendedor individual - foi estabelecido um faturamento anual até R$ 36.000,00 com pagamento de imposto fixo bem acessível, INTERESSANTE? PARA NÓS CONTADORES NÃO! Porque somos obrigados a constituir esta empresa sem cobrar nenhum centavos por isso, e pior, essas empresas são totalmente isentas da contabilidade, os órgãos não exige, e o CONTADOR? Fica a ver navios!!!!!!


Agora esta para ser aprovada uma LEI que vai aumentar esse teto de R$ 36.000,00 para R$ 60.000,00, então meus caros se estava ruim ficou pior, porque daqui um tempo e não vai demorar muito vai chover microempresas que nos pagam todos os meses honorários solicitando o encerramento e nos obrigando a constituição da MEI, visto que empresas como bar e outros podem aderir a MEI, e muitos escritórios dependem de microempresas como estas, veja o Lucro que esse cliente terá, pagará um imposto fixo e acessível, e não precisará mais do CONTADOR, ou seja, esta livre dos honorários. E o CONTADOR??? Some do mercado, lentamente estamos sumindo do mercado. Só o Governo quer ganhar, praticamente nos admite como empregados, não nos paga, nos cobra, somos desvalorizados e ainda corremos o risco de perder nossa identidade.


O Descaso é tão grande que até empresas de serviços contábeis podem aderir a MEI, quer dizer que o próprio contador não precisa contabilizar sua empresa, parece brincadeira não é, isso pra mim quer dizer que a profissão CONTADOR não significa nada para o GOVERNO, veja como exemplo a profissão advogado ou qualquer especialidade médica, NÃO pode aderir a MEI!


Talvez dê para entender o que esta acontecendo, não temos ninguém por nós no congresso, precisamos nos unir e defender nossos Direitos. Precisamos buscar apoio, eleger deputados e vereadores que estejam do nosso lado, que altere as Leis, que criem Leis ao nosso favor.

Caros Colegas, não esperem as coisas acontecerem, cair do céu, milagres, precisamos reagir, o Governo precisa entender que o CONTADOR é seu maior aliado!


Numa reunião com o Vereador Dr. Tulio que será candidato a Deputado Estadual e com Sr. José Honério que será candidato a Deputado Federal no Estado de São Paulo, coloquei em discussão este assunto e demonstrei meu descontentamento e preocupação, eles se comprometem a nos representar e atuar com rapidez. Sei quanto é difícil acreditar em políticos, porem, tentar é preciso, temos 50% de chances de dar certo e 50% de dar errado! Ficar parados é 100% de chance de ficarmos no esquecimento!!
Bom, esta é a minha sincera e humilde opinião e gostaria muito de receber vossas opiniões também.

Obrigada pela atenção.

Abraço,


Danieli Susã Pereira Alves



Eduardo Cabral de Oliveira

Eduardo Cabral de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 11:26

Danieli

também fico completamente insatisfeito e preocupado com essas atitudes horrendas quais nossos governantes tem tomado.
como o CONTADOR maior arrecadador de impostos desse país como citado a cima, é obrigado a constituir empresas gratuitamente oferecer palestras e etc, e de onde o contador tira seu sustento??? se grande parte das empresas se enquadram ao MEI? ?e por que os isentar da contabilidade? ??

Danieli estamos juntos com você!!!!
isso não pode continuar assim!

abraços!

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 12:05

Infelismente, é a nosssa realidade!
A nossa classe é muito desvalorizada e o Governo contribui pra isso.
Sempre pensei que maior parte do nosso descaso é por não termos um representante no Congresso. Ficamos a deriva, quebramos nossa cabeça pra nos adequar ao sistema que não nos ajuda e ainda corremos o risco de perder a nossa identidade.
Na minha caminhada profissional, uma das coisas que mais me chama atenção é que a maioria das empresas tem o contador como último, claro que como toda regra tem suas excessões, agora, o que vejo é que essas empresas (pessoas) que pensam assim, ganham o crédito gorvenamental.
Onde vamos parar?

Mayton Ferreira da Silva

Mayton Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 14:00

Caros colegas.

