x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 84

acessos 21.044

Contadores: Agora é a hora!!!

REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 2 junho 2011 | 13:29

Prezado Colega Rogerio,


Obrigada pela palavras de ânimo.

Concordo plenamente com você sobre o cliente ruim x trabalho dobrado.
Não demorei muito para descobrir isto.
Só esbarrei com este tipo de cliente 1 vez e bastou.
Agora, quando vem comentando sobre insatisfação com o contador eu analiso a situação de outra forma.

Saiba que a opinião de um colega que atua a tanto tempo na área é de muito valor para mim.

Mais uma vez agradeço,

abraço

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
Marcelo Pereira Damasceno

Marcelo Pereira Damasceno

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 15 junho 2011 | 09:08

Prezada amiga Rastrelli

Concordo plenamente com suas palavras, cliente ruim x trabalho dobrado. Todos sabemos que um cliente mesmo tendo porte grande, acaba se tornando uma DOR de cabeça terrivel ! .
Mas nao ficaremos baixos com isso, pois contabilidade é minha vida e amo oque faço.
Um Grande abraço a todos,
abraços

Marcelo Damasceno
Pablo H P

Pablo H P

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 06:42

olá a todos.
estou escrevendo neste tópico utilizando o celular que é ruim para escrever porque me comovi com o tema.
não reparem os erros de digitação.

Após ler todos os comentários resolvi comentar.

O mayton por estar trabalhado na receita federal eu deduzo que no mínimo é um cara estudioso, inteligente e que le muito.

Quando diz que o mau contador irá acabar é porque concerteza ele já leu isto em algum lugar. Só foi infeliz na hora de se expressar.

Quando diz que um papel crc não faz nada, concordo, mas um funcionário bem treinado tem nome e se chama contador e infelizmente precisa de um crc e por isto não pode ser qualquer um.

Concordo com ele quando algumas pessoas reclamam da quantidade de obrigações e ele apenas diz para cobrar mais. No meu ponto de vista o governo deveria inventar mais obrigações para dar mais trabalho para o contador e as empresas não entederem a complexidade destes relatórios, pois senão ficaremos sem trabalho.

Concordo com a autora do tópico em achar um absurdo o governo impor ao contabilista que preste assessoria gratuita aos micro empresários pois o contador gasta muito tempo e dinheiro estudando o assunto e precisa se alimentar, se não cobrar de onde irá tirar seu sustento. O governo, já que quer bancar o bonzinho, que nos pague pela consultoria, assim como paga os medicos do SUS.

Quanto ao CRC e CFC deveriamos eleger outro orgão para nos representar, pois pagar anuidade para ter uma carteira que tem custo fixo unico e ainda ser multado pesadamente por que eles mesmo não dão instrução é o cúmulo da desnecessidade.

Já escrevi uma vez que com a inovação tecnológica a função do contador será extinta. E prevejo isto em pelo menos 30 anos e se não tomarmos atitude. Por isto quem está começando agora, como eu, pode ficar tranquilo. Pois até lá servirá como ganha pão.

Para que isto não aconteça precisamos criar leis que nos protejam e que obriguem as empresas a terem um contador para que a empresa possa focar na satisfação do cliente.

É preciso ter em mente que um empresário para entender do assunto precisa estudar 4 anos ou mais contabilidade e pagar o crc se quiser não pagar por um contador.


Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 7 julho 2011 | 08:57

Colega Pablo, bom dia,
Eu entendí que você está começando agora na contabilidade, acho que é por isso que vc acha bom que o governo aumente as obrigações do contador, daqui mais uns anos você entenderá. Com referência ao profissional(contador), tenho certeza que enquanto houver mundo e pessoas fazendo negócios, o mesmo vai existir, a tecnologia auxilia a todos em geral, mas a máquina só faz o que o homem manda, e nem todos sabem fazer contabilidade, que apesar de ser difícil e ser nacional ou mundial, no interior ainda não tem o seu devido valor, mas está melhorando.

Por favor este foi só um comentário construtivo.

Um abraço e que Deus Ilumine os seus caminhos.

Rogerio de Souza Santos
Pablo H P

Pablo H P

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sábado | 9 julho 2011 | 20:57

Rogério, bom dia.

