x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 20

acessos 52.783

compra carteira de clientes de contabilidade

Joycemare Martins

Joycemare Martins

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 8 novembro 2011 | 20:46

Olá pessoal. Boa Noite

Recebi uma proposta para comprar a carteira de cliente de um esritorio de cintabilidade.

Gostaria de saber se está pratica é comum ? se alguém poderia me falar sobre a experiecia? enfim gostaria de saber qual o melhor procedimento para que tudo certo, quais os cuidados que deverei tomar, para que não ocorraa troca de contador por parte dos clientes.

Muito Obrigada !!

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Domingo | 20 novembro 2011 | 21:31

Joycemare Martins

Coléga trabalho na aréa contábil a + de 15 anos e uma coisa é fato jamais entregaria uma carteira com bons clientes assim do nada, oquê tenho vísto é escritórios entregar toda documentação de clientes mau pagadores quê não paga 1 imposto e sempre esqueçe dos honorários da contabilidade.

Faça uma avaliação com muito critério para não arrepender-se futuramente.

Boa Sorte

Marcelo

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 21 novembro 2011 | 09:44

Bom dia Joycemare !

Esta operação é praticada no Brasil e na maioria das vezes quando um escritório é incorporado ao outro ou então quando o mesmo decidiu por encerrar suas atividades.

Legalmente, esta compra seria contabilizada pela aquisição de ativos da outra empresa de contabilidade, mas confesso que ainda não vi uma operação destas efetuada desta forma.

Espero que os colegas possam ajudar a esclarecer esta dúvida.

Abraçoa

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 18:53

Gilberto C. Olgado

Olá gilberto, Realmente é normal a pratica de empresas mudar de contabilista seja qual for o motivo, mas a coléga estaria comprando uma carteira de clientes ou seja empresas em plena atividade, particularmente acho esta operação com um grande risco pois comprar uma carteira de clientes muitas vezes problematícos, achando quê é um bom negócio existe uma enorme possibilidade de estar comprando dores de cabeça.
Estamos no mercado sabemos exatamente como é dificíl lidar com concorrentes quê envia propostas para nossos clientes infringindo éticas, estê é meu ponto de vísta pois além de contabilista precisamos sêr empreendedor.

Grande Abraço

Marcelo

Ednei Padilha dos Santos

Ednei Padilha dos Santos

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 22 novembro 2011 | 19:53

Joycemare

Recomendo que tome bastante cuidado, veja por que este contador está propondo esse negócio, qual valor ele quer, como está a documentação desses clientes, se são pessoas sérias, de maneira geral, é uma operação bem estranha, e ainda, os clientes, como qualquer cliente, é livre pra escolher quem ele deseja que preste o serviço para ele.

AUDACE ASSESSORIA CONTABIL
Contabilidade - Consultoria Empresarial
Rio Negro - Paraná
https://www.audacecontabil.com
[email protected]
marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Sábado | 26 novembro 2011 | 11:02

Luciano Tenorio Moura Cavalcante

Na rua santa efigênia centro de são paulo sempre algum esperto no intuito de burlar o fisco e ter alto vantagem fazendo negócios da china paga quatrocentos reais por um lap top sem nota fiscal e quando abre a caixa tem um tijolo baiano no interior da caixa.

Particularmente acho este procedimento de alto risco e não compraria esta carteira.

Marcelo

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 26 novembro 2011 | 13:13

Joycemare e demais colegas,
boa tarde.

Recebi uma proposta para comprar a carteira de cliente de um esritorio de cintabilidade.

Gostaria de saber se está pratica é comum ? se alguém poderia me falar sobre a experiecia?


Diante das incontáveis obrigações a que nós profissionais contábeis estamos sujeitos a realizar tempestivamente para prestar contas ao fisco (e haja speds e suas impagáveis multas), nos deparamos com a realidade de ter poucos (mas bons) clientes, em detrimento à quantidade.

Também existem muitos profissionais que após anos a fio dedicados à contabilidade, resolvem diminuir sua carga de trabalho em favor da qualidade... há também aqueles que estão perto de se aposentarem.

Diante das constatações acima, aliada a procura de uma melhor qualidade de vida, vejo com normalidade a proposta recebida, inclusive quando comecei minha vida na contabilidade (isso há muitos anos), foi exatamente dessa forma: adquirindo parte da carteira de outro profissional. Lembro que paguei pela carteira em 12 vezes.

