Joycemare e demais colegas,
boa tarde.
Recebi uma proposta para comprar a carteira de cliente de um esritorio de cintabilidade.
Gostaria de saber se está pratica é comum ? se alguém poderia me falar sobre a experiecia?
Diante das incontáveis obrigações a que nós profissionais contábeis estamos sujeitos a realizar tempestivamente para prestar contas ao fisco (e haja speds e suas impagáveis multas), nos deparamos com a realidade de ter poucos (mas bons) clientes, em detrimento à quantidade.
Também existem muitos profissionais que após anos a fio dedicados à
contabilidade, resolvem diminuir sua carga de trabalho em favor da qualidade... há também aqueles que estão perto de se aposentarem.
Diante das constatações acima, aliada a procura de uma melhor qualidade de vida, vejo com normalidade a proposta recebida, inclusive quando comecei minha vida na contabilidade (isso há muitos anos), foi exatamente dessa forma: adquirindo parte da carteira de outro profissional. Lembro que paguei pela carteira em 12 vezes.
Não considero essa prática arriscada nem incomum, apenas atente-se para analisar questões importantes, antes de fechar o negócio, como por exemplo:
1 - Conta ponto se voce já conhece o profissional com quem deseja fechar negócio.
2 - Não pense que ele irá te passar o filé mignon da sua carteira. Possivelmente irá te indicar clientes pequenos, o que não é problema. Mas dentro desse universo, verifique sobre a tempestividade no recebimento dos
honorários e consequentemente, se não se trata de um cliente-problema.
3 - Analise toda a documentação dos clientes envolvidos na negociação, puxando as CNDs de todas elas.
4 - A melhor das indicações, que considero um ponto primordial seria constatar se as empresas possuem ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL. Verifique ainda se todos os serviços são realizados por computador. Qual sistema utiliza. Se está tudo em dia.
5 - Observe desde quando as empresas estão ativas... quanto mais recentes, maior será o risco.
6 - Deverá conversar com os clientes para saber se têm interesse em te acompanhar e interessante também conhecer os locais dos estabelecimentos.
7 - Observe se as empresas estão obrigadas ao uso do ECF e NF-e e se tais obrigações estão sendo cumpridas.
8 - Leia o Contr. de Prest. de Serviços firmados pelo RT com o cliente.
9 - Procure negociar o valor da compra a prazo, prevendo redução no valor das parcelas, caso algum cliente venha a fechar seu comércio após x meses.
10 - Contará ao seu favor (principalmente se não tiver muita experiência) e na confiança dos eventuais clientes, caso no contrato que fechar com o outro profissional, este reforce que acompanhará os serviços por voce executados, digamos por 3 meses... mais importante que essa observação, seria voce "estagiar" no escritório do outro RT, cfe. sugerido no ítem 11 abaixo.
11 - Talvez o melhor passo dentre todos, seria voce acompanhar o andamento dos serviços por uns dois, três meses diretamente do escritório do profissional que quer te repassar os clientes e ainda sob a supervisão deste. Nesse meio tempo, seguramente voce demencionará se a sua aspiração é realidade plausível ou fiasco.
12 - Não tenha pressa em fechar o negócio antes de ser curiosa o suficiente para acompanhar os segmentos que devem ser observados, onde nesse momento voce deve ser 99% inspiração e somente 1% de transpiração.
13 - Por fim, voce poderá pegar essa carteira de clientes, executando os serviços no próprio escritório do outro RT (aproveitando aí, toda sua infra-estrutura) e pagando ao mesmo por isso, fazendo surgir aí uma nova figura, que seria a PARCERIA.
Bem Joycimare, poderia continuar aqui elencando cuidados e observações que poderia seguir, mas de todas as dicas, foque na 11, que numa síntese, parece agregar às demais. E analise com carinho também a 13.
No mais, boa sorte em seu belo projeto.
Att
Hugo.