Quando digo que quanto mais obrigações melhor, digo pelo seguinte.
Adotei em minha empresa (mesmo começando agora como mencionou) a metodologia de cobrar honorários por quantidade de serviços e obrigações, sendo que passo para o cliente um extrato de todos os serviços e obrigações que serão prestados ao cliente, ficando como serviço avulso todos aqueles que o governo criar posteriormente ou podendo ser adicionado ao contrato se for criado algum mais. Desta maneira, tendo mais serviço, serei obrigado a aumentar os honorários também de forma a não ficar no prejuízo.

Particulamente adoro críticas e sugestões e obrigado pelo comentário construtivo. Embora não tenha entendido por que com o passar do tempo eu veria esta questão de uma outra maneira... :/

Quanto a "discriminação do contador" eu gostaria de criar um órgão para mudar esta imagem que o contador tem, seja fazendo propagandas na globo ou novelas ou filmes, etc, seja mostrando a importancia que o contador teve para aquela empresa multi-bilionária que aparece na tv ou para demonstrar os impactos que determinadas atividades causam no meio social. Se eu pudesse eu iria criar um órgão que seria responsável por mudar esta visão do profissional. E mostrar que ele é mais importante que um jogador de futebol ou um cantor, hehe.

Carlos, bom dia.

Quanto a tecnologia, eu sei que a máquina só faz o que o homem manda, mas infelizmente vejo a tecnologia como uma possibilidade de até mudar governos o que se dirá da contabilidade.

Poderia, em outro tópico, colocar a minha visão da tecnologia no mercado de trabalho, pois isto é discussão pra mais de metro, mas neste em específico também vejo a atitude do governo ao anunciar o mei como foi anunciado como uma forma que difama a classe e denigre o empresário.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 11 julho 2011 | 08:29

Pablo,
Entendí a sua colocação, no meu caso(interior) é muito difícl cobrar assim, mas eu já estou tentando melhorar este setor, estou começando a cobrar um serviço extra ou outro, para devagar conscientizar o cliente, já a muito tempo meus honorários são pagos com boletas bancárias, não recebo honorários no escritório pra evitar contratempos com o cliente; o meu cliente sabe que eu preciso muito dele, mas ele sabe também que precisa de um bom profissional para cuidar da sua empresa.

Mas é isso aí, devagar chegaremos lá.

Um abraço

Rogerio de Souza Santos
Carlos Denelli

Carlos Denelli

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 11 julho 2011 | 14:11

O MEI tbm depende, de certa fora, de nossas habilidades profissionais. O contra-tempo é que todo auxilio inicial tem que ser feito gratuitamente.

Não que isso seja ruim para o desenvolvimento da sociedade, mas é que estamos fazendo o serviço do governo, pro governo com se fossemos escravos.

Deveriamo obter um repasse por parte do governo. Não só como critério para se adequar ao SIMPLES. Porque isso também é uma outra siuação a única profissão permitida no SIMPLES NACIONAL que tem esse tipo de "condição"...

E, por mais inovadoras que forem as tecnologias, sempre vai precisar de um profissional com o conhecimento para operá-la...Ex.: Sistemas Contábeis de hoje em dia - Fazem tudo, mas só na mão de quem é preparado para mexer.

NOTA DA MODERAÇÃO

Sua mensagem foi editada por conter caracteres não de acordo com nossa grafia original (lingua portuguesa na íntegra) ademais constava termos pejorativos o que no nosso conceito não faz parte de nossa linguagem.

Gentileza atentar-se para suas novas postagens.

Nós da equipe de moderação e consultoria especial, agradecemos sua compreensão.

Gerson Antunes

Gerson Antunes

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 22 julho 2011 | 16:42

Caro Mayton,

Acho que não entenderam sua posição e o fato de vc ser funcionário público não é sorte é COMPETÊNCIA.
Querida Giesele, muitos fraudam os impostos por concordarem com seus patrões e não por serem totalmente sem caráter (mas são responsáveis pelos seus atos). Eles pensam:''Se não faço outro faz e toma minha vaga.''
Esta discussão pode não ter fim.
Precisamos sim de alguém no congresso. Contem comigo.
Quantos de nós trabalham com Auditoria? É a nata da profissão, a que melhor remunera. É disto que o Mayton quis falar. Nada contra quem tem seu escritório e trabalha da forma que bem lhe aprouver. Cada um apanha a fruta que está ao seu alcance conforme a sua competência.