Não considero essa prática arriscada nem incomum, apenas atente-se para analisar questões importantes, antes de fechar o negócio, como por exemplo:

1 - Conta ponto se voce já conhece o profissional com quem deseja fechar negócio.

2 - Não pense que ele irá te passar o filé mignon da sua carteira. Possivelmente irá te indicar clientes pequenos, o que não é problema. Mas dentro desse universo, verifique sobre a tempestividade no recebimento dos honorários e consequentemente, se não se trata de um cliente-problema.

3 - Analise toda a documentação dos clientes envolvidos na negociação, puxando as CNDs de todas elas.

4 - A melhor das indicações, que considero um ponto primordial seria constatar se as empresas possuem ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL. Verifique ainda se todos os serviços são realizados por computador. Qual sistema utiliza. Se está tudo em dia.

5 - Observe desde quando as empresas estão ativas... quanto mais recentes, maior será o risco.

6 - Deverá conversar com os clientes para saber se têm interesse em te acompanhar e interessante também conhecer os locais dos estabelecimentos.

7 - Observe se as empresas estão obrigadas ao uso do ECF e NF-e e se tais obrigações estão sendo cumpridas.

8 - Leia o Contr. de Prest. de Serviços firmados pelo RT com o cliente.

9 - Procure negociar o valor da compra a prazo, prevendo redução no valor das parcelas, caso algum cliente venha a fechar seu comércio após x meses.

10 - Contará ao seu favor (principalmente se não tiver muita experiência) e na confiança dos eventuais clientes, caso no contrato que fechar com o outro profissional, este reforce que acompanhará os serviços por voce executados, digamos por 3 meses... mais importante que essa observação, seria voce "estagiar" no escritório do outro RT, cfe. sugerido no ítem 11 abaixo.

11 - Talvez o melhor passo dentre todos, seria voce acompanhar o andamento dos serviços por uns dois, três meses diretamente do escritório do profissional que quer te repassar os clientes e ainda sob a supervisão deste. Nesse meio tempo, seguramente voce demencionará se a sua aspiração é realidade plausível ou fiasco.

12 - Não tenha pressa em fechar o negócio antes de ser curiosa o suficiente para acompanhar os segmentos que devem ser observados, onde nesse momento voce deve ser 99% inspiração e somente 1% de transpiração.

13 - Por fim, voce poderá pegar essa carteira de clientes, executando os serviços no próprio escritório do outro RT (aproveitando aí, toda sua infra-estrutura) e pagando ao mesmo por isso, fazendo surgir aí uma nova figura, que seria a PARCERIA.

Bem Joycimare, poderia continuar aqui elencando cuidados e observações que poderia seguir, mas de todas as dicas, foque na 11, que numa síntese, parece agregar às demais. E analise com carinho também a 13.

No mais, boa sorte em seu belo projeto.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
paulo roberto dayube cruz filho

Paulo Roberto Dayube Cruz Filho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sábado | 26 novembro 2011 | 17:36

Boa tarde colegas,

Concordo plenamente com o Hugo.

Trabalho há seis anos em escritório de contabilidade e se o profissional tomar todos os cuidados possíveis não vejo risco algum em comprar uma carteira de clientes.

Estou iniciando o processo de legalização do meu escritório e entendo ser de grande dificuldade conseguir clientes novos por se tratar de um trabalho de confiança o serviço que oferecemos.

Pretendo entrar em contato com alguns contadores amigos que tem escritório contábil e tentar a compra de parte de sua carteira para conseguir desenvolver meu trabalho.

Grande abraço,

Paulo Roberto

paulo roberto dayube cruz filho

Paulo Roberto Dayube Cruz Filho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 09:01

Bom dia Marcelo,

Eu também não compraria no escuro uma carteira de clientes... até porque não vale a pena correr esse risco.

Mas se você tiver contato há bastante tempo com o outro contador não vejo o porque de não comprar.

Abs.

Paulo Roberto

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 09:56

Joycemare,

Eu até poderia fazer um negócio destes mas se for todos os clientes, comprar só alguns é furada, ele não vai de vender o que tem de bom.
Apesar de ser muito difícil cumprir todas estas metas, a opinião de Hugo pode ser levada em consideração antes de você decidir.Uma vez(10 anos atrás) eu perdi mais ou menos 30% de meus clientes para um funcionário meu, porque não tinha contrato de prestação de serviços. Te aconselho a estudar com calma o negócio, fazer contatos com o proprietário, funcionarios e com os próprios clientes, para você ter noção do que está acontecendo, motivo da venda e etc.

