x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 2

acessos 1.162

Ética Contábil

LUDMILA BERTIPAGLIA

Ludmila Bertipaglia

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Administrativo
há 13 anos Sexta-Feira | 10 dezembro 2010 | 09:53

Bom Dia... Preciso de uma informação...

Um banco pediu ao contador informações e documentos de um determinado cliente para atualizações bancárias, porém o contador negou-se a entregar estes documentos pois o cliente esta com varios meses de honorarios atrasados. Está correta a atitude do contador?

LEDUARDO DA SILVA

Leduardo da Silva

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 10 dezembro 2010 | 10:54

bom dia,ludmila,na minha concepcao,conforme o codigo de etica do contabilista,que o crc nos informa,acredito que ele fez o correto,porem a de convir que a documentaçao pertence ao cliente,no meu caso tb nao passaria,e tentaria falar com cliente,a nossa situaçao,,se ele esta tentando se restabelecer entao que entrasse em contato com o contador, ou seja ele ve o lado dele e esquece do contador,,ai e chato,entao alguem procurar informaçoes de um a mal pagador,se ele esta com dificuldade entao que espossese as condiçoes ao contador,,bom espero ter ajudado..

DAILTON DE CASTRO SILVEIRA

Dailton de Castro Silveira

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 10 janeiro 2011 | 23:24

Olá Ludimila,

Na minha concepção, o contador deve apresentar ao cliente o Contrato de Prestação de Serviços Contábeis, mostrando que está prevista tal procedimento. Caso não esteja, deve rever e entrar em um entendimento e aproveitar e entregar toda documentação deste MAL cliente, que só dar DOR de cabeça futuramente.
E se o cliente estiver devendo ao contador, o mesmo deve provocar audiência no MP para resolver tal pendência financeira.

Dailton de Castro -
Estancia -SE

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.