Em tempo:
Não é só a primeira declaração do MEI gratuita?

Allison Marques da Silva

Allison Marques da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 26 agosto 2011 | 17:40

O Governo só manda e nós temos que obedecer, sem poder reclamar. Como fazer esse protesto ter resultados para nossa classe? Eu ajudo no que puder, participo no que tiver e defendo os contabilistas sempre. Podem contar comigo!

No caso do MEI: como o governo da o limite de faturamento sem ter nenhum controle sobre isso? Eu sei de casos de o Micro Empreendedor Individual faturar mais de R$ 10.000,00 por mês, e na hora de declarar, deixa abaixo do limite, bem abaixo por sinal.

Agora como nós podemos conscientizar um micro empreendedor que ele não está fazendo o correto? se o proprio governo dá a ele essa liberdade de sonegação.

É complicado, por que o governo só quer saber de arrecadar, ao invez de uma reforma onde TODOS pagassem o que é justo, tanto na sua localidade, atividade e faturamento do contribuinte.

Agora no Simples Nacional, a empresa aqui na minha cidade (litoral) consegue um bom/ótimo faturamento, no final do ano e nos primeiros 2 meses (antigamente era desde o inicio de dezembro até o final de março), aí blz, ele recolhe seu imposto no DAS com uma base faturada bem alta, só que depois disso, de março pra frente ele ja não tem mais todo aquele movimento que teve na temporada de verão, e o que acontece? ele continua pagando uma aliquota alta o ano todo por ter faturado alto em 2 meses. E o comite gestor ta lá, pra que? não sei!

O empresário sonega por que? além de ter o imposto alto, não vê o retorno em investimento do que ele recolhe em impostos.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 22 setembro 2011 | 10:00

Caro Alisson,

Você tem toda razão e todos nós sabemos disto; o que temos que fazer é cobrar melhor pelos nossos serviços, essa reclamação geral não resolve nada, o governo não está nem aí, isto só nos traz desgaste. A partir da hora que o contador se valorizar, ele nem vai lembrar de governo.
Fui uma pessoa que sofreu muito com estas reclamações de colegas, governos etc, cheguei até a estragar um pouco da minha saúde com este assunto, mas hoje o meu pensamento é o seguinte, faço meu trabalho bem feito, cobro o que acho que vale, e o governo é que se dane.

Desculpe a minha sinceridade, mas considere isto como conselho

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
LAION HELCIDIO

Laion Helcidio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 17 outubro 2011 | 01:33

É de extrema importancia lutar por essa causa.
Mais acho que há varios pontos a ser levantados...
Enquanto as entidades representativas da nossa classe, não unir nacionalmente nós profissionais da contabilidade em uma marcha de reividicaçoes para melhor desenvolver nosso trabalho...
vamos ser eternos fantoches do governo e escravos de baixos honorarios das empresas.

Infelizmente, acho a classe desunida.

Por que nao começar uma queda de braço com o governo?
"talvez pela desuniao da classe"

e por que não concientizar meu cliente de que meu honorario ainda é pouco pelo serviço que ofereço?
"talvez pela concorrencia desleal. cadê a ética?"

Esperança ainda tenho.. por isso concorco com a Danieli.

Quem sabe, quando a classe começar e mostrar a cara, e criar forças, os anti-eticos e ate mesmo o governo vem para o nosso lado.

Vinícius Ferreira

Vinícius Ferreira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 10:17

O maior problema da classe contábil é por que é desunida ou ao menos "conformada", por isso não obtemos determinados êxitos, seja relacionado ao FISCO ou ao CRC/CFC.

Acredito que o principal motivo da sonegação dos contribuintes é a falta de fiscalização, visto que o FISCO ainda não tem meios para uma fiscalização mais árdua, sendo assim, o contribuinte se vê com a oportunidade de reduzir seus altos encargos.

A profissão contábil com certeza não irá acabar, mas vai estar sempre se adequando a tecnologia.

Se acreditarmos que ela acabará só por que o governo está se modernizando estamos alegando que fazemos um mero serviço de escrituração, preenchimento de declarações e confecção de tributos (Darfismo).

Não esqueçamos que nenhum software irá decidir o que os empresários devem ou não fazer.

Abraço a todos!!