Eu já trabalhei em escritório de contabilidade, curso o último período de ciências contábeis e adoro a profissão de contador, e hoje sou funcionário da Receita Estadual. Por tanto creio que estou entre vocês e o Governo.

Deve confessar que de fato o profissional que a colega Danieli menciona irá sim acabar. E isso é uma coisa ótima, o contador que fica atras de uma mesa, atendendo centenas de micro-empresas, apurando impostos e entregando declarações deve sim ser excluído. Um CRC não tem utilidade nenhuma para isso, um funcionário bem treinado consegue fazer isso facilmente.

A contabilidade não é nada disso, a contabilidade é analisar o patrimônio da empresa, prestar informações úteis aos usuários, sendo que o último e menos interessante deles é o governo. Me digam qual foi a última vez que vocês fizeram uma auditoria nas empresas que vocês prestam serviços.

O governo necessita e muito de alguém para prestar informações, mas não precisa ser um contador. A culpa de estarmos desvalorizados é nossa, que permitimos que os empresários nos empurre um punhado de documentos fiscais que não refletem a realidade em troca de menos de um salário mínimo.

Micro empresa está desobrigada a ter contabilidade? que ótimo, podemos gastar nosso tempo sendo consultores, auditores, peritos, gerentes financeiros, contadores, e outras infinidades de ramificações profissionais que a contabilidade permite termos.

Enquanto os empresários pequenos não enxergarem a necessidade de ter um contador irão pagar o que acham que merecem, ou seja, pouquissimo, já os grandes empresários sabem para que serve um contador, e remuneram bem, é só ver as pesquisas economicas: Faltam contadores qualificados...

Eu amo a contabilidade, tanto que contabilizo até meu próprio patrimônio. Eu nunca me sujeitaria a trabalhar da forma anti-ética e sem qualidade observada nos escritorios de contabilidade de microe pequenas empresas, contabilidade puramente para enganar o fisco.

Colegas, entendam uma coisa: a Contabilidade é muito mais que isso. Onde uns veem na crise perigo, outros veem oportunidades. E oportunidade é muito mais lucrativa.

DANIELI SUSA PEREIRA

Danieli Susa Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 14:26

Caro amigo Mayton, boa tarde!

Respeito sua opinião, mas não concordo com ela, e vou te explicar porque.
Veja, quando você mencionou esta frase: "Eu amo a contabilidade, tanto que contabilizo até meu próprio patrimônio. Eu nunca me sujeitaria a trabalhar da forma anti-ética e sem qualidade observada nos escritorios de contabilidade de micro e pequenas empresas, contabilidade puramente para enganar o fisco." você generalizou, existe sim contadores que não praticam a ética e a honestidade, porém, existem muitos profissionais honestos e éticos no mercado, e que felizmente ou não dependem de sua profissão para sobreviver. Sorte sua que hoje é funcionário da Receita Estadual e lhe parabenizo por isso, porem não há vagas para todos os contadores do Brasil não é mesmo? é ótimo que você não precisa mais ficar atrás da mesa atendendo micro-empresários, porem esta não é a realidade de todos, o contador deveria sim preparar seus clientes para situações futuras, previnindo-os contra problemas previsíveis e planejando seu sucesso, POREM ELE NÃO TEM TEMPO PRA ISSO... pois passa a maior parte do seu tempo trabalhando para o Governo. As Microempresas no Brasil tem crescido muito e quer queira quer não quase que a totalidade dos escritórios contábeis no Brasil dependem delas para sua sobrevivência, AINDA não ha mercado para um Contador de Planejamentos, infelizmente o CONTADOR não tem valor atrás da mesa trabalhando 24hrs muito menos terá PLANEJANDO, os empresários AINDA não assimilam as mudanças que estam acontecendo e com isso o tempo esta passando e estamos nos prejudicando.
Mas é isso ai Mayton, cada profissional tem sua opinião, respeito a sua e agradeço por nos enviar.
Abraço,
Danieli

Washington Luiz Ramos Cruz

Washington Luiz Ramos Cruz

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 15:11

Caros amigos na realidade é um absurdo tenho observado que o governo sempre está sancionando leis que prejudicar nossa categoria, hoje estou no 5º período de Ciências contábeis mais tenho muito medo, se até eu acabar minha graduação vai ter muitas áreas para ser exercidas, pois o governo tem procurado sempre diminuir.

