Boa noite, Jaqueline Teixeira Salvan
Posso postar uma mesma pergunta, em áreas diferentes??
Apesar do Fórum ser dividido em salas de assuntos específicos é inegável que certas dúvidas abrangem simultaneamente assuntos de duas salas.
Há alguns dias respondi uma dúvida na sala de Departamento Pessoal sobre os regimes a aplicar numa folha de pagamento: se caixa ou competência; assuntos de
folha de pagamento, fgts e
inss de fato fazem parte da sala citada, porém, o irrf (tributo federal), embora pertença à sala de Legislação Federal, é um tributo que eventualmente é retido no fechamento da folha de salários. Nada obstante permaneceu o assunto centralizado em assunto pertinente a rotinas de DP.
Portanto, é altamente recomendável expor a dúvida de forma clara, detalhada e objetiva na sala adequada.
A título de exemplo cito uma pergunta (fictícia) que indevidamente seria postada na sala contabilidade:
"
Como faço os lançamentos no livro de entradas e depois os lançamentos contábeis de compras a vista e a prazo de mercadorias para revenda e também de materiais de consumo?"
Sendo assim percebe-se que mesmo que os lançamentos contábeis sejam baseados nos registros de entradas e em documentos fiscais idôneos, o pedido de instruções para lançamentos fiscais de notas diversas seria melhor explorado na sala de Legislações Estaduais e Municipais.
Enfim, quem mescla o assunto de uma sala com o de outra geralmente é participante que estiver respondendo a pergunta (como exemplifiquei acima), enquanto que o consulente seria melhor assistido se perguntasse com clareza nos locais apropriados e preferencialmente sem misturar o tema de uma sala com o de outra.
Saudações