"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm).
REGINA VITORIA RASTRELLI TEIXEIRA

Regina Vitoria Rastrelli Teixeira

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 21 outubro 2011 | 13:01

Prezado Vinicius,


Você disse tudo! A maioria dos colegas não são solidários e nem se dispõem a ajudar quando precisamos tirar uma simples dúvida.

Com certeza, posso afirmar e concordar contigo que máquinas, softuares ou quaisquer ferramentas que possam inventar, jamais irá substituir Contadores.

O bom profissional não se vê limitado a programas de computador. Até porque não basta usá-los, tem que saber para que servem e se realmente funcionam.
Aí entra o conhecimento e não o operador de máquina.

Parabéns pelo comentário.

Abraços

Regina Rastrelli
Contabilista - CRCRJ 043751/O-8
email - [email protected]
telefone - (21) 99268-7247
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 24 outubro 2011 | 08:48

Colega Vinicius,
Esta união que tanto almejamos, infelizmente nunca acontecerá, este é o mal de toda profissão, não só da contabilidade, devemos acreditar em nós mesmo, trabalhar com honestidade e dignidade, que o nosso fruto virá, mais cedo ou mais tarde.
Com referência à fiscalização, sem REFORMA TRIBUTÁRIA de verdade, sempre vai haver sonegação, levando em consideração que a carga tributária do país é muito alta e o governo sabe disso.

Infelizmente, nós contadores que trabalhamos honestamente nos sentimos indignados com a situação do nosso país, pois sabemos da situação e não podemos fazer nada, sem falar no desgaste que isto nos causa.

Com dizia um amigo meu, um dia a galinha mato o galo.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Juliana Mendes Arrivabene

Juliana Mendes Arrivabene

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 1 dezembro 2011 | 18:27

Prezados colegas. Sou nova no fórum e me vejo na obrigação de dar meu total apoio à colega Danieli.
Eu advenho de uma família de contadores, meu avô, tio-avô são contadores e meu falecido pai também guiou pelo mesmo caminho transmitindo sua paixão pela profissão para mim, que também me formei em direito e fiquei balançando entre as duas profissões até o falecimento de meu pai. Após esse fato assumi totalmente o escritório e a profissão.
Sempre assisti ao descaso que meu pai e mau avô eram tratados pelos clientes que somente viam no contador a obrigação de faze-los pagar menos impostos e intermediar conversas com fiscais. Nem obrigado recebemos.
E tudo isso porque a classe contábil é totalmente desunida. Não vejo grandes campanhas do CRC em prol da dignidade da profissão, em prol do respeito aos heróis dessa profissão. Vejo até mesmo um certo descaso quando falo que minha profissão é Contadora. Digo isso pois também sou advogada e sei muito bem a diferença que as pessoas fazem entre as duas profissões. E porquê isso? Porque nós mesmos nos vemos como simples colaboradores do Estado na cobrança de impostos. Porque nós não lutamos para que essa imagem seja desmistificada. Nós temos que nos valorizar, primeiramente. Enquanto houver contador cobrando apenas as taxas da Junta para fazer uma abertura de empresa e cobrando R$ 50,00 mensais para cuidar de uma empresa do Simples essa situação não vai mudar. Esse "profissional" denigre a imagem dos profissionais sérios e acabam por nos tirar nosso sustento. E onde estão nossos representantes de classe? Como coibir esse tipo de situação? Eu gostaria mesmo de saber pois percebo que existe uma clara guerra de honorários, silenciosa mas muito preocupante, que nos faz repensar por diversas vezes se escolhemos a profissão certa. Eu amo a contabilidade. Mas as pedras no caminha são por diversas vezes altas demais para ultrapassarmos.

Wagner Pereira

Wagner Pereira

Prata DIVISÃO 4, Faturista
há 12 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2011 | 08:21

Vai aqui o apoio de um colega faturista.
Meu irmão é contador, tenho um grande amigo que é contador; a contadora da empresa que trabalho... em fim estão todos nesse mesmo patamar.
Venho aqui reconhecer o esforço, dedicação e empenho e apoiar a causa.