Abraços Washington.

Washington Luiz Ramos Cruz
http://mw-contabilidade.negociol.com/
email:[email protected]
Jesus Cristo é o único salvador.
Simone Fátima Correa Machado Cerdeira Saldanha

Simone Fátima Correa Machado Cerdeira Saldanha

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 15:13

Caros Amigos Contadores,
Concordo INTEIRAMENTE com nossa colega e batalhadora DANIELI, que desde de 2007 vem defendendo nossa classe e colocando novas idéias em pauta.
Sou contadora a 4 anos e trabalho em um conceituado escritório de contabilidade, trabalhamos com muita honestidade sempre obedecendo a ética e os bons costumes, trabalhamos com muitos Microempresários que hoje praticamente sustentam e ecritório e todas as famílias que dependem dele.
O raciocínio do colega Mayton realmente é de quem esta assegurado pelo Governo Estadual, porém nós Contadores com muito orgulho de Micoempresas precisamos sim de ajuda!
Obrigada DANIELI, estou com você!!!

Simone Machado Saldanha
Eduardo Cabral de Oliveira

Eduardo Cabral de Oliveira

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 15:44

Mayton, Boa tarde!

Também respeito sua opinião pela ética que faz parte da minha filosofia de vida, mas também não concordo com ela, pois:
O fato de você achar ótimo a extinção desse profissional é tão horrendo quanto as decisões do governo. Um trecho interessante do seu comentário: "Um CRC não tem utilidade nenhuma para isso, um funcionário bem treinado consegue fazer isso facilmente." então um CRC não é um funcionário?? O fato é que todos os escritórios contábeis e seus funcionários sejam CRC's ou não perderão seu emprego identidade e etc se ficarmos parados. Mais um trecho interessante, e que se contradiz: "Eu já trabalhei em escritório de contabilidade, curso o último período de ciências contábeis e adoro a profissão de contador, e hoje sou funcionário da Receita Estadual." e "Eu nunca me sujeitaria a trabalhar da forma anti-ética e sem qualidade observada nos escritorios de contabilidade de microe pequenas empresas, contabilidade puramente para enganar o fisco. " Dispenso comentários a esses trechos. Sei que existe escritórios que usão a contabilidade puramente para enganar o fisco mais Generalizar os escritórios, citando que todos fazem a contabilidade puramente para enganar o fisco é praticamente crime, em quantos escritórios você já trabalhou? quantos deles você fiscalizou? aposto que nem a metade dos existentes no Brasil...Não fazemos auditorias e etc?? Mas são as Micro e Pequenas Empresas que sustentam as empresas que precisam de auditores, Spal, Ambev entre outras, empresas enormes, multi nacionais onde existem auditores e etc, mais quem são seus clientes? os bares, lanchonetes e restaurantes (ME's & EPP's) Um contador que transmite mais de R$ 100.000,00 de impostos mensalmente não tem valor, o contador que praticamente sustenta os órgãos governamentais não tem valor, mas essa é a sua opinião.

E novamente Danieli estou com você e concordo que temos que nos unir.

Abraços.

Eduardo

robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 15:59

De certa forma, nosso colega Mayton Ferreira da Silva até generaliza o 'escritório contábil' quando diz: "Eu nunca me sujeitaria a trabalhar da forma anti-ética e sem qualidade observada nos escritorios de contabilidade de microe pequenas empresas, contabilidade puramente para enganar o fisco", eu já trabalhei em escritório quando iniciei na contabilidade, já prestei serviços pra vários outros, claro que existem muitos que realmente não seguem os princípios, mas alguns escritórios são compententes mesmo e levam a sério o nosso ramo contábil.

Mayton Ferreira da Silva

Mayton Ferreira da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 16:26

Obrigado pela opnião de todos. Usei palavras fortes exatamente para evocar sentimentos pessoais para um debate interessante como esse.

