x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 4

acessos 28.893

Como calcular uma carteira de clientes?

marcio carreiro

Marcio Carreiro

Prata DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 02:17

Bom dia,
Caros colegas.


Estou passando p/ meu sócio minha parte do escritório e nao sei como calcular o carteira de clientes. Existe alguma regra ou formula?

41 ativos
07 inativos
receita bruta em torno 11.000,00


Desde já obrigado,

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 18:22

Marcio Carreiro
boa tarde


Normalmente as negociações de carteira não tem uma regra especifica, algumas negociaçoes que participei, foi considerado a existencia de contrato de prestação de serviços, validade do contrato, regra de rescisão, valor etc.. até pq contabilmente não há como reconhecer a validade da carteira de clientes enquanto os mesmos não fizerem uma compra.

Em contabilidade ainda há um grande risco nesta negociação de carteiras até pq a atividade de contador esta muito ligada a pessoa e caberá ao seu socio conquistar a confiança deste clientes para que continue prestado serviço.

O ideal é que nesta negociação vc tb leve em consideração como será feito a transferencia de responsabilidade, a alteração de contrato com os clientes, bem como seu acompanhamento nas atividades que seu socio terá que fazer.


Heloisa Motoki

marcio carreiro

Marcio Carreiro

Prata DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 2 março 2012 | 23:28

Heloisa
boa noite,


Estamos tomando todas as providências com relação a isso e acreditamos que se o serviço for bem prestado dificilmente terá rescisão de contrato, minha duvida era mesmo com relação ao calculo desse carteira pois vi tantas formulas e maneiras que ainda nao cheguei em uma decisão. Ainda sim obrigado pela atenção e ajuda.


Marcio Carreiro.

Claudionei Santa Lucia

Claudionei Santa Lucia

DIVISÃO , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 3 março 2012 | 12:34

Boa Tarde,

Prezado Márcio,

Lendo o jornal na coluna classificados, em negócios, bem como na Net, como no siste OLX, Primeira Mão, entre outros é possível observar o oferecimento de carteiras, bem como o desejo de compra.

A título de curiosidade, buscando compreender como era o funcionamento deste tipo de negociação, me deparei com situações como 7 ou 8 vezes o valor dos honorarios atuais, para a entrega da carteira.

Entao o valor definido seria R$ 11.000,00 x 8 por exemplo, mas a forma de pagamento pode ser de diversas formas.

É Importante observar o que relatou a Heloisa, uma vez que é delicada esta passagem, pois a prestação de serviços na nossa área goza de certa pessoalidade, como o advogado, o médico, isto posto eu penso somente ser possível esta transição ao longo de um determinado tempo, onde o cliente quando perceber que será alterado o responsável pela sua contabilidade, já deva estar interagindo como o novo, isto posto a negociação entre comprador e vendedor é uma coisa, a transição/passagem novo contador/cliente é outra totalmente diferente, esta é aminha visao.

Espero ter ajudado de alguma.

Claudionei Santa Lucia

https://www.projetoscsl.blogspot.com
https://www.csl.cnt.br
https://www.claudioneiadvogados.com.br
https://www.linkedin.com/in/claudionei-santa-lucia-3846572a/

"Non ducor, duco"

" Das pedrinhas que venho encontrando ao longo da minha caminhada, não as vejo como problemas, bem como não tropeço nas mesmas e sim estou juntando-as e construindo o meu Castelo "
marcio carreiro

Marcio Carreiro

Prata DIVISÃO 1, Chefe Pessoal
há 12 anos Sábado | 3 março 2012 | 16:44

Claudionei,
Boa tarde.


Obrigado me ajudou muito pois assim como relatou pesquisando cheguei próximo a isso tambem. Pra ser sincero não tem muito tempo comprei uma Carteira de clientes de um colega que estava mudando de cidade mas como foi uma situação diferente pois havia poucos clientes e muito moveis e equipamentos a negociação foi mais em cima do imobilizado. Mais uma vez obrgado e um forte abraço.

Marcio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.