Atte

Wagner

As dificuldades são convites à superação. Jamais, uma justificativa para quedas.
---------
Yevarechecha Adonai veyishmerecha.
Ya’er Adonai panav eleicha vichunecha.
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom.
(Num 6, 24-26)
Sandra de Lacerda Rodrigues

Sandra de Lacerda Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2011 | 10:52

Rogerio De Souza Santos

Meses estou observando esta página, nunca sai disso...rs nós desabafamos e nada acontece!. pq não enviamos um e-mail desabafo rs com várias assinaturas de contadores para os órgãos competentes! CRCs, Sindicatos e etc...
Só nós contadores lemos esta página... rs Presidente de CRC e sindicatos nem sabem de certo q existe!

CORDIALMENTE, SANDRA DE LACERDA RODRIGUES
Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis,  Pós-Graduanda em Contabilidade, Perícia, Auditoria e Gestão Estratégica Tributária.  Curso de Atualização em Administração Estratégica de Vendas. Com competência em aplicar estrategicamente os indicadores de vendas com base nos KPIs, observados por softwares de gestão.
EZEQUIEL DOS SANTOS AMARAL

Ezequiel dos Santos Amaral

Prata DIVISÃO 3, Advogado(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 15 dezembro 2011 | 10:49

Concordo com a Sandra. Nos precisamos tomar atitude, somos tratados como bandidos perante a receita Federal e pelos demais orgãos do Governo. Se não tormanos atitude nos contadores, que trabalhamos para Micro Empresário , ficaremos sem Serviços e isso irá refletir nos salários dos Demais colegas que não compartilham de nossa luta; visto que quantos mais profissionais a disposição, menor será o salário. Com isso de 2012 virá a Anuidade a Ser paga a CRC e A contribuição Sindical, não seria uma Boa, fazemos valer nossas Reinvidicações ???

Contador - CRCSP nº 263290
Advogado - OAB/SP nº 508.219
Gestor Financeiro - CRASP nº 6-004301



E & A CONTABILIDADE®
https://www.EACONTABILIDADE.COM.BR
Hemer Correa

Hemer Correa

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 janeiro 2012 | 17:17

O difícil e reunir todos, eu nunca vi uma classe tão desunida como os contadores, eu acho que devíamos nos unir, igual caminhoneiro que para, devemos fazer boicote e não mandar os impostos dos clientes, que eles deixariam de arrecadar por um mês, dariam a atenção devida para nos!!!!

Juliana Mendes Arrivabene

Juliana Mendes Arrivabene

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 janeiro 2012 | 18:31

Prezados colegas, como agir contra os abusos que vemos sendo cometidos contra a nossa classe, principalmente no tocante à concorrência desleal?
Hoje estava lendo alguns tópicos e me surpreendi ao me deparar com o anúncio, que não sei se é pago ou não, neste site mesmo, de abertura de empresas por R$ 200,00 e mensalidades a partir de R$ 100,00. INACREDITÁVEL. Acessei o link e, pasmem, o anúncio era pior ainda: Garanta a prestação de serviços mensal e terá a abertura de empresa gratuita.
Não sei se posso disponibilizar o endereço do site aqui, mas gostaria de saber o que é possível fazer contra esse tipo de profissional.
No site não consta nem endereço nem telefone fixo. Imagino que tenha empresários que possam achar isso estranho mas muitos pequenos empresários poderão cair nessa verdadeira arapuca.
Estou realmente indignada, principalmente por ter visto a propaganda neste site, que considero muito sério.

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Sábado | 21 janeiro 2012 | 01:48

Juliana Mendes Arrivabene

Estive em uma reunião em uma determinada empresa a 2 dias atrás fizemos uma simulação x plano de contas, para um determinado projeto da empresa 1 dos sócios achou absurdo as taxas da jucesp o valor de cópias autenticadas e completou tenho um amigo que resolve tudo e não preciso pagar estas bobagens, coléga fiquei abismado parecia que eu estava pedindo algo favor coisas do genêro, somos contabilistas quase escravos do governo federal respeitamos mas tudo tem limites não podemos ser escudo tão pouco trabalhar de graça amo e procuro fazer o melhor mas infelizmente estamos sendo banalizados justamente porquê alguns colégas de classe estão trabalhando de graça tudo por uma carteira de clientes que de graça esta saindo muito caro.

Marcelo

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 21 janeiro 2012 | 23:33

Colegas,
boa noite.

