x

FÓRUM CONTÁBEIS

SOBRE O PORTAL CONTÁBEIS

respostas 2

acessos 1.315

Perguntas-postagem

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 23:41

Boa noite, Jaqueline Teixeira Salvan



Posso postar uma mesma pergunta, em áreas diferentes??

Apesar do Fórum ser dividido em salas de assuntos específicos é inegável que certas dúvidas abrangem simultaneamente assuntos de duas salas.

Há alguns dias respondi uma dúvida na sala de Departamento Pessoal sobre os regimes a aplicar numa folha de pagamento: se caixa ou competência; assuntos de folha de pagamento, fgts e inss de fato fazem parte da sala citada, porém, o irrf (tributo federal), embora pertença à sala de Legislação Federal, é um tributo que eventualmente é retido no fechamento da folha de salários. Nada obstante permaneceu o assunto centralizado em assunto pertinente a rotinas de DP.

Portanto, é altamente recomendável expor a dúvida de forma clara, detalhada e objetiva na sala adequada.

A título de exemplo cito uma pergunta (fictícia) que indevidamente seria postada na sala contabilidade:

"Como faço os lançamentos no livro de entradas e depois os lançamentos contábeis de compras a vista e a prazo de mercadorias para revenda e também de materiais de consumo?"

Sendo assim percebe-se que mesmo que os lançamentos contábeis sejam baseados nos registros de entradas e em documentos fiscais idôneos, o pedido de instruções para lançamentos fiscais de notas diversas seria melhor explorado na sala de Legislações Estaduais e Municipais.

Enfim, quem mescla o assunto de uma sala com o de outra geralmente é participante que estiver respondendo a pergunta (como exemplifiquei acima), enquanto que o consulente seria melhor assistido se perguntasse com clareza nos locais apropriados e preferencialmente sem misturar o tema de uma sala com o de outra.


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.