Primeiramente gostaria que me dissessem onde exatamente eu generalizei. "Eu nunca me sujeitaria a trabalhar da forma anti-ética e sem qualidade observada nos escritorios de contabilidade de microe pequenas empresas, contabilidade puramente para enganar o fisco". Onde exatamente eu escrevi que TODOS os escritórios são assim?

Não entendo também o porquê da revolta. Creio e espero que nenhum de vocês sejam esse tipo de trabalhador de contabilidade. Tudos vocês tem competencia para atingir a excelência em contabilidade, não precisam se sujeitar aos mandos do Governo ou de empresários que nem sabem para que serve um contador.

Se é para ser uma classe unida, que seja para unir no alto. Me digam uma coisa: em uma empresa, a contabilidade está em qual esfera? operacional, tática ou estratégica?

JESSICA EDUARDA

Jessica Eduarda

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 9 junho 2010 | 17:18

Sr. Mayton, boa tarde!

Estou acompanhando este assunto porque acho de muita valia lutarmos por nossa profissão, e não pude deixar de ler seu comentário, gostaria de responder sua pergunta, quando vc diz: "Eu nunca me sujeitaria a trabalhar da forma anti-ética e sem qualidade observada nos escritorios de contabilidade de microe pequenas empresas, contabilidade puramente para enganar o fisco" na minha opinião e pelo que vi a de todos vc generalizou sim, olha: "... observada nos escritórios de contabilidade..." então os escritórios que contabilizam micro e pequenas empresas se enquadram em sua frase dizendo que trabalham de forma anti-ética, sem qualidade e enganando o fisco. Feio isso hein? Acredito piamente no Ser Humano e no profissional contabil e tenho certeza que temos ótimos profissionais no Brasil, MAS VAMOS ENCERRAR ESTE BATE PAPO PQ O ASSUNTO EM PAUTA É OUTRO, PESSOAL POR FAVOR DEIXE O ASSUNTO FLUIR NATURALMENTE SEM SAIR PARA A DIREITA E ESQUERDA, o que importa agora é nos unir e fazer alguma coisa para que esta situação seja resolvida e que possamos ser beneficiados. Estou com a Danieli.
Abraço a todos. Jéssica.

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 10 junho 2010 | 08:56

Há algum tempo atrás surgiu aqui no Fórum uma discussão sobre uma cena numa novela e eu dei minha opinião de que o contador, o profissional contábil, com ou sem CRC, era desvalorizado pela mídia. Isso infelizmente também tem origem no Governo Federal, de quem deveríamos ter os maiores incentivos possíveis! Sim, temos muitos escritórios que tiram seus lucros de ME´s e EPP´s, as vezes nem seus lucros, mas seu sustento. Com o MEI, como ficariam esses escritórios e profissionais? O Governo pensou nisso antes de fazer o MEI? Pois é, não.
Em relação ao MEI, quero só deixar claro que pode parecer que não dá trabalho, mas dá sim abrir um MEI, pq geralmente são pessoas simples, que não entendem muito bem ainda sobre empresa, e temos que dar consultoria e apoio técnico, então lá se vai nosso trabalho pelo ralo. É bom pra todo mundo, menos para o Contador.
Quanto aos contadores e contabilistas que usam de práticas escusas para fraudar, sonegar, mentir e mais, fiquemos tranqüilos, que esses vão sair do mercado naturalmente, ou então vão pegar empresas que nem vale a pena, e pelo menos eu, se tivesse um escritório, ficaria aliviada de não ter que pegar umas bombas assim, que hoje parece estar tudo bem mas depois que os problemas aparecem de verdade, já era.
Danieli, entendo sua preocupação, pelo futuro do profissional contábil, temos mesmo que nos unir, senão vamos ser lançados como categoria não necessária e se duvidar até marginalizada pelo Governo.