Tenho acompanhado este tópico a algum tempo e ciente das grandes responsabilidades que temos no desempenho do nosso ofício, tenho a manifestar o seguinte, em meus modestos (mas sinceros) pontos de vista:


1 - Não podemos almejar sucesso e força coletiva se nós profissionais sequer nos reunimos ocasionalmente para troca de idéias;

1.1 - Não tendo essa coesão, fica muito fácil culpar o governo por nossas agruras;

1.2 - Em nosso meio, podemos contar quantas cidades possuem associação de contadores/contabilistas, ou mesmo representação política.


2 - Com as constantes obrigações acessórias a que estamos sujeitos (sped de toda natureza), a substituição do papel pelos arquivos magnéticos, há de se perguntar quantos profissionais sobreviverão a essa nova era.

2.1 - Certamente alguns migrarão para outras áreas que não exijam tamanha responsabilidade ou simplesmente vislumbrando uma melhor qualidade de vida.

2.2 - Imagine nosso desespero ao saber depois de meses que esquecemos de enviar uma DMED, um SPED Contábil, um E-Lalur... como arcar com multa de R$ 5.000,00 por mês por cada arquivo não enviado?

2.3 - Então, não havendo uma boa equipe de trabalho, com estudos continuados e clientes seletivos, a situação de fato causa um grande temor e muitos tremores.


3 - Acredito que não devemos nos preocupar com a quantidade de clientes que temos, já que a qualidade deverá ser soberana e se houver apresentação de um bom trabalho, com certeza seremos reconhecidos a altura. Os "profissionais" que leiloam o valor dos seus honorários devem ser desconsiderados, já que em algum momento terão que prestar contas pelo "serviços prestados".



MEDITEMOS:


3.1 - Quantos de nós discutiu um balancete, um balanço, uma DRE com nossos clientes nos últimos tempos?

3.2 - Quem se dignou a fazer um comparativo para o cliente para saber se o lucro real não seria mais benéfico que o lucro presumido para 2012?

3.3 - Em nossa carteira de clientes, quantos possuem escrituração contábil? Quantos contabilizam a conta bancos?

3.4 - Ainda estamos naquela época em que só nos preocupávamos com o relatório do estoque em 31 de dezembro de cada ano?

3.5 - Qual foi a última vez que participamos de um congresso ou curso sobre as mudanças correntes?

3.6 - Temos tido tempo para estudar a legislação ultimamente?


4 - Após ponderação sobre os quesitos acima, o valor dos honorários a serem cobrados passariam a ser mera conseqüência, afinal, já se têm um produto estruturado para entrega e essa diferenciação (que deveria ser regra) poderá (ou deverá) ser o diferencial nas negociações.


5 - A figura do profissional contábil aos poucos está espelhando um novo foco, que seria a assessoria propriamente dita. Devemos nos preparar para isso também, participando mais ativamente na vida gerencial das empresas.

Não adianta achar que o governo, a Receita Federal e afins são os culpados por nossas agruras, afinal, se nos sentimos injustiçados ou mal remunerados, temos a opção de arregaçar as mangas e enfrentar os desafios, sempre iniciando pelo planejamento. Ou então migrar para uma outra profissão que nos aconchegue melhor física e mentalmente.

Observando o mercado, tenho por mim que os caminhos da contabilidade nos levarão a uma estrada que só abrigará profissionais que alcançarem um mínimo de excelência nos serviços prestados, pois do contrário, sucumbirão a tantas mudanças. Fatalmente.

O caminho é longo, árduo. Perderemos ainda muitas noites de sono, continuaremos a "madrugar" em nossos escritórios em época de imposto de renda ou quando formos montar recursos.

Não esperemos que os resultados pelas mudanças venha da noite para o dia, podendo demorar meses ou anos. O importante e mais difícil é termos a conscientização de que devemos mudar nossos conceitos em nossa forma de administrar, cientes da nossa grande responsabilidade que é ser contador(a)/contabilista, especialmente nessa época de intensas e constantes mudanças.

Poderia continuar enumerando vários outros quesitos que nos farão concluir que as mudanças que tanto almejamos devem começar por nós mesmos, priorizando o conhecimento das leis, ou seja, só estudando muito. Muito e sempre.


Entendendo que este tópico cumpriu o seu propósito, ainda que sem resultados conclusivos, peço licença aos colegas para trancá-lo.

Boa sorte a todos!!!

Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Página 3 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.