Foi só um pitaco.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Joycemare Martins

Joycemare Martins

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Segunda-Feira | 28 novembro 2011 | 12:14

Olá...

Acho que me expressei mal...
Deixa-me explicar melhor. O negocio que estou analisando, não será somente a compra da carteira de cliente, ficarei com toda a instalação do escritório, inclusive com os funcionários que já estão lá... ou seja, não sairei com as clientes em baixo do braço, esse procedimento sim acho arriscado, a pessoa também não está somente me oferecendo parte de sua carteira, irei comprar a carteira de todos os clientes.

A criação deste tópico foi apenas para conhecer experiencia de contadores que já fizeram este tipo de negocio, obter maiores informações e conselhos dos cuidados e procedimento que terei que tomar cuidado caso a negociação seja realmente feita.


Muito obrigada por todos que comentaram, agradeço ao Hugo pelas dica, e se for o caso irei analisar cada item que foi sugerido.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 08:09

Bom dia à todos !

Olá Marcelo, realmente eu sei que existem todas estas negociações, eu falei sobre a questão "contábil e legal", sobre o comprador e o vendedor registrarem legalmente esta operação de "compra de carteira de clientes".

O que eu ainda não vi é justamente isso, a legalização desta operação.

O Hugo foi muito feliz em sua resposta, eu também acredito que deve ser feita uma análise dos clientes através de certidões negativas, das escriturações dos últimos anos, da própria empresa operando, enfim, com isso se pode criar um banco de dados para alavancar a operação.

Voltando à questão do Joycemare, agora ela explicou melhor a operação que ela esta particularmente está analisando. Vejo que é mais seguro que a compra simplesmente de uma carteira de clientes, mas merece analise minuciosa também do escritório em si, bem como todo seu ativo.

Neste caso, se estão englobados todos os clientes, a analise se estende também ao Escritório de Contabilidade em si; seus bens imóveis, os funcionários, o ativo e passivo, a imagem e credibilidade perante aos clientes, e a possibilidade ou não de se investir ou não no mesmo.

Mas é aconselhavel o encerramento desta empresa e a abertura de uma outra em seu nome.
Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 12 anos Terça-Feira | 29 novembro 2011 | 19:20

Gilberto C. Olgado

Hoje mesmo participei de uma palestra mostra de videos explicações pois vamos colocar tudo em um banco de dados digitalizar 100% dos documentos de nossos clientes, acabar com o leva e traz de papéis, isso tudo é bom para o cliente e para todos do escritório aí pensei e os inadimplentes vamos fazer oquêentregar toda documentação de dezenas de empresas as conhecidas dores de cabeça., Vejo quê nóssa coléga está acompanhando detalhadamente o dia a dia dêste escritório quê éla vai comprar e assumir a responsabilidade como contabilista e isso envolve a empresa em geral conduta ética de seus funcionários e uma série de fatores quê o amigo sabê exatamente como proceder porém não vejo alto risco como pensamos no inicio de tópico.

Vale lembrar quê toda atenção é pouco e muito bem vindo algum coléga de confiança para estar auxiliando no dia a dia dêste escritório.

Marcelo

RICARDO MARTIN

Ricardo Martin

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 janeiro 2012 | 15:54

Boa Trade.

Realmente esse tipo de transação é um pouco arriscada , porém tomando todas as precauções mencionadas pelo Hugo e dos demais colegas pode se tornar um negócio viável, afinal de contas somos contadores comprando um escritório contábil e não um salão de cabelereiro...
Inclusive tenho interesse em adquirir uma carteira de clientes ou escritório montado,gostaria de saber onde encontrar anúncios desse tipo.
Sou de São Paulo , capital.

Um Abraço à todos!

Marcel Mussato

Marcel Mussato

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 fevereiro 2012 | 22:18

Prezados
Boa Noite,

Tive a oportunidade de conher um caso de aquisição de carteira em SC, com muito sucesso, nesta situação o antigo contador estava por se aposentar e resolveu vender a carteira de clientes. O outro caso é de minha própria família pois o escritório do meu tio foi adquirido após o encerramento do escritório onde trabalhava.
Porém confesso que em muito procuro uma carteira para adquirir, mas nunca vale o investimento por conta de diversos fatores.
O melhor resultado que venho encontrando é a parceria com escritórios de advocacia e escritórios de colegas em outras localidades com a troca de serviços e norteando a indicação com uma participação na remuneração por um período.
Forte abraço,
Marcel

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.