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 10 junho 2010 | 20:14

Mayton - Boa Noite
Interpreto como um exagero de sua parte. Ser um contador com CRC e tudo demanda ou demandou uma série de experiencias ao longo da carreira, como; atrás de uma escrivaninha ou mesmo inumeras vezes fazendo auditorias e ajudando proprietarios a sempre elevar os seus negocios, visando um salto maior. Informo que nos meus quase mais de 35 anos, chego a conclusão que Contabilidade não é uma profissão e sim uma Paixão, é que nem um clube de futebol, entende, não se troca até a morte. O nobre colega por estar em uma posição solida em seu trabalho, realmente expressa em palavras, até que confortavelmente, a questão do contador, mas nós não somos uns ou outros, ou poucos, somos milhões, e tambem não é como vc. diz; um qualquer funcionário pode substituir um CRC. isso é utopia. O que devemos e estarmos sempre atualizados, trabalhando na frente com tudo o que temos direito, atras de escrivaninhas ou a frente de auditoria trabalhando sempre para aquilo que nos propusemos. Caro colega, acho que vc. como diz ainda não formado, não, é?? eu já estou na estrada a muitos anos e sinto em dizer-lhe. Voce está errado.
abraços.

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
DANIELI SUSA PEREIRA

Danieli Susa Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 11 junho 2010 | 16:26

Amigos, boa tarde!

É muito triste ver que muitos contadores leram este link porem não deixaram vossas opiniões... lutar sozinha é lutar em vão! Preciso do apoio de todos.

Danieli

Juliana Borges

Juliana Borges

Prata DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 13 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2011 | 08:24

Concordo plenamente e por conta de MEI ser totalmente isento de pagar o contador, eu e minha amiga fizemos uma carta representando nossa indignação e mandamos ao CRC e ao CFC na esperança que eles corram atrás dos nossos direitos de cobrança de honorários, afinal como pagarei meu CRC? É através dos honorários que eu ainda não nrecebo por estar atendendo MEI, enquanto isso eu ouço e vejo deputados aumentando o salários deles mesmos e dizendo "quem aqui consegue sobreviver com apenas R$ 7.000,00 por mês?" Essa é pra cair o $% da bunda, porque como que o contador tem que viver sem honorários? Isso que para ser um contador precisa faculdade, muitas vezes particular (paga) e deputado precisa formação? Claro que não, nem presidente precisa...

Luiz Carlos Ferreira de Sousa

Luiz Carlos Ferreira de Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2011 | 09:19

Bom dia para todos!

Concordo totalmente quanto à preocupação que devemos ter com a nossa profissão! Na qual damos todo nosso esforço para perpetua-la, e mostrar a micro, pequenos e médios empresários a sua importância! O que observo, é que não está "atrás de uma mesa" na maioria das vezes nao sabe o que realmente ocorre dentro de um escritório, não sabe a função de um contador na vida de uma empresa, onde na maioria das vezes, empresários sem instrução nenhuma, recorrem ao contador para tudo que acontece na empresa, desde um simples documento banal, até documentos de natureza mais complexa! O empresário quer fazer o seu negócio crescer, e o contador tem que resolver todos os detalhes existentes para que isso ocorra!
Mas esbarramos em entidades de classe que se vangloriam de ter um belo prédio, de atuar fiscalizando seus associados, mas se escondem na hora de lutar pelos interesses da classe!
O contador precisa sim, se atualizar, se valorizar, melhorar sua apresentação, tirar aquele rótulo de profissional que está em uma mesa cheia de papel. Mas não é só isso, o contador precisa ir à luta, precisa buscar formas de sua necessidades serem ao menos escutadas e discutidas!
Chega de imposição, porque no ritmo que as coisas caminham, todo dia terá uma declaração para se enviar, uma escrituração para transmitir!

Apoito todos que lutam pela valorização, sejam profissionais de MICRO, MEDIA, e PEQUENAS e GRANDES empresas.

Vicente Carlos Lloria Villena

Vicente Carlos Lloria Villena

Prata DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2011 | 11:53

Bom dia

Infelizmente a nossa classe é muito desvalorizada e os empresários em geral acham que ter um Contador em uma empresa é uma obrigação que ele tem que ter para enviar declarações e atender ao fisco e dizer a eles o quanto eles tem de pagar de impostos no fim do mês. Eles não tem a noção exata dos beneficios que um Contador pode trazer à uma empresa.
O nosso governo cria leis e as mais diversas obrigações acessórias para as empresas e os Contadores na maioria das vezes trabalham para atender a fiscalização, sem tempo para se atualizar.
O que precisamos é de mais pessoas como a nossa CONTADORA Danieli que tem lutado pela nossa classe e nossos direitos.
Estou com você Danieli e conte comigo para o que precisar.

Vicente Villena

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2011 | 15:02

Saudações à todos !

Infelizmente, os contadores se tornaram escravos do Governo, onde o interesse político em arrecadar impostos, cada vez mais faz com que o contador seja depreciado no Brasil.
Hoje, os novatos que ingressam em escritório de contabilidade não conseguem entender a rotina de serviços do escritório, porque aprendem nos cursos técnicos e na faculdade os procedimentos acadêmicos que se torna difícil de se praticar no dia a dia.
Com isso acontece estes questionamentos:
- Quem está correto, a faculdade ou o escritório?
- Eu aprendi tudo errado na faculdade?
- Nossa, o escritório faz tudo errado !!
Na verdade não é esta a questão, nem a faculdade ensinou errado e nem mesmo os procedimentos do escritório também o são.
O que acontece é que temos uma Legislação Tributária muito exigente, com uma carga de impostos astronômica, fazendo com que os contadores tenham que adaptar a contabilidade e escrituração de acordo com as exigências do Governo, gerando assim esta confusão nos procedimentos contábeis.
Somos obrigados a adaptar a contabilidade de acordo com a exigibilidade do Governo e isso faz com que tenhamos que fazer o mesmo com os serviços prestados para as empresas.
Concordo com a Danieli, temos que fazer alguma coisa pela classe contábil, nestas novas medidas, o Governo não levou em consideração os honorários contábeis e também que somos os maiores responsáveis pela arrecadação de impostos neste país.
Sugiro que tenhamos propostas para serem ajustadas estas Leis, para que os contadores sejam mais reconhecidos e recompensados.
A criação das MEI foi uma idéia para que se arrecadassem mais impostos, legalizasse muitos profissionais informais, mas se o Governo não quer que o empresário arque com as despesas de assessoria contábil, que pague para os Contadores os honorários devidos, como é feito com advogados que atendem pessoas sem condições de pagarem por um.
Temos que participar mais desta política, participar e opinar sobre estas Leis e mudanças na Legislação Tributária, redigir uma Emenda, não sei bem o termo jurídico, mas aumentar esta cláusula ou artigo na Lei e aprimorar este Legislação para que os contadores não saiam no prejuízo.
Vamos tentar encontrar algum político que leve nossas causas para o Governo ou então quem sabe nos unir e te lançar a candidatura de uma pessoa que possa nos atender.

Grande abraço.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
DANIELI SUSA PEREIRA

Danieli Susa Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2011 | 15:10

Boa tarde a todos!

Fico feliz em saber que não sou a única que esta se sentindo lesada.
Na minha opinião todo ser humano antes de ser qualquer coisa deveria ser contador, ou ao menos, passar alguns dias ao lado de um contador para entender o que passamos em nosso dia-a-dia. O descaso é desumano.

Alguem teria uma sugestão para mudar isso? um movimento talvez? o que poderiamos fazer?

Abraço,
Danieli

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2011 | 15:24

Oi Danieli !

Minha sugestão é reunir contadores, discutir o assunto, formar opiniões de mudanças nestes artigos e Leis, montar uma redação de possíveis textos que possam atender melhor a classe contábil e o contribuinte.

Com um texto formado destas mudanças, como sugestões à serem discutidas no Governo, iremos trabalhar em meios para poder chegar aos Governantes.

Temos que encontrar um representante político à altura para poder nos representar, ou até trabalhar para eleger um reprensentante nas proximas eleições.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Luiz Carlos Ferreira de Sousa

Luiz Carlos Ferreira de Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2011 | 15:25

Já sugeri uma vez, para um conselheiro aqui do conselho do meu estado que se instituisse a obrigação de um curso para a pessoa que fosse registar uma empresa, tipo aqueles cursos do SEBRAE, como pre-requisito para tal registro! Porque demonstraria a importância da contabilidade, e as obrigações a que a empresa é sujeita! Pode assim quem sabe, o empresário dar valor ao serviço prestado pelo profissional.
Mas como o papel do conselho é só fiscalizar, isso é sonho! Precisa-se criar algum órgão/associação que lute pelo profissional, e não só cobre, cobre e cobre!

DANIELI SUSA PEREIRA

Danieli Susa Pereira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2011 | 16:11

Oi Luiz, boa tarde!

Acho sua idéia ótima, mas infelizmente não são todos que abraçam a idéia de se mexer e mudar as coisas, aqui em Indaiatuba temos uma associação dos contabilistas, mas, não vejo nada mais do que prestação de contas, cursinhos e festinhas. Eu gostaria muito de estar a frente de uma associação pq a minha prioridade com certeza seria mudar a realidade do contador, o pessoal aqui ainda não entendeu que a Associação dos Contabilistas é para resolver essas questões, porque NINGUEM faz nada por nós, atualmente nem nós mesmos, estou cansada de engolir tudo. Precisamos parar um pouco de pensar nos outros e pensar em nós mesmos. A idéia do amigo Gilberto é muito boa tambem, devemos planejar, colocar tudo no papel e resolver. Posso contar com ajuda de vocês? Faz tempo que não nos falamos né Gilberto, me adiciona no MSN para que possamos organizar melhor ok? @Oculto
Abraço,
Danieli

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 11 janeiro 2011 | 16:38

Olá Danieli !

Pode contar com minha ajuda sim.
Realmente faz tempo que não nos falamos, com o trabalho, compromissos, estudo meu tempo fica cada vez mais curto.
Mas, quem não está com muito trabalho não é?
Na medida que eu puder, fico à disposição.
Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Marcelo Coêlho Sousa

Marcelo Coêlho Sousa

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 13 anos Quinta-Feira | 20 janeiro 2011 | 01:01

Minha amiga Daniele sou recém formado em contabilidade e tenho pouca e/ou quase nenhuma experiência na prática contábil, porém sei das dificuldades de exercício da mais importante profissão para a economia deste país, afirmo categoricamente que precisamos nos unir por uma classe mais forte, atuante e solidária para com ela mesma.

Att,

racelom
Sandra de Lacerda Rodrigues

Sandra de Lacerda Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 09:11

Danieli Susa Pereira
Vc enviou este seu relato para o SESCON?, quem sabe eles fazem alguma coisa.

CORDIALMENTE, SANDRA DE LACERDA RODRIGUES
Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis,  Pós-Graduanda em Contabilidade, Perícia, Auditoria e Gestão Estratégica Tributária.  Curso de Atualização em Administração Estratégica de Vendas. Com competência em aplicar estrategicamente os indicadores de vendas com base nos KPIs, observados por softwares de gestão.
Sandra de Lacerda Rodrigues

Sandra de Lacerda Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 27 janeiro 2011 | 09:40

NOTA DA MODERAÇÃO

Prezados.

Interessados gentileza fazer cópia do arquivo que se encontra disponível.

A mensagem foi editada por conter caracteres em demasia.

Sds.

CORDIALMENTE, SANDRA DE LACERDA RODRIGUES
Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis,  Pós-Graduanda em Contabilidade, Perícia, Auditoria e Gestão Estratégica Tributária.  Curso de Atualização em Administração Estratégica de Vendas. Com competência em aplicar estrategicamente os indicadores de vendas com base nos KPIs, observados por softwares de gestão.
LEON MARCUS RAMOS DO AMARAL

Leon Marcus Ramos do Amaral

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 4 fevereiro 2011 | 01:20

Bom dia a todos

Não fiz a leitura de tudo, apenas de relance, mas achei interessante observar quantas consciencias tem um contador. Realmente é uma bela profissão.

Continuem, pois podemos engrandecer ainda mais a discussão e, poderando, como pediu o mediador, conseguiremos nos unir e quem sabe encontrar soluções para muita coisa.

obrigado a todos.

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.